Analista de Sistemas ou Programador?

Olá galera…

Como escolher entre Analista de Sistemas e Programador? Somente o fator “O que gosta de fazer” é importante?
Sou Analista de Sistemas à um ano e meio em uma empresa que tem um setor de análise mas não é voltada à area de TI. Ainda não sou formado, entrei nessa empresa como estagiário e tive a oportunidade de ser contratado como analista. Porém, sempre gostei de programar!!! Gosto do que faço e sempre me esforço pra fazer o melhor, mas sinto que talvez não esteja desenvolvendo o meu melhor. Mas tem outros fatores que pesam… Não sou mais um menino em que possa ficar arriscando e jogando oportunidades concretas, tenho um bom emprego com remuneração razoável e tenho condições de alcançar niveis mais altos na minha empresa pro lado de analista. Mas o que me levou a gerar essa discução foi o fato de estar pensando nos investimentos em qualificação (cursos, certificações…) que farei, e com isso me deparo com areas voltadas a analise de negócio, projetos… o que, pelo menos é o q penso no momento, não esta muito de acordo com o meu perfil. Tenho que tomar um decisão logo, se for uma mudança drástica, o mais rápido possível.
Se alguém passou por essa situação ou algo semelhante e puder me dar algumas dicas, ficarei muito feliz…

Abraços.

jguga,

Se você gosta de programar e se sente bem fazendo isso, já é ótimo. Existem programadores que estão no mercado e não gostam do que fazem, seja trabalhando pela remuneração ou sei lá o que.

Eu acho válido você participar de projetos open-source e/ou desenvolver alguns projetos como free-lancer, e focar isso no curriculo. Seja programador e desenvolva, independente da linguagem. Quanto mais você desenvolver e adquirir conhecimento, maior será sua remuneração.

Hoje em dia eu não acredito que não temos oportunidade de adquirir experiência, pois existem centenas de projetos open-source para que possamos colocar o conhecimento em prática e aprender mais.