Diante do assunto em questão, eu particularmente não conheço alguma empresa que faça uso de 100% do modelo orientado a objetos, a cultura do modelo relacional está meio que “sedimentada” na mente dos analistas de sistemas como uma forma de traduzir o mundo real para o mundo da informática, e isto se deve, como mencionou nosso amigo Robert, a esta prática está associada à uma fundamentação matemática, a qual é fácil de ser assimilada e isto não acontece com a modelagem orientada a objetos.
No entanto, se forem desenvolvidos estudos mais contudentes sobre a modelagem O.O. e com isso disseminando-a, principalmente entre a área acadêmica e comercial; paulatinamente este paradigma será adotado pelas organizações, daí sim, dará início a uma cultura do paradigma da Modelagem O.O.
Não sei se viria ao caso, mas esta situação poderia se associar ao que aconteceu com o DW (DataWareHouse). Quando o assunto começou a ser abordado pelas pessoas da área de informática junto as pessoas da área de marketing, administração, estratégia de negócios, etc… Enfim, algumas empresas tentaram implementá-lo em suas organizações, no entanto, a nova técnica por ainda não ter sido estudada, analisada e testada o bastante, o resultado não foi o esperado, e o que aconteceu??? Algumas destas empresas deixaram de usar o DW e ainda falaram mal…muito mal… mas a tecnologia sumiu??? Não, fizeram uma camuflagem na mesma e criaram o BI (Bussiness Inteligence) a qual possui a mesma filosofia, a diferença está que agora estão com os objetivos mais sedimentados, METODOLOGIAS mais elaboradas e as pessoas responsáveis por tentar “vender” a idéia estão mais preparadas e o BI está ganhando espaços nas empresas, o mesmo poderá acontecer com a modelagem O.O., claro sem alterar a sua essência, apenas investindo em mais estudos.
Agora voltando ao foco da nossa discursão… eu não arriscaria, ainda, investir totalmente no modelo O.O. e deixar de lado o MER, pois ainda falta uma metodologia de estudo, implementação e implantação (isto lembra alguma coisa, né??? O modelo em cascata do MER… :lol: ) mais solidificada para abandonar o que já estamos acostumados a trabalhar, mas lembrando que precisamos sempre está abertos às mudanças, sem no entanto nos apegar a “modismos”, nem esquecendo também de questionar se o que é novo, é bom para minha empresa???
Bom, acho que é isso…
Abraços,
Clênia