Acredito que muitas pessoas passam por essa dificuldade, ainda mais em nosso pais onde a a exigências para colocação profissional é altissima.
A situação é o seguinte, onde começar, por onde começar a trabalhar em Programação Java.
Vejam meu exemplo.
Sempre trabalhei na área de Suporte (Help Desk), e algum tempo pra cá, comecei a estudar (por conta) Java, ja desenvolvi pequenas aplicações para alguns estabelecimentos, tipo locadora, mercearias, e até algumas aplicações Web.
Mas e ai para entrar no mercado de trabalho exige-se no minimo 1 ano de experiencias, … quais os projetos de grande porte que participou … e bibibi bobobo …
E ainda, no meu caso estou no 4º ano do curso de Adm. (curso de certa forma não relacinado a área)
Agora me falam!!! .Como entrar no mercado de trabalho, e como concorrer com muitos, sendo que estou em uma situação que muitos estao a um passo bem grande na minha frente ?
Será que vou precisar do famoso QI ?
Como vcs veêm esta situação ?
Gostaria de usar isso aqui como uma fonte rica de informações para mim, e para outras pessoas que, acredito eu, estão passando por uma situação semelhante.
Se eu fosse você eu tiraria uma certificação SCJP1.4 ou 1.5 para garantir os conhecimentos que você tem e procuraria alguma vaga PJ em qualquer empresa dessas aí, pois vaga é o que não falta. O que falta mudar é o seu perfil!!!
Pensei nisso sim pessoal, mas primeiro preciso terminar este curso q estou fazendo.
Ai pensei em fazer um curso de Tecnologo em Desenvolvimento de Sistema, assim pra num ficar totalmente fora da área e também procurar fazer algumas certificações.
Mas se não fosse essas barreiras, acredito que seria mais facil, mas eu queria saber se tem jeitos menos burocraticos …rsss
Seu curso está perfeito para trabalhar com TI e não ser um escravo subalterno que trabalha de Sol a Sol 24x7.
Procure aprender lógica de programação, orientação a objeto, metodologias de desenvovimento de sistemas (leia um monte), aprenda gerência de projetos, procure aprender sobre como analisar um sistema e prepare-se para chefiar um bando de programadores que se acham o máximo só porque tiraram uma certificação.
Mas como programar dá também muito prazer, recomendo que aprenda a programar e saberá se entender melhor com os programadores.
Pra vc realmente acho impresindível ter a certificação Java, ai vc consegue entrar memso sem experiência em algumas vagas para desenvolvedor junior, pois como vc não tem base conceitual nenhuma sobre a área de TI, afinal programar não é TI, é apenas lógica e conhecimento técnico da linguagem, vc precisa sim provar que pelo menos da linguagem vc tem um conhecimento muito bom.
É a mesma coisa, vc contrataria um programador pra administrar sua empresa? ele tem que provar que sabe algo do ramo de administração não é?
Com vc é o mesmo. Pense em uma pós com ênfase em projetos, acho que se encaixa bem para o seu perfil, se vc for ver os gerentes de projetos, a grande maioria não fez nada na área de TI tbm, apenas se especializou depois, claro que até vc chegar a ter oportunidade de cargos mais “altos” leva um tempo pra pegar experiência.
Por isso recomendo tirar antes a certificação de programador, ai vc já consegue traballhar na área, enquanto termina a facul de Adm, e depois uma pós em TI, da pra vc pegar um certa experiência e conhecimento, ai faz uma certificação mais “alta” como Arquiteto, e pronto, vc já pode ficar dando apenas ordens pros desenvolvedores e enxer o bolso de dinheiro hehehe
É claro que ninguem faz um curso de Adm para não ser um administrador, digamos assim, para vc ser chefe vc precisa saber oq e como seus subordinados fazem, vc precisa conhecimento, vc precisa Know How.
Estou estudando sim conceitos de projetos, de certa forma ja me preparando para fazer minha certificação pela Sun.
Mas é dessa barreira, essa dificuldade que pessoas com grande conhecimento, mas com pouca experiencia tem para entrar no mercado de trabalho, é claro não só se tratado do caso da programação.
Ja vimos que irei precisar de um grande QI, para ao menos conseguir uma entrevista, e terei q ter um grande papo para convence-lo ao menos para eu fazer um teste.
Mas o importante é não desistir, planejar, trilhar seus objetivos da melhor forma possivel e é claro, saber e compartilhar todo seu conhecimento.
Se você for do Rio de Janeiro ou São Paulo me manda o curriculo por MP.
A empresa aonde eu trabalho tem uma politica de trainner bem legal, aonde o cara sem experiência aprender e é cobrado como um profissional sem experiência.
O salário de trainner é pequeno mas tem 4 casas decimais.
[quote=juzepeleteiro]Se você for do Rio de Janeiro ou São Paulo me manda o curriculo por MP.
A empresa aonde eu trabalho tem uma politica de trainner bem legal, aonde o cara sem experiência aprender e é cobrado como um profissional sem experiência.
O salário de trainner é pequeno mas tem 4 casas decimais.
Abraços,
Jose Peleteiro[/quote]
Inclusive eu sou trainee e trabalho na empresa deste rapaz aí. Realmente a política de trainee é ótima e vale a pena tentar.
Normalmente para aquele que está cursando os últimos períodos da faculdade ou recém-formado. Para um Trainee JAVA, deve ter o básico de conhecimento sobre UML, OO e java básico. O Ideal é sempre estudar bastante o seu foco. Por exemplo, antes de me tornar Trainee eu era estagiário de uma área de arquitetura de sistemas. Lá eu tive tempo suficiente para estudar Servlets, JSP, Struts, App Servers, MVC, Design Patterns. Consegui muito conhecimento em J2EE e parti para o mercado em busca da minha evolução.
Procure estudar por conta própria. Na internet há muitos manuais, tutoriais, livros e matérias relacionadas a todas as áreas.
Se precisar de ajuda é só pedir. Realizarei na medida do possível.
Estou fazendo Adminstração, … pretendo fazer um curso voltado pra area de informatica no ano q vem, qdo eu terminar o de Adm.
Essa é uma das dificuldades, pra estagio, ou até mesmo traineer …
Agora me diz tirando como um exemplo a politica de RH da sua empresa, vc acha q ela estaria a dispor de uma vaga de traineer para um programador em Java para alguem que não esta fazendo um curso relacionado a area.
No meu caso, estou fazendo o ultimo ano de Administração e estou fazendo MBA em Gestão Estratégica de Empresa, trabalhei na área de Suporte (Help Desk), e algum tempo pra cá, comecei a estudar (por conta) Java, ja desenvolvi pequenas aplicações para alguns estabelecimentos, tipo locadora, mercearias, e até algumas aplicações Web.
Respondendo por mim, depois o José responde por ele.
Eu contrataria. Aliás, já contratei mais de uma vez pessoas de faculdades totalmente fora da área de informática. Me seduzem pessoas inteligentes. Quando na entrevista percebo que o cara é inteligente, é curioso em aprender coisas novas, me parece ético (qualidade fundamental) e aparenta bom relacionamento, com certeza ganha muitos pontos comigo.
Eu acabei optando em fazer Administração, para poder entender a organização como um todo.
Imagina que vc precise elaborar, desenvolver um ERP para uma instituição … e vc não sabe como funciona … ou quais são os processos de cada departamento. Fica dificil.
Então acabei optando por fazer Adminstração, e tb para não ficar refem da minha profissão, ter um vasto conhecimento técnico e teorico.
Só não imagina que iria encontrar barreiras para entrar em um mercado de trabalho, que de certa forma tem uma certa deficiencia em pessoal qualificado, mas mesmo assim faz certas exigencias que são incabíveis.
Então fica ai esse tópico para debatermos, e ajudar a esclarece a dúvida de muitas outras pessoas
Há mais de dois anos atrás, quando comecei a brincar com Java, o cv (aqui do fórum) abriu um tópico com isso, acho que o que tem lá ainda é bastante válido. Dá uma olhada:
Sinto muito te falar isso mais, sim vc vai precisar de um QI muito grande, enorme. Levando ao lado que seu curso esta TOTALMENTE fora do nosso rumo. Mais parabens pela iniciativa de começar a estudar por fora, o que vc vai precisar é ter somente uma chance e ser bom de papo, isso mesmo, bom de conversa. Levar quem esta te entrevistando na conversa passar nos testes que eles aplicam.
Uma segunda alternativa seria vc tirair a certificação SCJP, e mostrar interesse.