Analista de Sistemas ou Programador?

Olá galera…

Como escolher entre Analista de Sistemas e Programador? Somente o fator “O que gosta de fazer” é importante?
Sou Analista de Sistemas à um ano e meio em uma empresa que tem um setor de análise mas não é voltada à area de TI. Ainda não sou formado, entrei nessa empresa como estagiário e tive a oportunidade de ser contratado como analista. Porém, sempre gostei de programar!!! Gosto do que faço e sempre me esforço pra fazer o melhor, mas sinto que talvez não esteja desenvolvendo o meu melhor. Mas tem outros fatores que pesam… Não sou mais um menino em que possa ficar arriscando e jogando oportunidades concretas, tenho um bom emprego com remuneração razoável e tenho condições de alcançar niveis mais altos na minha empresa pro lado de analista. Mas o que me levou a gerar essa discução foi o fato de estar pensando nos investimentos em qualificação (cursos, certificações…) que farei, e com isso me deparo com areas voltadas a analise de negócio, projetos… o que, pelo menos é o q penso no momento, não esta muito de acordo com o meu perfil. Tenho que tomar um decisão logo, se for uma mudança drástica, o mais rápido possível.
Se alguém passou por essa situação ou algo semelhante e puder me dar algumas dicas, ficarei muito feliz…

Abraços.

jguga,

Se você gosta de programar e se sente bem fazendo isso, já é ótimo. Existem programadores que estão no mercado e não gostam do que fazem, seja trabalhando pela remuneração ou sei lá o que.

Eu acho válido você participar de projetos open-source e/ou desenvolver alguns projetos como free-lancer, e focar isso no curriculo. Seja programador e desenvolva, independente da linguagem. Quanto mais você desenvolver e adquirir conhecimento, maior será sua remuneração.

Hoje em dia eu não acredito que não temos oportunidade de adquirir experiência, pois existem centenas de projetos open-source para que possamos colocar o conhecimento em prática e aprender mais.

Eu iniciei como programador e depois quis passar para análise e tive não obtive sucesso na área, ficava desanimado entre outras coisas, voltei a programar a grana é um pouco menor mais compensa trabalhar de bem com a vida, fazendo o que realmente gosta…

Eu sou Analista e Programador e agora voltei pra faculdade e estou estudando Eng.Civil…kkk !!! Veja só a mudança.

O ser humano é necessário mudar, ter objetivos, ter desafios etc…Eu acredito que qdo tiver desafios e vence-los vc se entedia, por isso é sempre bom ter desafios novos.
Entre Analista e Programador, eu fico com os 2, pq é bom pensar em resolver o problema, modela-lo, regra de negócio etc…(Coisas de Analista), mas tbm é bom vc ver o pessoal usando um sistema q vc fez e este atendendendo bem o propósito do mesmo.(Coisas de programador).
Também recentemente descobri como é bom quebrar a cabeça para elaborar um projeto de casas/apartamentos/predios/pontes etc…Veja só, a mudança novamente.
Unindo tudo, estou estudando tbm a API Java 2D, que da para fazer desenhos etc…Estou reaprendendo Java, pois o conceito sobre essa API e desenhos é novo pra mim, até msm pq sempre trabalhei com ERP usando Java/Python/Delphi/Ruby/VB/C++ e UMLs/Fluxogramas da vida…Nunca nada gráfico.

Esta vendo a mudança. Com relação a remuneração R$, eu penso que é consequencia pelo seu trabalho e tempo de dedicação a estudo. Vc pode ser tanto um bom programador como um bom analista, isso depende do quanto se dedica um pro outro.

é isto, t+ e boa sorte na sua escolha. !!!

Mais não pense se vc for pra area de programação que seu salario vai ser menor (Obs: neste momento irá ser menor por causa que você não tem experiencia).

Porem HOJE em dia , os programadores ganham até mais que os analista…

Bom, tive essa dúvida a poucos dias, e confesso que ainda tenho um pouco de dúvida quanto a este questionamento.

Estudei Análise de Sistemas, mas durante a faculdade foquei no aprendizado de uma linguagem de programação (Java), pois acreditava que programando seria mais facil ingressar no mercado de trabalho, e realmente foi, estou desde o inicio do ano trabalhando com desenvolvimento, mas mês passado recebi uma proposta para atuar somente com Análise de Sistemas e alta plataforma, não programando, pois a programação se concentra nas fabricas de softwares (empresas tercerizadas), mas seria necessário aprender alta, e a empresa proporcionária isso com treinamentos, etc.

Pensei muito, porque durante um tempo cheguei a atuar um pouco com análise enquanto meu projeto estava meio ocioso, e confesso que achei meio entediante, mas conversei com muitos amigos, e pessoas que trabalham em ambas as areas, e optei por análise.

Isso não quer dizer que não vou programar mais, gosto muito de Java, e não vou parar de ler sobre, nem de programar.

Acredito que nosso caminho somos nós mesmos quem fazemos e durante a vida vamos ter varias escolhas, e oportunidades, para vc ter ideia, conversei com um professor de matemática, que trabalha na mesma empresa, somente com Análise.

Ele me contou um pouco sobre sua vida e experiência, ele apenas lecionava, mas teve a oportunidade de fazer um curso de COBOL, fez e se interessou, e começou a trabalhar com COBOL, um tempo apareceu a oportunidade de atuar com baixa plataforma, .net, depois Java, depois voltou para COBOL, e agora está apenas em Análise novamente, e a alguns anos voltou a dar aula de matemática, apenas porque gosta de lecionar.

Bom, tive essa dúvida a poucos dias, e confesso que ainda tenho um pouco de dúvida quanto a este questionamento.

Estudei Análise de Sistemas, mas durante a faculdade foquei no aprendizado de uma linguagem de programação (Java), pois acreditava que programando seria mais facil ingressar no mercado de trabalho, e realmente foi, estou desde o inicio do ano trabalhando com desenvolvimento, mas mês passado recebi uma proposta para atuar somente com Análise de Sistemas e alta plataforma, não programando, pois a programação se concentra nas fabricas de softwares (empresas tercerizadas), mas seria necessário aprender alta, e a empresa proporcionária isso com treinamentos, etc.

Pensei muito, porque durante um tempo cheguei a atuar um pouco com análise enquanto meu projeto estava meio ocioso, e confesso que achei meio entediante, mas conversei com muitos amigos, e pessoas que trabalham em ambas as areas, e optei por análise.

Isso não quer dizer que não vou programar mais, gosto muito de Java, e não vou parar de ler sobre, nem de programar.

Acredito que nosso caminho somos nós mesmos quem fazemos e durante a vida vamos ter varias escolhas, e oportunidades, para vc ter ideia, conversei com um professor de matemática, que trabalha na mesma empresa, somente com Análise.

Ele me contou um pouco sobre sua vida e experiência, ele apenas lecionava, mas teve a oportunidade de fazer um curso de COBOL, fez e se interessou, e começou a trabalhar com COBOL, um tempo apareceu a oportunidade de atuar com baixa plataforma, .net, depois Java, depois voltou para COBOL, e agora está apenas em Análise novamente, e a alguns anos voltou a dar aula de matemática, apenas porque gosta de lecionar.

O importante eu acredito é buscar sempre o aprendizado, manter se atualizado, participar de congressos, cursos, especializações, não parar.

Eu trabalho com gestão de projetos e desenvolvo por lazer e para auxiliar no meu trabalho, seja para criar um banco de dados de lições aprendidas dos projetos ou até mesmo para brincar com automação residencial com o arduíno.

No caso, eu gosto de tecnologia, seja na gestão ou no desenvolvimento.

[quote=erickfm8]Mais não pense se vc for pra area de programação que seu salario vai ser menor (Obs: neste momento irá ser menor por causa que você não tem experiencia).

Porem HOJE em dia , os programadores ganham até mais que os analista…[/quote]
verdade…é a experiência e o quanto você consegue resolver problemas. Tem programador que ganha muuuito mais que muitos analistas.
Por outro lado tem analista também que faz um ótimo trabalho e ganha bem. Vai da escolha e da capacidade de cada um dentro da área que escolheu.

Realmente, tem varios analista que ganham super bem, mais a ideia é mostrar que não existe aquela coisa “antigamente” que analista ganha mais que programador, hoje isto depende de fatores como vc falou “experiência”