Algumas perguntas sobre @OneToMany

Boa tarde galera,
estava tendo algumas dúvidas sobre anotações e relacionamento com o hibernate…

Tenho uma seguinte situação:

@OneToMany(mappedBy = "pes_id", fetch= FetchType.LAZY) @Cascade(org.hibernate.annotations.CascadeType.SAVE_UPDATE) private List<Telefone> telefone;
Tudo bem, possuo uma lista de telefone no objecto que eu criar a partir dessa classe, e carregarei ela somente quando eu for usar (controle isso por LEFT JOIN…)
O problema agora é que, sempre que eu atualizar o objeto que possui essa lista de telefone, a lista toda de telefone também será atualizada.
O que eu gostaria é, sempre que eu buscar o objeto que possui a lista de telefone, trazer também todos telefones (tudo bem, utilizarei LEFT JOIN), só que eu quero atualizar essa lista de telefone somente a hora que eu quiser, como eu faria isso?
Se eu uso .saveOrUpdate ou .update ele atualiza essa lista de telefone. Como eu faria pra atualizar somente o objeto sem atualizar a lista de telefone?

Obrigado desde já!
Abraço!

Retirando o cascade.

Se eu tirar o cascade na hora que eu der um Pessoa.setTelefones(listaTelefones); e der um saveOrUpdate no Pessoa, ele vai atualizar a lista de telefones? Ou terei que atualizar um por um da listaTelefones? Não existe alguma anotação que ele verifica sozinho se foi alterado alguma coisa no Pessoa.getTelefones() e atualiza sozinho?
Obrigado pela resposta!

Se eu tirar o cascade na hora que eu der um Pessoa.setTelefones(listaTelefones); e der um saveOrUpdate no Pessoa, ele vai atualizar a lista de telefones? Ou terei que atualizar um por um da listaTelefones? Não existe alguma anotação que ele verifica sozinho se foi alterado alguma coisa no Pessoa.getTelefones() e atualiza sozinho?
Obrigado pela resposta![/quote]Esse post explica sobre o cascade: JPA: Mini Livro - Primeiros passos e conceitos detalhados