[quote=nel]Veja, a Agenda possui outras definições, outros objetos, então eu diria para deixar a modelagem dela para o final.
Se tu quer ter contatos e telefones, pense nas classes Contato e Telefone (não usei plural, prestou atenção?).
Modelando ambas, o que elas devem ter em termos de atributos, não pense em ações no momento. O que um objeto Contato precisa ? O que um objeto Telefone precisa ?
Eu diria um atributo bem básico para cada um:
[code]public class Contato {
private String nome;
}
public class Telefone {
private String numero;
}[/code]
Depois de definido os atributos “básicos” de cada objeto, você pode pensar no básico do seu objeto Agenda, para dar continuidade a modelagem. Vamos lá, pensando de forma bem básica, uma Agenda pode conter N contatos e N telefones. Se estou falando que são N, sendo n >= 0, significa que terei uma lista. Então:
public class Agenda {
private List<Contato> contato;
private List<Telefone> telefones;
}
Opa, agora eu estou dizendo que com a minha Agenda em mãos, posso resgatar meus contatos e meus telefones. Mas espera, um telefone pertence a uma agenda ou a um contato ? Eu penso que pertence a um contato. Um contato tem apenas um telefone? Não, ele pode ter vários. Uma agenda, tem apenas um contato? É claro que não, podemos ter N contatos. Agora, precisamos apenas remodelar isso, então:
[code]public class Contato {
private String nome;
private List telefones;
}
public class Agenda {
private List contatos;
}[/code]
E tenta ir seguindo essa linha de raciocínio, sem afobação. Se tentar solucionar tudo de uma única vez e lançar em código, pode se atrapalhar. Vai analisando as tuas necessidades e aplicando elas, modelando. Acredito que o resultado final será satisfatório.[/quote]
Show de bola sua lógica cara…
É, vc tem total razão…
Vou tentar aplicar sob sua otica…
E depois mostro o resultado
Obrigado