Já deveria ter postado isso a mais tempo, mas hoje senti vontade de discutir isso.
Minha faculdade EAD está ensinando algoritmo utilizando o programa Visualg, que, pra quem não conhece, usa Pascal “por baixo dos panos” mas a linguagem é em português. Isso não dificulta ainda mais a vida de alguém que está aprendendo programação? Não seria uma má prática de ensino?
Não falo por mim, pois já tenho contato com linguagens reais, falo de pessoas que está realmente começando na programação, tendo isso como primeira experiência.
Aproveitando o tópico, estou tendo também esse semestre a disciplina Interface Humano Computador, e gostaria de perguntar: Qual a importância dessa disciplina para o mercado nos dias de hoje? Ela realmente agrega alguma coisa na carreira de um bom profissional?
Creio que é importante até para pegar a “lógica” de como funciona uma linguagem de programação com comandos em português. Saber como funciona loops, condicionais, etc. Veja bem, o professor não vai exigir que vocês se especializem nesse visualg, é uma ferramenta para aprendizado de algoritmos e não de uma linguagem específica. Ao menos creio que o seu professor terá isso em mente !
*Quanto a matéria citada, creio que tudo agrega, todo o conhecimento relacionado a TI é útil. Dependendo de onde trabalhar, você irá ou não usar. Pode ser que não use hoje, mas amanhã pode mudar de empresa e usar.Como diz o velho ditado, é melhor sobrar do que faltar.
Realmente ele não vai pedir que se especialize em Visualg e o professor parece ser muito bom, apesar das poucas vezes que falei com ele. Esse é um dos problemas do EAD, pouco contato com o professor.
Só fiquei naquela dúvida em relação a faculdade ter um curso atualizado, seguindo as práticas atuais do mercado. Mesmo eu não sendo muito bom em algoritmo, acho minha faculdade fraca. Talvez não a faculdade, mas o curso… Não sei, não me sinto desafiado, pode ser coisa minha.
Assumo minha parte da responsabilidade nisso, se eu queria um curso difícil, deveria ter entrado numa faculdade com mais “nome”, peso e coisas do tipo.
Enfim, acho que é necessário esses algoritmos muito fáceis, em português mesmo, para fixar conceitos, mas confesso que prefiro ser reprovado tendo um ensino de qualidade e nível de dificuldade alto do que ter apenas um diploma.
Quanto o seu curso ser fraco ou não…aí não opino, não conheço.
Quanto aos algoritmos… creio que seja necessário, mesmo vc achando fácil e estando num nível mais avançado, alguns podem não achar, nem todos que estão cursando estão no mesmo nível de aprendizado.
Quanto a dificuldade do curso, não se preocupe, com certeza vc vai encontrar umas “pedreiras brabas” mais pra frente… he he he…isso te afirmo com certeza… he he he…
Tive essa matéria na facul… Na época a professora falava sobre o comportamento entre os homens e as maquinas, dizia que devia haver uma relação de harmonia… bla…bla…bla… no meu ponto de vista, serve somente pra da uma visão mais humanizada pra quem mexe com tecnologia…
Tipo pra mim não agregou quase nada…
Pois é bsatrianim, esse era meu medo. Pelo menos na minha faculdade fala ainda alguma coisa de prototipação de interface, tipos de ciclos de desenvolvimento, design participativo e essas coisas, andei dando uma pesquisada na internet e até achei que tem mercado para esse tipo de profissional, que foca na interface em si.
Vou esperar mais um pouco pra ver se tem algo bacana na matéria, o próximo trabalho é sobre as heurísticas de Nielsen.
Não vejo problema algum em ensinar algoritmos com VisualG. Acho meio antiquado, mas não vejo problema algum, visto que os conceitos de algoritmos servem para qualquer linguagem. Um ano atrás meu curso tinha um professor de algoritmos e estruturas de dados que ensinava usando Ada. Uma linguagem bem antiga e não muito usada, mas todo mundo que tinha aula com ele aprendia e gostava do professor.
Dei meus primeiros passos na programação com VisualG. Primeiro aprendi lógica no papel, e depois fui evoluindo com VisualG. É um programa excelente pra ensinar os conceitos mais básicos de lógica e programação.
E essa matéria IHC é totalmente inútil. Curso Ciência da Computação e não tenho essa matéria, mas um amigo de SI disse que é totalmente inútil a matéria, você não aprende nada que vá realmente agregar algo…
Obrigado pela resposta Ruttmann! Não sei porque mas não recebi a notificação de resposta, por isso só estou respondendo agora.
Era mais ou menos o que eu imaginava mesmo então, parece que o importante agora é conceituar algoritmos, recursividade etc.
Quanto a IHC, também achei uma matéria meio “boba”, mas talvez me ensine algumas técnicas para não cometer erros básicos em interfaces.
Infelizmente vi que Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um curso muito rápido, onde o conteúdo é passado meio “por cima”, mas vamos ver o que vai dar!
Estou ansioso pra fechar o 2º semestre e esperar as supresas do 3º!