Alguém pode me explicar esse código para estabeler fps em um game loop (java)?

É o seguinte, depois de um tempinho estudando java, comecei a estudar a lógica dos games, tal como o game loop, porém nesse game loop (da imagem) tem esse código para estabelecer o fps para o jogo e eu não entendi muito bem como esse código funciona, eu até fiz um try{Thread.sleep(1000/fps);}catch(exception e){} e funciou igualmente a esse código, mas pelo que eu entendi esse código da imagem é mais eficiente e por isso gostaria de entender ele. Tem um outro também que se utiliza deltaTime que se alguém souber e puder explicar, eu agradeceria.

Essa Variável fps é igual a 60.

Meu inglês é bem basicão, essa descrição aí é porque eu estou aprendendo por um canal gringo
e tava usando legendas em pt, confesso que entendi mais nas legendas em inglês mesmo, mas mesmo assim não entendi muito bem esse código.

O link do vídeo: Game Loop and Key Input - How to Make a 2D Game in Java #2 - YouTube

Este artigo dá uma explicada em português: O loop de animação . Não é idêntico, mas o conceito é o mesmo em praticamente qualquer tutorial de game loop.

Tem este vídeo também : 🇧🇷 Introdução a Programação - 26 - Game Loop - YouTube , mas não assisti pra ver quão preciso é.

O código da imagem é mais eficiente porque ele “dorme” (usando Thread.sleep()) por um tempo variável, em vez de um tempo fíxo. Esse tempo variável depende de quanto tempo as operações update() e repaint() demoram. Ou seja, se demorar mais pra atualizar os objetos e desenhá-los, a Threade dorme por menos tempo, e vice-versa. É isso que ajuda a garantir um fps mais estável.

Se você simplesmente divide 1000 por 60, não vai ter um fps fixo, pois o tempo das operações update e repaint não é levado em conta. Isso pode não parecer óbvio em um jogo simples com poucos elementos na tela, mas imagine um com milhares de objetos, aplicando vários efeitos e afins. É aí que esse tipo de diferença se torna mais notável.

Abraço.

1 curtida