Alguem sabe algum tutorial de algoritmos de escalonamento?

Boa tarde;

Eu realmente estou precisando, de algoritmos de escalonamento em qualquer linguegem de programação. Se possivel me passar o link da pagina ou me enviar algum e-mail com o arquivo!!!

Desde ja agradeço!!! :smiley:

Olá,

Que tal um bom livro de sistemas operacionais?

Sim, tenho vários, mas tudo em C, gostaria de algum outro exemplo, para comparar melhor, todo o esquema!!!
Vendo que sua ideia ja aconteceu. Tem algum tutorial que vc conheça???

[quote=pcalcado]Olá,

Que tal um bom livro de sistemas operacionais?[/quote]

Recomendações?

[quote=AllMighty]Recomendações?[/quote]Sistemas Operacionais Modernos, de Andrew S. Tanenbaum.

Nah, esse eu não li. Mas o Design and implementation é ótimo.

Mas pera aí, não era qualquer linguagem de programação? :roll:

Bom, tem um livro dos Deitel de SO com java mas eu sinceramente não tenho idéia da qualidade dele.

Uma vez eu dei uma lida rápida nele em uma livraria e, pelo que vi, prefiro o Tanenbaum.

É um livro mais fácil de digerir, já que não tem aquele detalhiiiiiiiiiiiismo que as vezes cansa nos livros do Tanenbaum, mas acabou virando uma salada de estilos: é como se fosse a linha Head First + Deitel + Tanenbaum. A única vantagem (que pode ser desvantagem) é que os exemplos são em Java.

Se for pra usar como leitura de fim de semana, só a título de curiosidade pela área, eu leria o dos Deitel. Mas se for pra estudar a sério sistemas operacionais, Tanenbaum com certeza.

Vou dar mais uma olhada na livraria. Mas se alguem tiver algum tutorial ou alguma coisa do tipo me fale!!!

[quote=pcalcado]Nah, esse eu não li. Mas o Design and implementation é ótimo.[/quote]O S.O.s Modernos basicamente é o Design and Implementation mais algumas coisas (até porque metade do Design and Implementation é o código fonte do Minix… :slight_smile: ). Ele também fala de sistemas distribuídos, por exemplo (não me lembro se o Design and Implementation fala).

Sim…Sim! Mas na verdade, quando ele esta escalonando processos, ele engana o usuario, fazendo-o enxergar varios processos de uma vez só. Só que na verdade ele processa em um tempo tão rápido que enxergamos que o sistema operacional esta fazendo varios processos de uma vez. Mas na verdade estou precisando dos algoritmos de escalonamento, para ver melhor a implementação do codigo e visualizar melhor, pois tenho que apresentar um trabalho na faculdade, semana que vem!

Meu entendimento na verdade, que citei a cima, foi estudos dirigidos após formatar varias vezes e fuçar em quase todo o sistema operacional!!!

Mas se alguem souber mais detalhes me diga!

Leia os fontes do JNode, é um SO escrito em Java.

Blz… Mas baseado no windows, pois meu trabalho de sistema operacional é todo o conjunto do windows!!!

Mas estou pesquisando sobre o sistema que vc acabou de falar!!!

Mas se alguem tiver tutoriais e apostilas podem me falar ou enviar!

[quote=thokk]Blz… Mas baseado no windows, pois meu trabalho de sistema operacional é todo o conjunto do windows!!!

Mas estou pesquisando sobre o sistema que vc acabou de falar!!!

Mas se alguem tiver tutoriais e apostilas podem me falar ou enviar! [/quote]

Cara, você está falando de um assunto muito técnico, para isso não existem apostilas e tutorias, apenas livros e artigos. Então deixa de ser folgado e vá ler o Tanenbaum. Duvido que ele não tenha tudo que você precisa para fazer o dever de casa.

Olha ler eu ja li… Fiz ja um artigo sobre ele. Mas acho que o livro da exemplos muito básicos e para um trabalho que exija um aprofundamento enorme, preciso de pesquisas na net, com pessoas que possam discutir, livros. É tanto que os livros que algumas pessoas me falaram, ja tive uma leitura. Mas antes preciso tbm de pesquisas, tutoriais sobre, os algoritmos escritos em outra linguagem, além do C.

Por isso o pedido. Eu apenas gostaria de trocar informações sobre o assunto e ver se alguem pode me ajudar sobre o assunto!

Uma boa pesquisa, aprendizado na certa!

Valeu e se alguem que quiser me ajudar!!!

[quote=thokk]Olha ler eu ja li… Fiz ja um artigo sobre ele. Mas acho que o livro da exemplos muito básicos e para um trabalho que exija um aprofundamento enorme, preciso de pesquisas na net, com pessoas que possam discutir, livros. É tanto que os livros que algumas pessoas me falaram, ja tive uma leitura. Mas antes preciso tbm de pesquisas, tutoriais sobre, os algoritmos escritos em outra linguagem, além do C.

Por isso o pedido. Eu apenas gostaria de trocar informações sobre o assunto e ver se alguem pode me ajudar sobre o assunto!

Uma boa pesquisa, aprendizado na certa!

Valeu e se alguem que quiser me ajudar!!![/quote]

Se o teu artigo deve ser mais aprofundado nenhum tutorial vai falar disso. As melhores fontes que você vai ter são fontes de SOs reais (linux, freebsd e opensolaris, plan9) e SOs de pesquisa (L4 e Jnode, por exemplo). Se você tem que fazer sobre o windows, consulte algum livro sobre os internals dele. Eu tenho um sobre o WindowsCE que fala bastante do escalonador. Outro livro útil é o do Robert Love sobre o Linux.

Boa pesquisa.

Obrigado pela dica!!! Vai ser muito util!!!
Valeu!!!
Se vc souber tbm de algum site que posso, ter algumas informações me fale… Falow e Valeu!!!

Olá

http://www.vm.ibm.com/perf/tips/schedule.html

http://www.vm.ibm.com/devpages/bitner/presentations/vmsched.html

[]s
Luca

Muito Obrigado!!! Serviu sim!!! Mas a segunda pagina esta falando de varios assuntos!!!
Estou com um livro de Engenheria de software´s que fala sobre esta questão de escalonamento!!! Tem uma coisa que me deixou meio que intrigado, pq é a parte de maquinas paralelas… E gerenciador de recursos… Pois o que entendi que os recursos da maquina virtual joga tudo dentro do micro kernel… Correto??? Deixando vc com o cliente e o servidor!

Alguem poderia me explicar melhor???

O Windows internals, do Mark Russinovich e David Solomon tem um bom capítulo sobre o scheduler do Windows. Dá para comprar o livro avulso ou dentro do Reskit do Windows.

[quote=David]Ele também fala de sistemas distribuídos, por exemplo (não me lembro se o Design and Implementation fala).
[/quote]

Falar pra que se tem 2 livros só para isso? :wink:

http://www.amazon.com/Distributed-Operating-Systems-Andrew-Tanenbaum/dp/0132199084
http://www.amazon.com/Distributed-Systems-Principles-Andrew-Tanenbaum/dp/0130888931/ref=pd_lpo_k2_dp_k2a_3_img/104-4079479-4106309