Alguem pode me ajudar

preciso de um exmplo de código ilustrado de como implementar um relacionamento “um para muito” e de outro de “um pra um”

É complicado pedir “exemplos de código” por aqui.

Em Java por exemplo, é possível colocar ambos os relacionamentos em códigos ao explicitar os atributos de uma classe.

Por exemplo (situação fictícia), após criar uma classe “Cartao” com os atributos “id”, “codigoSeguranca” e “dataValidade”, você pode criar uma classe chamada “Funcionario”, com os atributos “nome”, “cargo” e a classe “Cartao” como um terceiro atributo. Essa seria uma situação “um para um”, dizendo que cada funcionário tem um cartão.

Mas ao mesmo tempo, você pode querer criar uma classe “Cliente” e dizer que um cliente pode ter vários cartões. Nos atributos da classe Cliente, ao invés de uma instância da classe Cartao, você pode criar uma lista (ou array) de instâncias da classe Cartao. É um exemplo de “um para muitos”.

Perdão por eu não conseguir dar um exemplo tão consistente, mas acho que dá pra ter uma ideia. Só agora estou voltando a estudar Java.

Muito obrigado.
Já me esclareceu bastante, sou iniciante e curso computação e no guj também. :pray:

1 curtida