Alguem tem algum exemplo de teste no JUNIT no DAO

estou aprendendo JUNIT, e estou sentindo pouco de dificuldade. alguém tem alguma exemplo de teste no JUNIT testando um dao ou algo do tipo.

Dayson,

O teu DAO faz conexões diretas com o banco de dados, utilizando JDBC? Se sim, o que você está procurando pode ser feito de duas maneiras:

  1. Você vai utilizar um banco de dados em memória, que vai estar ligado durante o teste e será desligado no final. Uma espécie de “mock” do DB
  2. Você vai utilizar um banco de dados real, rodando na tua máquina.

A primeira opção é mais ou menos um teste de unidade, e a segunda é um teste de integração.

Eu não tenho nenhum exemplo para te mostrar como isso funciona, mas existem ferramentas especializadas em resolver esse problema pra você. Dá uma olhadinha no DBUnit!

É uma extensão do JUnit para te ajudar a fazer testes que envolvem bancos de dados. Funciona mais ou menos assim:

  1. Você define o estado inicial do banco, utilizando formatos conhecidos como JSON, XML, YML, etc (a ferramenta vai interpretar e gerar o SQL para fazer a inserção dos dados);
  2. Você toma ações dentro do teste, como salvar uma entidade, ou alterar algo, ou buscar algo;
  3. Você faz asserts do JUnit, em casos como busca, onde você sabe exatamente o que tem dentro do banco (por causa do passo 1) e portanto sabe o que deve vir nas pesquisas;
  4. Você instrui o DBUnit a fazer uma varredura do banco e verificar se ele se encontra em um estado que você espera (para o caso de inserts/updates), de uma forma extremamente parecida com o passo 1.

Com certeza devem existir outras ferramentas. Inclusive, você também pode fazer tudo isso manualmente, mas convenhamos: é um saco, e vai dar MUITO trabalho.

Dá para usar o DBUnit com JPA também, o que se torna uma atividade extremamente produtiva. Eu utilizo nos meus projetos e acho bem útil!