Bom dia, estou estudando servlet pela apostila da Caelum, eu ouvi fala que é errado usar scriptlets jsp na view do sistema isso procede?
Dei uma pesquisada sobre o thymeleaf ele seria uma alternativa ao jsp?
Errado, não. Desaconselhável, sim. Porém, quando você trabalha com jsp e servlet, puros, acaba tendo que colocar uns <%%> no meio do código e isso é ruim.
Alternativas? Sim, desde 2000 rola JSTL + EL para substituir o scriptlet.
Existem frameworks como o Struts 2, vraptor, play!, o próprio jsf e Spring MVC.
Se quer ir além, estude RESTful WS, alguma biblioteca JS (jQuery) ou vá de angular 2 (typescript é fantástico) e spring boot ou jersey mesmo.
Opa, muito obrigado pelas dicas, vou estudar essas tecnologias e ver qual a mais adequada para a minha necessidade, obrigado.
Voltando um pouco, para entender o escopo geral. O que é JSP? É uma template engine. Arcaica e estranha, mas é.
Uma template engine é, de forma geral, um mecanismo para se gerar documentos com conteúdo dinâmico. Funciona mais ou menos assim:
- Você diz para a engine qual o template que você quer renderizar (nesse caso, a página jsp)
- Você passa parâmetros para a engine, para que ela disponibilize esses parâmetros para serem usados no template (nesse caso, através da session ou do objeto da resposta do servlet)
- A engine pega os parâmetros, disponibiliza para o escopo do template e o renderiza (nesse caso, gerando conteúdo html)
O problema é que JSP, como foi uma das primeiras engines, tem uma abordagem condenada hoje em dia. Não é muito manutenível você encher o template de código. A ideia é que o template possua apenas a lógica de apresentação, e nada de lógica de negócio (o que é possível fazer com o código java ali dentro). Além disso, tem questões como reaproveitamento das templates para gerar páginas diferentes, criação de componentes, etc.