sou novato em Java preciso desenvolver uma aplicação para Web. Será meu pontapé inicial nos estudos.
Gostaria de saber quais componentes vocês usam apra programar eu pensei em algo assim depois das minhas pesquisas:
Windows ou Debian Gnu/Linux + Eclipse (atual) + Seam Framework + Hibernate e Richfaces.
Não sei o que instalar para publicar as aplicações em ambiente de desenvolvimento. JBOSS + Apache seria interessante?
No ambiente de produção iria colocar apenas o JBOSS + Apache.
Esta tudo certinho para iniciar ? O SEAM Framework tem um run time para maquina de desenvolvimento é necessario se na mesma já tiver JBOSS com Apache ?
Ia estudar .NET mas acabei decidindo entrar na sopa de letrinhas do mundo Java.
Olá, ygorth, muito bom que você se interessou por Java, mas se está começando eu aconselho a ir com calma… Pegar uma base sólida em JSE e depois disso partir para ambiente web.
As suas perguntas ficaram um pouco confusas, mas vamos lá.
Pra vc ter um sistema web em java rodando vc precisa de um servidor de aplicação ou um servlet container… O Jboss é um servidor de aplicação que já tem o apache(servidor http) imbutido.
“Ué, mas servidor de aplicação e servidor http não é a mesma coisa?” Não.
O Servidor Http se encarrega de responder as requisições feitas e mandar para o servidor de aplicação resolver oque deve ser feito.
Só pra vc ter idéia já aconteceu um caso em que o servidor de aplicação(Jboss) caiu e o servidor Http(Apache) ficou respondendo as páginas que estavam em cache.
Mas assim no começo estuda javabean, jsp, jsf ai tu estuda o seam.
minha situação é um pouco delicada pois estão num cargo de gerencia e preciso aprensentar um ambiente para iniciar os estudos e
o processo de construção das aplicações, senão iremos continuar com o .NET por incorporar tudo em uma unica “BOX”. Porém, o
desempenho das aplicações .NET não tem me agradado além do pé no saco do IIS.
Depois de aproximadamente 15 dias de estudos parece que o mundo Java está em guerra entre os
diversos frameworks e IDEs e seus plugins.
Algumas duvidas, a versão JBOSS para empresas é pago ?
O NetBeans usa JPA mesmo assim é necessario plugins para desenvolver no Hibernate ?
Bom vc está fazendo algumas confusões eu acho…
Mas vamos lá eu programo java a pouco tempo(uns 2 anos eu acho) e o “mundo java” nunca esteve em guerra eu acho…
O que acontece é a evolução dos frameworks( como aconteceu com struts e o jsf), mas cada projeto pede um framework…
O que eu sei sobre o Jboss é que você pode sim colocar um sistema em produção na versão gratuita(eu trabalho em grandes sistemas nesta situação), entretanto você não vai ter suporte da Red Hat. Então você compra a licensa caso queria suporte. E isso traz vantagens.
Bom e quanto ao JPA e Hibernate eu não entendi muito bem oq você quis dizer uma vez que JPA e Hibernate não tem absolutamente não haver com a IDE que vc está utilzando(seja ela NetBeans ou Eclipse).
Java não é como no Dot Net que vocẽ tem uma pancada de liguagem que estão ligadas à um framework é exatamente o contrário, vc tem uma PLATAFORMA com uma pancada de Frameworks ligado á ela.
JPA é uma “evolução” do Hibernate. “evolução” por que muitas coisas que são feitas com Hibernate não podem ser feitas com JPA sozinho.