pessoal é o seguinte to meio confuso qto a conceitos tirados de um livro, pq no primeiro ele trata ANALISE como fase da ENGENHARIA ou seja, distingue entre ANALISE, ESPECIFICACAO E VALIDACAO, porem no 2° ele ja se refere a ANALISE como sendo (ANALISE + ESPECIFICACAO + VALIDACAO). me esclarecam essa duvida please !
1- o processo de engenharia de requisitos inclui um estudo de viabilidade, o levantamento e analise de requisitos, a especificacao de requisitos, validacao de requisitos e o gerenciamento de requisitos.
2- A analise de requisitos é um processo iterativo, q envolve a compreensao do dominio, assim como a coleta, a classificacao, a estruturacao, a priorizacao e a validacao
O q eu entendi do 2º paragrafo, é q ele não trata ANALISE (de requisitos) como se fosse ANALISE + ESPECIFICACAO + VALIDACAO.
Ele fala das 3 partes em separado, vou reescrever o 2º paragrafo
2- A ANALISE (analise de requisitos), ESPECIFICACAO (classificacao, a estruturacao, a priorizacao) e VALIDACAO (validacao) são processos iterativos, q envolvem a compreensao do dominio.
É meio complicado explicar no forum, mas parece q vc está confundindo a Fase de ANALISE do ciclo (Analise, Desenvolvimento e Teste) com a ANALISE DE REQUISITOS que é uma ‘tarefa’ proposta pela Engenharia de Requisitos.
Como o m0ska disse, o a especificação (Engenharia de Requisitos) está dentro da Engenharia de Software.
[quote=hover]O q eu entendi do 2º paragrafo, é q ele não trata ANALISE (de requisitos) como se fosse ANALISE + ESPECIFICACAO + VALIDACAO.
Ele fala das 3 partes em separado, vou reescrever o 2º paragrafo
2- A ANALISE (analise de requisitos), ESPECIFICACAO (classificacao, a estruturacao, a priorizacao) e VALIDACAO (validacao) são processos iterativos, q envolvem a compreensao do dominio.
É meio complicado explicar no forum, mas parece q vc está confundindo a Fase de ANALISE do ciclo (Analise, Desenvolvimento e Teste) com a ANALISE DE REQUISITOS que é uma ‘tarefa’ proposta pela Engenharia de Requisitos.
Como o m0ska disse, o a especificação (Engenharia de Requisitos) está dentro da Engenharia de Software.
Espero q tenha clareado as coisas.
[/quote]
é as vezes tenho essa impressao… vlw mesmo , clareou bastante sim !!
Alguém poderia me explicar um pouco sobre requisitos de usabilidade?
Como eles podem ser documentados em um grande projeto? Me falaram que eles não entram em casos de uso.
A interface do prontuário eletronico permitirá consultar dados de dois pacientes simultaneamente (interface MDI)
O sistema deverá oferecer um help contextual a nível de campo
A interface da atendende deverá permitir a entrada dos dados através do teclado somente. O mouse é opcional.
A navegação do sistema será através de tela touchscreen
O sistema deverá suportar monitores de 256 tons de cinza
A aplicação rodará em monitores wide-screen.
Geralmente estes constam na Especificação Suplementar do RUP. Casos de uso são muito ruins para usabilidade e não favorecem muito o UID. Essa discussão foi muito explorada em meados de 1999. Se sua aplicação é extremamente rica em usabilidade é capaz que casos de uso não sejam uma boa opção para capturar requisitos…