[quote=Marcio_Nogueira]O principal problema, é que as empresas pensam com o bolso. Desta forma, desenvolver um sistema ou aplicação com recursos limitados torna tudo mais dificil.
Normalmente, os gerentes só querem saber de cobrar tudo o tempo todo, ignoram por exemplo o curto período de tempo para desenvolver, testar e homologar o sistema / aplicação.[/quote]
Complementando o que o Márcio disse acho que o problema dos projetos muitas vezes fracassarem é falta de entendimento entre as partes:
cliente:
- eu quero um sistema que resolva todos os meus problemas, só não sei direito quais são eles, e nem é minha responsabilidade saber
( as metodologias ágeis que dizem que o cliente deve ser um agente do processo aqui ajudam…)
dono/gerente/empresa: - eu preciso vender, se não conseguir posso fechar as portas, então vou prometer qualquer coisa mesmo sem saber se eu tenho condições técnicas (pessoas preparadas, experientes, maquinas, ferramentas, etc) para fazer…nao importa se um cronograma realistico me diz que posso fazer em 6 meses o projeto, eu contrato alguns estagiários e prometo fazer em 3 meses
desenvolvedor/programador/analista: - eu quero que o gerente se exploda, ele nunca me atende, esse cliente é um chato, não quero nem atender ele, e outra, eu vou usar as metodologias X,Y,Z e testar todos os frameworks de mercado antes, assim eu garanto que vai ficar um sisteminha legal, nao importa o que o chefe pense ou entao se o cronograma vai pro espaço…
forçando um pouco (e vendo apenas os estereótipos negativos das partes) acho que as coisas estão mais ou menos assim… :roll: