Alguem sabe uma boa linguagem de programação para criar um filme de animaçao do zero?

queria saber se existe uma linguagem de programação para criar filmes complexos será que é possivel? eu sei que muitos filmes de animaçao como shrek a era do gelo avatar foram criados em programas muito pesados por exemplo Autodesk maya e cinema 4d mas eu queria criar meu proprio filme sem usar estes programas pesados que exigem muito do meu pc ou seja criando estes filmes por uma linguagem de programação minha pergunta é será que dá para criar estes filmes que eu citei sem precisar destes programas pesados? possivel razão meu pc nao aguenta estes programas que eu citei e por isso que eu quero criar estes filmes por codigos de linguagem de programação para ser mais rapido e menos trabalhoso para mim fazer um filme alguma ajuda? obrigado

Você quer criar um programa que faz as animações ou quer criar uma animação com o programa mais leve disponível?

Esses softwares são pesados porque trabalham com arquivos grandes e os algoritmos de desenho e iluminação que lidam com muitos dados e fazem cálculos complexos. Não são programas fáceis nem triviais de se fazer. Sim, dá pra fazer versões mais simples. Veja por exemplo o Anim8or.

Se procura programa menos pesado, mas ainda assim bastante completo, tente o Blender. Ele tem um jeito um tanto diferente, mas é muito bom. Obviamente, se for trabalhar com cenas e animações complexas, qualquer software ficará pesado. Se a sua ideia é fazer algo do nível da Pixar/DreamWorks Animation, vai precisar de um computador melhor, independente do programa.

Abraço.

eu quero criar um programa em linguagem java ou c++ que cria os filmes de animações como eu faço para criar um programa em java ou c++ para fazer filmes de animaçao? alguma ajuda? obrigado

Supondo que você entendeu que não são programas fáceis nem triviais de se fazer.

Você pode criar render 3D com poucas linhas até, capaz de desenhar formas simples e até carregar modelos 3D. Porém, grande parte das técnicas avançadas (simulação de fluídos, iluminiação, pele, cabelo) é o que tornam esses programas muito complexos.

Se quiser brincar um pouco, dê uma lida e codifique:

Se estiver se sentindo muitíssimo corajoso, pode baixar o código fonte do Blender e tentar entender e aproveitar alguma coisa.

Daí pra frente, é ler, codificar, ler mais, codificar mais. Provavelmente você terá mais ajuda em fóruns internacionais. É pouco provável que você obtenha um software com os mesmos recursos de um Maya que tenha desempenho melhor, mas é um aprendizado e tanto!

Abraço.