Alguem ja conseguiu fazer filtro de classe java para jasper?

Pessoal…ja tem 15 dias que to pesquisando e ate agora nao encontrei informações concretas sobre filtros para ireport / jasper…cada um faz dum jeito mais nenhum das resposta funciona…alguem ai ja fez realmente um filtro a partir de uma classe java chamando um .jasper?

Tipo…tenho valores em jtextfield no meu form. e clico no botao e chama o .jasper com os dados correspondentes.

a confusão é que:

1 - no ireport tem uma query que aponta pra uma parametro q tb é criano no ireport. Esse parametro tem que ter o mesmo nome do campo do banco de dados ou do jtextfield?

2 - na classe java tambem tem um query q deve apontar pra onde?

3 - na classe java tambem tem os parameters! esse tem que ser igual ao jtextfield onde ta o valor? igual ao campo do banco? igual ao parametro do ireport?

Estou bem confuso…por favor me ajudem:
To tentando assim: no ireport criei um parametro chamado NUMANALISE que tem o mesmo nome do campo do banco de dados: NUMANALISE. Na query criei um:

select * from tbl_amostragem

e na classe java para chamar o .jasper fiz como abaixo:

try {
Class.forName(“com.mysql.jdbc.Driver”);
Connection ConectaNoBanco1 = DriverManager.getConnection(“jdbc:mysql://localhost:3306/MS”,“root”,“123”);
Statement stmt1 = ConectaNoBanco1.createStatement();
ResultSet RS1 = stmt1.executeQuery(“Select * from tbl_amostragem”);
JRResultSetDataSource jrRS1 = new JRResultSetDataSource(RS1);
HashMap parameters = new HashMap();
RS1.next();
parameters.put(“rNumAnalise”,RS1.getInt(“NUMANALISE”));
JasperPrint print = JasperFillManager.fillReport(“D:/PROJETOS/JMS/MS/src/ms/rpt_Amost_Data.jasper”,parameters,jrRS1); //new HashMap(),new JREmptyDataSource());
JasperViewer jrviewer = new JasperViewer(print,false);
jrviewer.setVisible(true);
}catch(JRException jre)

o que ta errado?