[quote=Luca]Olá
O que é VDD? Isto vai na carteira? É padrão ISO?
[]s
Luca[/quote]
faz parte do novo padrão CMMI nível 48 da faixa C
:twisted:
[quote=Luca]Olá
O que é VDD? Isto vai na carteira? É padrão ISO?
[]s
Luca[/quote]
faz parte do novo padrão CMMI nível 48 da faixa C
:twisted:
Basicamente!
Engenherio de Software - Processos.
Analista de Sistema - Negócio.
Programador - Código.
Sou formado em análise de sistemas e estou fazendo especialização em engenharia de software.
Peço desculpas pois precisarei ser longo e mesmo assim não falarei todo o que é preciso(Por favor leiam com atenção).
Engenharia -
De fato o prefixo engenharia no nome é meio controverso, mas a idéia é que com um “processo bem definido” poderemos garantir a qualidade do software (pelo menos esta é a idéia da coisa!).
Diferença -
Estes cargos não surgiram aqui no brasil (não refletem a realidade da maioria de nossas empresas - onde as vezes até o gerente de projetos programa).
No cenário das grandes empresa cada um se especializa em sua função:
Engenheiro de Software: Deve conhecer todo o procedimento de desenvolvimento de software (Criar bons padrões para a organização - de acordo com a realidade da empresa ele informa se um diagrama de estado agregará valor a organização).
-Geralmente é um cara certificado em RUP e conhece CMMI e MPS.Br.
Analista de Sistema: Deve conhecer o negócio(especifico) e ter bons conhecimentos de modelagem. Geralmente a ponte entre o cliente e o programador.
-Geralmente é um cara certificado em UML, deve ser bom em entender o cliente(Levantamento de Requisitos - na minha opinião o que é mais dificil em um projeto de software).
Programador: Quase a reta final - Aquele que sabe codificar(Lê o que foi modelado e transcreve no sistema.)
-Geralmente certificado na linguagem que lhe apraz.
Espero ter ajudado!
Olá
[quote=Jonatas Emidio de Souza]Sou formado em análise de sistemas e estou fazendo especialização em engenharia de software.
Peço desculpas pois precisarei ser longo e mesmo assim não falarei todo o que é preciso(Por favor leiam com atenção).
Engenharia -
De fato o prefixo engenharia no nome é meio controverso, mas a idéia é que com um “processo bem definido” poderemos garantir a qualidade do software (pelo menos esta é a idéia da coisa!).
Diferença -
Estes cargos não surgiram aqui no brasil (não refletem a realidade da maioria de nossas empresas - onde as vezes até o gerente de projetos programa).
Engenheiro de Software: Deve conhecer todo o procedimento de desenvolvimento de software (Criar bons padrões para a organização - de acordo com a realidade da empresa ele informa se um diagrama de estado agregará valor a organização).
Analista de Sistema: Deve conhecer o negócio(especifico) e ter bons conhecimentos de modelagem. Geralmente a ponte entre o cliente e o programador.
-Geralmente é um cara certificado em UML, deve ser bom em entender o cliente(Levantamento de Requisitos - na minha opinião o que é mais dificil em um projeto de software).
Programador: Quase a reta final - Aquele que sabe codificar(Lê o que foi modelado e transcreve no sistema.)
Espero ter ajudado!
http://varandageek.blogspot.com/ [/quote]
Tem certeza? Acho que mudou alguma coisa nos últimos 5 ou mesmo 10 anos. Era assim no milênio passado.
[]s
Luca
[quote=Jonatas Emidio de Souza]Sou formado em análise de sistemas e estou fazendo especialização em engenharia de software.
Engenharia -
Diferença -
Espero ter ajudado!
http://varandageek.blogspot.com/ [/quote]
Para uma metodologia em cascata isto até que faz sentido… porem hoje em dia em diversas empresas não existe mais esta divisão de analista e programador… pois ambos o programador faz a tarefa de levantar requisitos e transformar e codificar isto se chama desenvolvedor…
Não sei se no passado tinha diferença. Hoje em dia dá tudo na mesma, mesmo que exista um profissional com um perfil mais programador e outro com um perfil mais de análise, são tudo desenvolvedores. Tem empresa que pode chamar de engenheiro de software, analista, desenvolvedor, etc, mas dá tudo na mesma.
Olá
Antigamente analista não escrevia código de jeito algum.
Concordo contigo que somos todos desenvolvedores. Aliás, uma frase que sempre digo mais ou menos a título de provocação é que em uma equipe de desenvolvimento, o desenvolvedor mais importante é aquele que conseguiu o serviço, muitas vezes em uma empresa de desenvolvimento é um diretor comercial ou mesmo o diretor presidente. Sim, eles também são desenvolvedores.
[]s
Luca
A minha intenção não era falar que o Engenheiro ou Analista não desenvolvem… Pelo contrário eu afirmei que em alguns casos até o gerente desenvolve.
A idéia era deixar claro o foco de cada cargo.
OBS:
Um engenheiro de software e um analista de sistemas podem sim ser chamados de desenvolvedores, já o programador, se não souber levantar bem os requisitos(não pode ser um analista) e não souber como funciona um ciclo de vida de um processo de software - da concepção até a implantação - que não é só codificar(não pode ser chamado de engenheiro de software).
Todos podem ser desenvolvedores mas nem tudo é a mesma coisa!
Oi,
A resposta está em saber a diferença entre o Software e o Programa.
Tchauzin!
Olá
Posso estar errado mas a impressão que tenho é a de que você está descrevendo o antigo e obsoleto processo de desenvolvimento de software em cascata.
Luca
concordo…
[quote=lina]Oi,
A resposta está em saber a diferença entre o Software e o Programa.
Tchauzin![/quote]
Dai pode ter diferença… programa pode ser aquilo que passa na televisão sabado a noite… já software não… :lol: