Alocação de memória das variáveis locais

Eu estava pensando aqui, que quando apenas declaramos uma var. local por exemplo do tipo int sem atribuir um valor, a JVM não reserva de fato um espaço na memória… Ela só irá reservar realmente se existir um valor inicial?
exemplo:

void method(){
    int i; // como a JVM irá alocar espaço na memória se não possui um valor inicial? 

}

Sei que o int reserva um espaço de 4 bytes na memória, porém eu entendo que memória livre seriam os bits todos representados como 0, ou seja, em decimal representaria 0… Então pq devemos inicializar as variáveis locais explicitamente?

Sei que minha dúvida é boba, mas eu estou começando e surgem diversas dúvidas.
obrigado

Existem 2 coisas: alocação e inicialização.

Alocação é quando o computador reserva um determinado espaço de memória, e torna-o acessível ao programador. Nas linguagens o endereço dessa área de memória é representado por um nome (que é a variável).
Inicialização é quando você atribui algum valor a essa área de memória pela primeira vez.

Você pode alocar os 4 bytes sem zerar o seu valor.
Nesse caso, o valor inicial seria o que quer que a memória contenha, o que normalmente representa um valor maluco qualquer.

Isso só não é permitido em Java, por dois motivos:
a) É sujeito a erros: se o compilador não te avisar, você só vai perceber que seu programa está usando uma variável inválida durante a execução… pior que isso, o erro pode só ocorrer esporadicamente, pois as vezes você poderia acabar alocando uma posição de memória zerada.
b) É inseguro: permite que o programador reserve grandes quantidades de memória e a analise, de modo a tentar descobrir senhas ou dados de outras aplicações.

Em outras linguagens, como o C, é possível usar uma variável sem inicializa-la.

[quote=ViniGodoy]Existem 2 coisas: alocação e inicialização.