a
Rapaz, você já fez algo?
não, pois não estou sabendo pra onde ir sem a Uml.
Beleza, o que você sabe sobre Java?
literalmente o básico, pois não consegui pegar java muito bem
e tenho pouco tempo pra estudar e fazer esse trabalho no momento
sei ler uml, o resto eu consigo me virar.
se poder me da uma ajuda agradeço bastante
Então, a intenção do fórum realmente é te ajudar. Mas se eu tivesse que te ajudar do jeito que você precisa, eu acabaria te dando o código todo e isso não te ajudaria em nada.
Pensa aos poucos, talvez isso vá te ajudando:
Você vai usar banco de dados? ArrayList? Lendo o texto assim faz parecer que o programa é dificil, mas não é.
Você vai precisar criar 4 Classes: Opearador, Gerente, Cliente e Planos.
Cada uma com os atributos (String, int) listados por você mesmo, e nessas classes você vai fazer os métodos: Cadastrar, Visualizar, Editar e Deletar.
sim, vai, o banco de dados pra mim é algo bem fácil pra fazer.
e como vc falou já ajudou bastante bhfdfsdiasojopas
só me diz uma coisa, quando devo usar public ou private? se poder da um exemplo, agradeço
Olha, isso são modificadores de acesso. A diferença está na visibilidade e “organização” do seu projeto mesmo. Basicamente você deve usar o public, quando quiser utilizar o seu método FORA da sua classe, por exemplo:
Classe Pessoa
public void inserirDados(){}
private void tocar_hino_do_barcelona(){} //Esse método toca a musica quando termina de inserir os dados.
Classe ExecutaPrograma
Pessoa pessoa = new Pessoa();
if (meu_botao.isPressed){
pessoa.inserirDados();
}
Por mais que você tente, não vai conseguir usar o tocar_hino_do_barcelona em outra classe, porquê ele está privado. Não faz sentido você deixa-lo como público, se não quer/não precisa ter acesso fora da classe.
Isso teria uma diferença mais impactante se você fizesse uma API de Pagamentos, e ele tocasse OBRIGATORIAMENTE uma música no final de cada transação bem sucedida. Pra o desenvolvedor não faria muito sentido ter aquele método disponível, já que ele não precisa usar (porquê vai tocar de um jeito ou de outro), e pra um desenvolvedor mais iniciante, pode até confundi-lo…
Deu pra entender mais ou menos?
entendi, obg
Se houver mais alguma dúvida pode ir perguntando. Aí abre outro tópico e faz a pergunta mais direcionada. Vc conseguiu entender como criar as classes e atributos?