consegui uma grana suada pra trocar de computador. sou daqueles q sempre teve intel pq eh o q todo mundo usa (a ultima vez q comprei um pc tbm… vixe… nem sabia o q era java ainda hehehe)
bom, curto e grosso: hj em dia vale mais a pena um AMD ou um Pentium 4?? vejo mta gente falar bem de AMD, mas queria a opiniao da galera daqui (em quem eu confio bastante ).
alem disso, vale a pena partir pra um 64 bits?? ah, vou rodar linux nele, q ja tem versao AMD64…
Sérgio, com certeza vale mais à pena AMD. Não estou dizendo isso como funboy ou outros xiitas AMD’s por ae. Tenho um P4, e fico um pouco triste deles não terem lançado o A64 antes de eu comprar o meu pc. Olhe em um site de confiança(passe longe do Tom’s Hardware e do Gabriel Torres*) e veja as comparações. Ainda mais que vai rodar linux
Bom,sou detentor de um outrora “poderoso” Dell Dimension 4100(P3-1GHz,256ram,32 de vídeo)e não tenho dúvidas qual seria minha escolha hoje:um AMD64.
Mas vc deve tomar cuidado com a opção de processador que vc escolherá,pois as placas socket754 serão descontinuadas.Escolha um processador 939,para que vc possua “alguma” longevidade com sua MOBO.O mercado está em época de transição e o ideal não seria comprar agora(se eu tivesse dimdim na mão,investiria e sacaria em nov para comprar uma máquina nova),por isso,reavalie a sua necessidade.
Comprar um A64 requer um bom investimento(Placa mãe+processador+memória+vídeo…)e um componente escolhido errado,poderá levar a uma subutilização do sistema.(Exemplo:De que adianta um FX53 e uma placa Radeon9200 para rodar Doom3?)
Sérgio,Avalie as suas necessidades,o quanto vc quer gastar,e o quanto vc espera de melhoria(aka Upgrade),no seu sistema.
valeu diego! estou bem tendencioso a pegar um AMD, mas vc acha q vale a pena pegar um A64?? ouvi dizer q as tecnologias 64 bits tao mta cruas ainda…
e ha grande ganho de desempenho em relacao a um top AMD 32 bits? e por ultimo: um A64 rodando linux eh totalmente compativel com qq programa (pra linux logico)? digo: os q vierem, por exemplo, num *.rpm pra i386 rodam num A64?
A tecnologia da AMD não está muito crua,os sistemas sim…
Mas mesmo os processadores AMD64 estão em transição…
Mudança de Socket(citei acima),mudança de fabricação(de 130nm para 90nm),novas memos…
[quote]e ha grande ganho de desempenho em relacao a um top AMD 32 bits? [/quote]
Em aplicações 32bits há alguma,mas 64(não preciso nem falar…)
Mais uma vez te falo:Há sempre um risco enorme de comprar um processador 32bits barato agora e amanhã lançarem aquela super-hiper-aplicação 64 e vc ficar chupando dedo.Avalie os riscos q vc quer correr.
Parece q o Linux Gentoo jah tem ateh recompilação para A64(confira no site deles se isso eh verdade)
[quote=“Ironlynx”]se eu tivesse dimdim na mão,investiria e sacaria em nov para comprar uma máquina nova),por isso,reavalie a sua necessidade.
[/quote]
vc acha q no fim do ano as coisas estarao mais acertadas? (transicoes feitas, 64 bits mais consolidado,…) eu tenho um pentium 3 e, embora ele esteja lerdo pra algumas coisas, da pra ficar com ele ate o fim do ano. entao, acha q vale mais a pena?
eu ia de 32 bits agora, mas pelas opinoes q andei colhendo por ai, 64 bits ja seria a melhor escolha.
o q vc quer dizer com aplicacoes 32 bits? as q foram compiladas pra 32 bits ou as q, mesmo compiladas pra 64 bits, foram desenvolvidas tendo em foco 32? alias, qq aplicacao 32 bits pode ser recompilada pra 64 bits (se tiver acesso ao fonte ou atraves da ferramenta do gentoo q vc citou)?
Bom,tenho tb um p3(já citei acima),e mesmo se tivesse dinheiro(no momento não tenho),aguardaria até o final do ano para um AMD64.
Estou falando as NATIVAS de 32bits.(Windows,jogos e programas em geral…)Lembre-se que as instruções do X-AMD64 suportam as aplicações(muito bem por sinal)de 32 bits.Ao contrário não dá.Recompilação ajuda,mas não chega perto de um soft “Nativo” isto é,escrito só para(e com finalidade) 64.
Citei o Gentoo pq ouvi muitos dizerem q seria um bom Linux para esse AMD64,mas Não uso e não usarei Linux até comprar uma máquina nova…portanto não posso me extender nessa parte sobre o que desconheço.(Pergunte a alguém “fera” no assunto).