Analista ou Desenvolvedor, quem estuda mais

Uma pergunta que não quer calar,
Na prática, meus amigos, vendo as vagas de emprego oferecidas pelo mercado atual aqui no Brasil, seja para Desenvolvedores e Analistas de Sistemas, percebo uma disparidade na exigência dos conhecimentos para ambas as áreas com seus respectivos salários. Para um desenvolvedor Java, N+1 frameworks, N+1 padrões,N+1 metodologias, banco de dados (às vezes até store procedure) ect… salário x. Para um Analista de Sistemas é exigido um conhecimento na linguagem de programação metodologias e experiência na área…salário x + 1.
Não está meio confuso??
Com isso não quero desmerecer ninguém, só quero mostrar aquilo que vejo no nosso mercado de T.I.

Olá Fábio. Concordo com vc que o salário inicial de um Analista seja maior. Mas quando o desenvolvedor mostra serviço na empresa, rapidamente ele ultrapassa fácil o salário de um Analista. Pelo menos é isso que sempre vi nas empresas por onde passei.

Abçs :wink:

Existe analista ainda?

Resposta curta: Fugir de código eu não te aconselho se você quer mesmo trabalhar na área de TI.

Realmente há uma confusão no nosso mercado, acho que se tem que ter cuidado com essas vagas de emprego por aí…

maranata
Posso mandar o curriculum para sua empresa :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

O que eu vejo muito por ai durante processos de seleção é que as empresas querem contratar Analistas, mas desde que estes também desempenhem o papel de desenvolvedor.

Um grande problema das estruturas organizacionais no Brasil é a organização hierarquica implementada, onde os desenvolvedores/programadores estão na base da piramide. Desta forma os salários para um programador senior em algumas empresas mal se iguala ao salario de um analista jr.

Ganha-se pelo responsabilidade do seu trabalho, não pelo volume.
Por definição um analista deve realmente ganhar mais, já que ele levanta/modela o sistema. O programador apenas implementa o que foi definido pelo analista. O sucesso ou fracasso do preojeto depende quase inteiramente do trabalho do analista. (isso num cenário totalmente teórico, na prática não é bem assim).
O mesmo se aplica ao programador jr, pl e sr. Enquanto o jr cria apenas as funcionalidades mais básicas do sistema, o sr cuida do core, dos frameworks, etc, ou seja do núcleo ( a parte mais importante) do sistema. Mais uma vez ganha-se pela responsabilidade.

O termo analista hoje em dia é algo muito genérico, por exemplo, alguém conhece um [color=red]analista de rh[/color]?

[quote]Marcio_Nogueira
O termo analista hoje em dia é algo muito genérico, por exemplo, alguém conhece um analista de rh?[/quote]
Realmente o termo analista está em tudo, veja:

Há uma banalização do termo “analista”, hoje todo mundo pode ser um analista:
Analista de RH, Analista de Seguros, Analista de Crédito, etc.

Acredito que esta banilização seja prejudicial para a carreira de Analista de Sistemas. :wink:

[quote=amitabhjf]Ganha-se pelo responsabilidade do seu trabalho, não pelo volume.
Por definição um analista deve realmente ganhar mais, já que ele levanta/modela o sistema. O programador apenas implementa o que foi definido pelo analista. O sucesso ou fracasso do preojeto depende quase inteiramente do trabalho do analista. (isso num cenário totalmente teórico, na prática não é bem assim).
O mesmo se aplica ao programador jr, pl e sr. Enquanto o jr cria apenas as funcionalidades mais básicas do sistema, o sr cuida do core, dos frameworks, etc, ou seja do núcleo ( a parte mais importante) do sistema. Mais uma vez ganha-se pela responsabilidade.

[/quote]

Cenário completamente teórico, pois o sucesso dos projetos dependem muito mais da sua execução em si do que o planejamento e/ou análise. Na prática, a grande responsabilidade está no time de desenvolvimento, que executa o projeto de fato. É durante a execução que os problemas e furos de modelagem e definição aparecem.

E nessa hora o que se faz geralmente é jogar fora toda a papelada (“análise”) e apenas implementar do jeito que funciona. Também nunca vi analistas serem cobrados pela qualidade do produto. Então essa história de “maior responsabilidade” é beeeeeeeem na teoria mesmo.

Por essas e outras que apóio totalmente essa tendência de acabar com a separação entre os papéis.

[quote=rmendes08][quote=amitabhjf]Ganha-se pelo responsabilidade do seu trabalho, não pelo volume.
Por definição um analista deve realmente ganhar mais, já que ele levanta/modela o sistema. O programador apenas implementa o que foi definido pelo analista. O sucesso ou fracasso do preojeto depende quase inteiramente do trabalho do analista. (isso num cenário totalmente teórico, na prática não é bem assim).
O mesmo se aplica ao programador jr, pl e sr. Enquanto o jr cria apenas as funcionalidades mais básicas do sistema, o sr cuida do core, dos frameworks, etc, ou seja do núcleo ( a parte mais importante) do sistema. Mais uma vez ganha-se pela responsabilidade.

[/quote]

Cenário completamente teórico, pois o sucesso dos projetos dependem muito mais da sua execução em si do que o planejamento e/ou análise. Na prática, a grande responsabilidade está no time de desenvolvimento, que executa o projeto de fato. É durante a execução que os problemas e furos de modelagem e definição aparecem. [/quote]

Pois é, como EU mesmo disse, esse cenário é teorico. Na prática, se um programador encontra furos de modelagem e resolve, ou se ele “joga fora a papelada” e faz de outro jeito, ele está atuando como analista. E nesse caso, estamos falando da função mais comum da área de TI, o “Programalista”. E claro, esse cara tem mesmo que ganhar mais, já que ele atua em dois papéis ao mesmo tempo.

E nessa hora o que se faz geralmente é jogar fora toda a papelada (“análise”) e apenas implementar do jeito que funciona. Também nunca vi analistas serem cobrados pela qualidade do produto. Então essa história de “maior responsabilidade” é beeeeeeeem na teoria mesmo.

Por essas e outras que apóio totalmente essa tendência de acabar com a separação entre os papéis.[/quote]

Já trabalhei em projetos que funcionaram desta maneira, o programador faz tudo e o “analista” apenas finge que trabalha. Aliás, este é o cenário mais comum que existe no nosso meio. Mas também já trabalhei em projetos onde os papéis são bem definidos e as responsabilidades também. E acredite: o modelo funciona se levado a sério.

[quote=fabioEM]Uma pergunta que não quer calar,
Na prática, meus amigos, vendo as vagas de emprego oferecidas pelo mercado atual aqui no Brasil, seja para Desenvolvedores e Analistas de Sistemas, percebo uma disparidade na exigência dos conhecimentos para ambas as áreas com seus respectivos salários. Para um desenvolvedor Java, N+1 frameworks, N+1 padrões,N+1 metodologias, banco de dados (às vezes até store procedure) ect… salário x. Para um Analista de Sistemas é exigido um conhecimento na linguagem de programação metodologias e experiência na área…salário x + 1.
Não está meio confuso??
Com isso não quero desmerecer ninguém, só quero mostrar aquilo que vejo no nosso mercado de T.I.[/quote]

Pessoalmente não vejo nada demais exigir de um desenvolvedor Java conhecimento de frameworks e boas práticas de design de software.

[quote=vargas][quote=fabioEM]Uma pergunta que não quer calar,
Na prática, meus amigos, vendo as vagas de emprego oferecidas pelo mercado atual aqui no Brasil, seja para Desenvolvedores e Analistas de Sistemas, percebo uma disparidade na exigência dos conhecimentos para ambas as áreas com seus respectivos salários. Para um desenvolvedor Java, N+1 frameworks, N+1 padrões,N+1 metodologias, banco de dados (às vezes até store procedure) ect… salário x. Para um Analista de Sistemas é exigido um conhecimento na linguagem de programação metodologias e experiência na área…salário x + 1.
Não está meio confuso??
Com isso não quero desmerecer ninguém, só quero mostrar aquilo que vejo no nosso mercado de T.I.[/quote]

Pessoalmente não vejo nada demais exigir de um desenvolvedor Java conhecimento de frameworks e boas práticas de design de software.
[/quote]

Concordo. Pode exigir e muito, mas que paguem bem por isso! 8)

E nessa hora o que se faz geralmente é jogar fora toda a papelada (“análise”) e apenas implementar do jeito que funciona. Também nunca vi analistas serem cobrados pela qualidade do produto. Então essa história de “maior responsabilidade” é beeeeeeeem na teoria mesmo.

Por essas e outras que apóio totalmente essa tendência de acabar com a separação entre os papéis.[/quote]

Já trabalhei em projetos que funcionaram desta maneira, o programador faz tudo e o “analista” apenas finge que trabalha. Aliás, este é o cenário mais comum que existe no nosso meio. Mas também já trabalhei em projetos onde os papéis são bem definidos e as responsabilidades também. E acredite: o modelo funciona se levado a sério.[/quote]

hahaha

também trabalhei em um projeto assim.

Os “Analistas” ficaram meses escrevendo UCs que no final das contas não serviam pra nada.

Daí com o prazo estourando colocaram eles pra programar também.

Nem preciso dizer que o projeto foi cancelado…

Caraca meu irmão!! Trabalhamos então no mesmo projeto? Aconteceu desse jeito em um projeto que trabalhei!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Essa resposta é muito relativa.

Analista de verdade estuda mais, pois todo analista de verdade já foi desenvolvedor. Analista é um desenvolvedor com conhecimento de análise.

Mas se for pensar separadamente: desenvolvedor estuda mais, uma vez que para dominar a técnica, a linguagem, requer anos de prática e estudo. Pelo lado daquele que é somente analista, o estudo é menos pois o trabalho é mais abstrato: não implementar, não conhece as ferramentas nem a linguagem, só documenta e analise tudo no nível de negócio.

No entanto, um analista que não sabe programar ou que não tem suficiente conhecimento da tecnologia, da linguagem, é muito limitado, não é de confiança. O mais comum é as empresas contratarem analistas programadores, ou seja, aquele que faz tudo.

Nunca vi isso acontecer, mas até acredito… conheço umas pessoas de mainframe que falam muito bem de quando as coisas eram desse jeito. E falam que esse negócio de “analista programador” é uma espécie de depravação rsrsrs

Mas a cultura agora é outra, não tem jeito… antes o cara ficava 8 ou 10 anos programando para só então receber uma responsabilidade maior e poder ser o “que pensa”. Hoje um desenvolvedor razoável-bom não consegue viver assim, ele quer desafios.

pois é… eu ja vi empresa onde era assim… programador jr, depois pl, depois sr, depois analista jr…

funções que tendem a “meter mais a mão na massa” tendem a ganhar menos… indiferente da quantidade de exigências que se tem… eu ja pensei em várias vezes seguir carreira de analista por causa disso, sei que é mais valorizado (e nem sempre, mas costuma ser menos exigido), mas eu gosto de programar mesmo e não curto muito mecher com processos como é comum o analista mecher …