Olá, uma dúvida boba,
Li em alguns livros que tratava o Analista de Sistema e o Engenheiro de Software como mesma coisa.
Existe diferença entre eles? Se sim qual a diferença?
Olá, uma dúvida boba,
Li em alguns livros que tratava o Analista de Sistema e o Engenheiro de Software como mesma coisa.
Existe diferença entre eles? Se sim qual a diferença?
Analista de Sistemas é como se fosse um gênero,onde existe uma espécie chamada Eng. de Software.
Depende da idade do livro.
Analista de Sistemas e Engenheiro de Software possuem dominios de conhecimentos diferentes.
A Analista de sistemas está focado em como o Software Atende o Negócio enquando o Engenheiro está focado na processo de produção de software com qualidade.
Pra mim esse nome Engenheiro de software é muito ruim.
Pra mim são tudo igual a programador auauhauhhauha
Gostei muito da resposta do Viny hehehe.
O analista de sistema é uma coisa, programador é outra, e Engenheiro de Software é outra completamente diferente…
falar que tudo é a mesma coisa, é falar que o Pedreiro, Chefe de Obras e Engenheiro Civil é tudo a mesma coisa, o Engenheiro e o mestre de Obras sabem assentar bloco, mas não é função dele, se ele está fazendo isso, pode ter certeza que as coisas que ele deveria fazer não estão sendo feito.
Tirando o analista de negócio, que não sabe programar por preguiça de aprender, o resto é tudo programador mesmo.
Pronto, falei!
Tudo Progamador! ++
=D
[quote=mark_domi] O analista de sistema é uma coisa, programador é outra, e Engenheiro de Software é outra completamente diferente…
falar que tudo é a mesma coisa, é falar que o Pedreiro, Chefe de Obras e Engenheiro Civil é tudo a mesma coisa, o Engenheiro e o mestre de Obras sabem assentar bloco, mas não é função dele, se ele está fazendo isso, pode ter certeza que as coisas que ele deveria fazer não estão sendo feito.[/quote]
Sim, atualmente é tudo a mesma coisa, essa divisão existe em 90% dos casos na carteira e / ou salário, mas é muito comum vc ver aquele programador desenhando casos de usos, ajudando a aperfeiçoar o sistema, e analistas e engenheiros programando também…
Qual a diferença se todos fazem o serviço de todo mundo? Não quero um analista / engenheiro que não põe a mão na massa, ele nem sabe o que é melhor, ele não conhece o “chão de frabrica”.
Eu sei que tem diferença para engenheiro da computação (:
Ele trabalha com os componentes, dos computadores, celulares, e tudo que tenha programação (:
PS: Acho que é mais ou menos assim.
Engenharia da computação já é reconhecida como uma engenharia pelo CREA?
Pq pelo que me lembro até pouco tempo atrás não era, de engenharia só tinha o nome, como aliás um monte de outros cursos colocaram engenharia na frente para glamourizar o curso, tem até engenharia têxtil, ehehehhehe, vou perguntar para a costureira do meu bairro se ela é engenheira.
[quote=Daniel_MV]Engenharia da computação já é reconhecida como uma engenharia pelo CREA?
Pq pelo que me lembro até pouco tempo atrás não era, de engenharia só tinha o nome, como aliás um monte de outros cursos colocaram engenharia na frente para glamourizar o curso, tem até engenharia têxtil, ehehehhehe, vou perguntar para a costureira do meu bairro se ela é engenheira.
[/quote]
É sim. Engenharia da computação é um misto de ciência da computação com engenharia elétrica, e esse novo padrão foi criado no MIT para unir os dois departamentos.
Agora voltando ao tópico, os dois são a mesma coisa. O nome mudou só por questão de estatus.
Ai é que está a diferença:
Engenheiros e Pseudos Engenheiros.
O Engenheiro realmente tem que programar para experimentar a tecnologia e saber o que acontece no sistema, mas ele não tem que ficar fazendo isso.
O Processo de Desenvolvimento de Software não começa quando começo a escrever código ou caso de uso nem termina quando faço deploy no ambiente de homologação.
O Processo de Testes, Qualidade do Processo de Desenvolvimento, Team, Negociar com o Gerente de Projetos e com o Cliente, Auxiliar no Status Report do Projeto, Treinamento, Pós-Implantação, tudo isso deve estar em baixo da alçada do Engenheiro, afinal ele deve ganhar para isso, programar é apenas uma coisa que o Engenheiro deve saber fazer, e que deve orientar parte da sua equipe a fazer.
O que acontece muito e que empresas não tem um engenheiro, tem pessoas que ganham como engenheiros e pensam como programadores, porque não sabem o que o engenheiro faz e a empresa não dá treinamento para esse individuo justificar o que ganha e esse cara também não corre atraz para justificar o salário, só quier saber de correr atraz do rabo, programando.
Para mim a diferenca entre analista de sistemas e engenheiro de software esta na atuacao…
acredito que o engenheiro de software esta peocupado em modelar o sistema…
e o analista em projetar a estrutura logica e ligada ao usuario…
nao sei se eh um conceito formalizado…mas acredito que seja isso!!!
A diferença está no nome e na faculdade.
No mercado de trabalho, tudo se resume a Superior Completo na Área de Informática ou Superior completo com Ciências da Computação, Engenharia da computação, Análise de Sistemas e afins…
Olá
Também não gosto do termo engenheiro de sistemas. Mas este termo não foi inventado aqui e não dá para lutar contra ele. Existe e pronto.
O termo analista de sistemas fazia mais sentido antigamente quando realmente antes de iniciar o trabalho de desenvolvimento se fazia uma análise junto do cliente em que eram necessárias muitas qualidades que hoje não são mais necessárias. Exemplo: habilidades de lidar com gente que ia perder o emprego na medida em que suas tarefas rotineiras manuais fosse automatizadas. A gente entrevistava estes caras e precisava ser bem político diante de um possível terrorista na primeira oportunidade detonaria uma bomba implodindo o sistema. Os livros de análise davam dicas sobre isto. Um dos donos da Microsiga escreveu livro sovre análise de sistemas e falava nisto. Hoje este termo está obsoleto.
Para mim somos todos desenvolvedores. Só que em uma empresa de TI nem todos fazem a mesma coisa. Sempre disse que o desenvolvedor mais importante da equipe era o cara que conseguia o serviço, algumas vezes o diretor comercial e outras um prospector de novos negócios. Sem o cliente tudo mais vira lazer.
Já os nomes que as faculdades usam não importa muito. Dou mais valor a um formado no IME-USP do que alguém destes cursos de “Cientista” da computação pagou-passou". Concordo bastante com o Fábio Akita em http://akitaonrails.com/2009/04/17/off-topic-devo-fazer-faculdade
[]s
Luca
Na minha CLT está o cargo Analista de Sistemas, e realmente eu faço isso no dia a dia: analiso, desenvolvo, analiso de novo, desenvolvo, testo, volto na análise, testo de novo, desenvolvo… e assim vai…
iso tb eh vdd!!..apesar dos nomes serem diferentes…hj muitas empresas utilizam apenas analisa de sistemas…independente da funcao ou formacao academica…
acredito que isto aconteca…por um profissional mtas vezes ter que lidar (ou conhecer) com todas as fases de desenvolvimento de um projeto…o que inclui a analise e modelagem do produto final…
Olá
O que é VDD? Isto vai na carteira? É padrão ISO?
[]s
Luca