Algoritmos estruturados

Salve galera…

Tenho uma duvida duvida em relação a orientação a objeto, quando aprendemos programação, sempre em colegios e faculdades a melhor forma de representar um algoritmos sempre foi o fluxograma e o português estruturado.
Com o orientação à objeto com certeza fica-se facil de modelar o projeto e com certeza ele se torna muito mais claro numa comunicação entre analistas, programadores e clientes.
Mais lembro-me quando fazia diversos fluxogramas para depurar meus codigos isso o tornava mais facil para enxergar o problema, e hoje preciso desenhar as classes e objetos que vou utilizar no projeto, pois sempre quando faço um exemplo de java acabo caindo na linguagem estruturada, desenhando o programa em linha reta com alguns desvios(funções e procedimentos).
Como poderia escrever numa linguagem independente de maquina um codigo para abstrair todo conceito de Linguagem orientado à objeto, ou esse negocio em ensinar a fazer o portugues estruturado e fluxograma é apenas para entender liguagens estruturadas.
E como seria na hora de se fazer uma documentação, pois um software de qualidade deve ter documentação. Ou não?

abraço à todos…

Tres letras: UML. :smiley:

Quanto a documentacao estar aliada a qualidade, o codigo de um software de qualidade eh a sua propria documentacao. Todo o resto eh soh manual de usuario final :wink:

Que tal UML?

Diagrama de atividade???

Diagrama de sequência / colaboração ?

Seria interessante vc procurar um pouco sobre esses temas para poder sanar suas dúvidas.

Dica: http://www.mundooo.com.br/ :wink:

[]'s

Eae cv tudo bem, eu sei que UML é uma metodologia muito boa para modelar suas classes e funções, mais minha pricinpal duvida é quando vc desenha um metodo e vc quiser desenhar um fluxograma por exemplo para abstrair aquele metodo, vou partir para um exemplo simples:
Quero fazer uma função fatorial…(muito manjada), mais eu não saberia como faze-la e depois de feita eu queria simular este algoritmo…nestes casos o portugol e fluxograma poderia entrar numa liguagem de orientação à objeto ou UML ou outro padrão de modelagem seria usado?

Eae leandro, eu não conhecia esse diagrama de atividade e sequencia/ colaboração vou dar uma olhado no link escrito acima.

valew.

abraço.

UML nao eh uma metodologia, eh uma linguagem! UML quer dizer Unified Modelling Language :wink:

Sobre o seu exemplo, voce pode usar um diagrama de sequencia bem detalhado pra mostrar o que esta acontecendo dentro do metodo… mas, se e’ pra simular, pq vc nao implementa logo duma vez? Simular algoritmo “de cabeca” e’ muito mais propenso a bugs do que uma implementacao, e vc implementa muito mais rapido do que faz a simulacao, isso eu garanto :smiley:

Dá uma olhada aqui…

http://www-106.ibm.com/developerworks/library/j-jmod0626/?n-j-6281

É um workbook do developers work da IBM.

essa é a parte 3, porém lá tem links para as partes 1,2 e 4 tb.

Vale a pena dispensar algum tempo para ler.

[]'s :wink:

Desculpa leandro, acredito quando eu estava postando e vc já tenha enviado o seu post.
Vou procurar sobre esse assunto.
No entanto cv vinha com esse erro que UML era uma metodologia, pois meus professores da faculdade assim o definiu…
E para engenharia de software utilizava o UML para criar regras de negocio juntamente com IDF’es.
Obrigado pelo toque… :slight_smile:

abraço