Analista de negócio (business expert em outras literaturas) não é TI, não é analista de sistemas, são coisas diferentes.
Isso sempre foi muito claro para mim pq desde estag sempre trabalhei em sistemas bancários então tenho contato direto com esse povo. Mas eu fiquei um pouco assustado com a dúvida inicial do autor de tópico pq demonstrou que não é todo mundo que tem essa visão, como eu disse sempre estive nesse meio, mas não sei o que andam ensinando nas faculdades por aí. Já não basta os péssimos profissionais existentes no mercado, dá até medo pensar no cenário daqui uns anos se andam “criando” esse profissional de analise de sistemas/negócio por aí.
As colocações e exemplos do Luca estão perfeitas, concordo plenamente com a visão dele. O analista de sistemas pode até migrar para negócio se este for o perfil dele e estiver em uma posição favorável para que isso se concretize, exemplo, trabalhando em banco, tendo a oportunidade de desenvolver um projeto e tendo contato diário com algum analista de negócios, as vezes até alocado fisicamente na equipe do cara, entendendo todas as pontas, como funciona o sistema atual, como deverá funcionar o novo, regulamentações do BACEN por exemplo, não é coisa tão simples, o anal. de negócios precisa manjar de legislação também, muitos sistemas precisam atender certas conformidades.
Então, mesmo o anal. de sistemas podendo se tornar um anal. de negócios, a principio na minha opinião, essa carreira parte de outras graduações, na minha visão. Ou até mesmo o cara pode não ter nenhuma graduação, obviamente nos meus exemplos eu estava me referindo a sistemas bancários, aplicações deste nível de mercado mais exigente etc, mas como disseram, se o cara estiver desenvolvendo um sistema para a lojinha de roupas das 2 irmãs que moram na sua rua, um expert daquele negócio pode ser uma das 2 irmãs, que faz a contabilidade, as cobranças, que conhece o perfil daqueles clientes, as requisições que eles irão fazer (tipos de parcelamento ou algum outro esqueminha tipo um cheque para daqui 15 dias), então essa pessoa vai saber exatamente que tipo de campo você vai precisar abrir nesse sistema para conter as peculiaridades daquele mercado.
Outro exemplo, conheci um cara que desenvolvia sistemas em PHP, que conhecia tudo do mercado funerário, a família dele possuía uma funerária a algumas gerações, e nesse meio existem muitos processos que ninguém tem nem idéia, ele conhecendo todo o fluxo de ponta a ponta desenvolveu um sistema para atender inicialmente a própria funerária dele, mas depois comercializou pq ainda tinha muita gente por aí trabalhando no papel.
Resumindo, hoje atuo como analista de sistemas, se ao procurar uma vaga me deparo com isso de analista de sistemas e negócio, de início eu vou pensar que é roubada, claro que as vezes pode ser um erro de pessoal de RH, ou o cara não soube expressar muito bem o que ele queria, mas se na entrevista ficar mais claro, esclarecedor etc…dependendo do que for dá para encarar, mas essa idéia de fazer as 2 funções a princípio pra mim não existe.