Alguém conhece alguma biblioteca Java que iria ouvir pelo microfone o Piano e iria reconhecer as notas?

Estou tentando criar uma app onde iria ter tipo um tutorial de uma musica de piano,e queria poder conseguir saber se a pessoa esta acertando as notas e dando uma pontuação, mas não estou encontrando uma biblioteca que me de suporte para isso

Você quer que o app emita o som de uma determinada nota/frequência e a pessoa adivinhar o que é, ou o app escutar determinada nota e mostrar qual é?

Dê uma olhada em algo como a JFugue, JMusic ou TarsosDSP, que devem possuir o que vocẽ precisa. Só confira como usá-las no Android.

Abraço.

Era na verdade uma biblioteca para o computador ouvir o piano do usuário e saber se a pessoa está tocando da forma certa a música

A TarsosDSP é capaz de ouvir um som e identificar a frequência (nota), então acho que é o caminho para o que você quer. Obviamente, não existe uma biblioteca que faça exatamente tudo o que você quer. Você vai ter que programar essa parte, computando por exemplo a duração do som.

Só com o som, imagino que será complicado quando várias notas (teclas) forem tocadas ao mesmo tempo. As soluçoẽs que já vi nesse sentido usam MIDI, conectando o teclado a um dispositivo (PC ou smartphone). Assim, a captura do áudio é mais precisa e é mais fácil computar o tempo (duração das notas).

Abraço.

3 curtidas

Entendi, obrigado

Legal esse TarsosDSP heim !!!

Sim, muito. Eu a encontrei quando procurava um jeito de fazer um aplicativo pra afinar violões. A biblioteca funcionou perfeitamente, ela abstrai bem a parte de captura e processamento do áudio, e tem vário exemplos. Recomendo.

Abraço.

2 curtidas