Analista ou Desenvolvedor, quem estuda mais

Não vejo muito sentido neste tipo de tópico, faça aquilo que você gosta, independente de estudar, trabalhar ou ganhar mais, simples assim.

A heurística é algo engraçado, as pessoas tendem a rotular tudo e atribuir padrões e classificadores, mas se for parar pra pensar é algo inútil.

Se você for virar analista porque ganha mais ou pior ainda, porque estuda menos, será um péssimo analista com esta visão.

Não faz sentido dizer qual estuda mais, por exemplo, eu trabalho com gerenciamento de projetos, muitos criticam dizendo que a curva de aprendizado inicial é alta mas depois acaba se acomodando (tipicamente depois do exame PMP).

Eu faço MBA, matérias de mestrado, trabalho o dia todo, dou palestra, leio livros constantemente, tiro certificações em metodologias que acho importante, atualmente estou estudando Prince2 e BPMN com EPF, mal tenho tempo pra fazer qualquer outra coisa na vida e conheço vários gerentes de projeto e analistas com este ritmo, assim como vários programadores. Todos tem uma coisa em comum: fazem aquilo que gostam, e normalmente se dão bem por isso.

Quem estuda mais são aqueles que decidiram por dar um foco profissional, nada contra quem não faça isto, na verdade às vezes até tenho uma certa inveja de quem sabe aproveitar um pouco melhor a vida e é mais equilibrado.

I disagree.
Eu penso que se vc está fazendo o que gosta, está aproveitando bem a vida.
Muitos vão discordar da sua maneira de aproveitar a vida (inclusive eu…), mas que se danem! :lol:

[quote]Não vejo muito sentido neste tipo de tópico, faça aquilo que você gosta, independente de estudar, trabalhar ou ganhar mais, simples assim.

A heurística é algo engraçado, as pessoas tendem a rotular tudo e atribuir padrões e classificadores, mas se for parar pra pensar é algo inútil.

Se você for virar analista porque ganha mais ou pior ainda, porque estuda menos, será um péssimo analista com esta visão.

Não faz sentido dizer qual estuda mais, por exemplo, eu trabalho com gerenciamento de projetos, muitos criticam dizendo que a curva de aprendizado inicial é alta mas depois acaba se acomodando (tipicamente depois do exame PMP).

Eu faço MBA, matérias de mestrado, trabalho o dia todo, dou palestra, leio livros constantemente, tiro certificações em metodologias que acho importante, atualmente estou estudando Prince2 e BPMN com EPF, mal tenho tempo pra fazer qualquer outra coisa na vida e conheço vários gerentes de projeto e analistas com este ritmo, assim como vários programadores. Todos tem uma coisa em comum: fazem aquilo que gostam, e normalmente se dão bem por isso.

Quem estuda mais são aqueles que decidiram por dar um foco profissional, nada contra quem não faça isto, na verdade às vezes até tenho uma certa inveja de quem sabe aproveitar um pouco melhor a vida e é mais equilibrado.[/quote]

Esse tópico é um pouco provocativo propositalmente, de acordo com os relatos se percebe que é verdade, não existe algo claro e definido sobre as duas qualificações na ÁREA de T.I.
Na pratica, um desenvolvedor, a não ser em grandíssimas empresas e olhe lá, faz o trabalho das duas qualificações. Assim como, na prática, nem sempre um analista já foi desenvolvedor, o que parece ser até irracional e explica a falência de tantos projetos por aí.
Interessante seu próprio relato onde você diz e confirma meu pensamento:

Pelo que vejo, nós desenvolvedores temos que estudar mais. Nunca parece ser o bastante, de fato, as tecnologias mudam e se transformam sempre.
Quem escolhe ser analista de sistemas ou gerente de projetos, não tem tanta necessidade de estudar tecnologias, mas outras disciplinas menos dinâmicas.
Mas percebo que na PRÁTICA, quem trabalha mais sempre é o coitado do desenvolvedor.
Talvez, isso seja uma realidade do Brasil, onde a maioria que está abrindo ou abriu uma empresa não tem conhecimentos sólidos na área e não sabe de quem cobrar.
Com relação ao conceito de estudar é de cada um, claro, que aquele que estudar mais sempre terá mais chances e isso é a mesma coisa que dizer; ei um + um é igual a dois!.
O que me incomoda é essa total desorganização em nossa área. Sem falar que sempre que encontro alguém e tento explicar o que faço acabo sendo convidado a instalar um sistema operacional ou a concertar um pc. :lol: :lol: :lol: :lol:
Ou eu não sei falar, ou a pessoa não sabe entender, ou o que acho mais provável Nossa área esta entrega ao LIMBO!! :lol: :lol: :lol:

Eu tenho tido dificuldade em encontrar oportunidades devido a essa junção das funções, pois trabalhei quase sempre em fábrica de software, onde é tudo separado, então tenho dificuldade nessa parte de levantamento/análise de requisitos (sempre trabalhei com a implementação). Já tentei ler livros a respeito, mas eu acho eles muito teóricos. Se alguém tiver uma sugestão de curso/livro com uma abordagem mais prática sobre levantamento e modelagem eu agradeço.

Eu também já trabalhei em fábrica de software e não aprendi nada. Divisão de trabalho é uma humilhação, degrada as faculdades humanas, robotiza. Quem trabalha em fábrica de software como programador é um infeliz, não muito diferente de operários de linhas de montagem da época de Taylor. Em uma palavra: lixo.

Enquanto eu trabalhava numa fabrica dessas, estava lendo Filosofia da Miséria de Phoudhon, critica as linhas de produção dizendo o que nós, que já passamos por fábricas de softwares sabemos: degrada nossas faculdades, nos limita, nos humilha. O resultado dessas separação da produção é isso que vc tá sofrendo: só sabe fazer parte do produto, não sabe fazê-lo inteiramente ( não faz aquilo que não foi adestrado fazer na fábrica ), toda linha de produção resulta nisso.

Eu só consegui sair dessa vida, depois que arrumei um emprego numa consultoria, que era pequena e só tinha a mim para fazer todo trabalho de desenvolvimento, eu sai de um emprego lixo para ser quarterizado por uma consultoria (de lixo para menos lixo)… Fui explorado muito, mas aprendi fazer análise, levantamento de requisito, eu falava com os usuários, etc, aprendi frameworks e estudei muito padrões de projeto e engenharia de software.

Fiquei 2 anos na consultoria ganhando pouco, depois sai e estou no meu atual emprego, cujo salário é um pouco maior, porém não é compatível para meu perfil sênior (segundo o que fui registrado). Mas tá aí a dica, busque uma consultoria ou uma empresa trampulim, mesmo que não pague muito, você vai ganhar experiência.

É muito ocmum as empresas inventarem formas “criativas” para demitir funcionários, uma delas é dizer que o projeto foi cancelado pelo cliente. :wink: