Analista, programador, Analista-programador: qual a diferença?

Salve! Existem diversos cargos nas áreas de TI, que são bem distintos na forma como ensinam na escola. Mas onde eu trabalho é a segunda empresa em que não da pra entender a diferença entre analista de sistemas, analista-programador e programador. Na prática funciona assim: Existe um problema(não importa de qual departamento) que precisa ser resolvido e o carinha da TI resolve! O que diferencia eles no mercado? Quais são os requisitos mínimos para cada cargo?

Esse ano termino o técnico em processamento de dados(são 4 anos). O foco do curso é desenvolvimento de sistemas, temos análise, banco de dados, programação, etc. Na minha empresa, meu chefe que era analista de sistemas foi promovido e eu estou fazendo as funções dele. Sou bosista então não tenho cargo definido. Quando eu me formar, como técnico eu poderia ter o cargo de analista-programador ou é exigido o nível superior?

Obrigado a todos e um ótimo dia!

:wink:

Cara, vá correndo fazer uma boa faculdade, em vez de se preocupar se você vai ser analista programador III sênior beta master ou coisa parecida. E aprenda bem inglês.

Aqui sentado ao meu lado há um cara (funcionário do nosso cliente) cujo cargo é equivalente a gerente, tem pós e mestrado em coisas super-esotéricas e sabe tanto C++ quanto o Bjarne Stroustrup, além de saber (é claro) o “business” de cabo a rabo. E quando ele vai resolver um pepino ele fala com os gringos como se fosse um americano, com o sotaque correto.

Só que o cargo dele, que aparece na lista de endereços do MS Exchange, é “Analista II”, mas recebe como um gerente em uma empresa grande e tem os benefícios de um gerente em uma empresa grande.

haha verdade. Eu pretendia seguir em bioinformática, mas pra me manter na faculdade não sei se programador ia ser suficiente(to numa situação financeira complicada). Por isso pensei em dar o meu melhor pra ver se consigo analista-programador, pelo menos até eu me formar na facul(em bioqúimica). E conta bastante pra quem quer bioinformática tb. Pra quem não sabe, bioinfo é uma área que precisa cada vez mais de gente capacitada. Quem sabe informática geralmente não sabe bioquímica e genética e vice-versa. E é uma das áreas de biologicas que mais paga tb ^^

Eu estou fazendo curso e facul na USP…

O que vier é lucro!

[quote=shamanpyro]Salve! Existem diversos cargos nas áreas de TI, que são bem distintos na forma como ensinam na escola. Mas onde eu trabalho é a segunda empresa em que não da pra entender a diferença entre analista de sistemas, analista-programador e programador. Na prática funciona assim: Existe um problema(não importa de qual departamento) que precisa ser resolvido e o carinha da TI resolve! O que diferencia eles no mercado? Quais são os requisitos mínimos para cada cargo?

Esse ano termino o técnico em processamento de dados(são 4 anos). O foco do curso é desenvolvimento de sistemas, temos análise, banco de dados, programação, etc. Na minha empresa, meu chefe que era analista de sistemas foi promovido e eu estou fazendo as funções dele. Sou bosista então não tenho cargo definido. Quando eu me formar, como técnico eu poderia ter o cargo de analista-programador ou é exigido o nível superior?

Obrigado a todos e um ótimo dia!

:wink:[/quote]

Quer dizer que seu curso de Técnico em Processamento de Dados não é feito em uma faculdade?
Não é reconhecido como curso de nível superior? Ou ele apenas não dá título de Bacharelado?

A nossa profissão não é regulamentada, e por isso não existe legalmente essa exigência
por nível superior para vc trabalhar como Analista. E vc pode sim ser contratado para o cargo de
Analista quando vc se formar.

Quanto à questão da diferença das nomenclaturas (analista, programador, analista-programador,
analista-desenvolvedor, etc) varia muito de empresa pra empresa.
Até um bom tempo atrás o comum era as empresas dividir essas tarefas de
análise e de programação. De um tempo pra cá isso mudou bastante, e praticamente quase não
existe mais o programador que não seja também analista. Depende muito da empresa onde
vc trabalha ou onde vai trabalhar… mas é só uma questão de nomenclatura (muitas vezes
muda o nome mas as tarefas são as mesmas).

Quando ele falou “técnico” eu supus que ele quis dizer “curso técnico de nível médio”, não “curso de tecnologia de nível superior”, que forma “tecnólogos”. Eu sei que a maior parte dos cursos técnicos de nível médio é em 4 anos (os 3 anos do nível médio, e mais um ano profissionalizante), e os cursos de tecnólogos normalmente levam de 2 a 3 anos.

oi

teoricamente, mas apenas teoricamente um analista-programador entende mais de análise/negócio do que um programador e entende também mais de código do que um simples analista

se bem que eu acho muito difícil um programador conseguir fazer alguma coisa nos modelos de fábrica de software, ou seja, sem entender nada do negócio

mas é como o thingol falou, não se preocupe com as classificações, mesmo porque cada empresa tem a sua própria taxonomia de profissionais 8)

abs

Muito obrigado pelas opiniões! Sim, é verdade thingol: meu curso é tecnico 3 anos de ensino médio e profissionalizante e um ano exclusivo profissionalizante. Tive matérias técnicas desde o primeiro ano, o que foi vantajoso pq vivência na area é importante no aprenizado. Só que comprometeu um pouco o ensino médio, tive dificuldades na hora de estudar pra passar na facul

Hum… mas o ensino médio no Brasil é fraco mesmo, não pense que se você estivesse em uma escola não técnica não teria dificuldades.

Muito pelo contrário, as escolas técnicas costumam ter um currículo melhor, mesmo nas matérias não-técnicas.
Você teria mesmo é de ter feito um cursinho, como qualquer um.

Uma coisa que é um pouco chata, quando você entra na faculdade vindo de uma escola técnica, é que seus professores normalmente são umas verdadeiras antas, comparados aos professores do curso técnico - assim como os seus colegas que não fizeram curso técnico, outro bando de gente sem-noção - , e isso desestimula um monte no começo.

Depois você se acostuma com isso; não se desespere.

haha verdade encontrei um monte de gente alienada =P. É, tinha mais um cara na minha sala que fez curso técnico… fomos uns dos poucos que não pegamos recu em bioquimica oO… isso pq eu estudava em dois periodos e ele trabalhava… o resto so estudava mesmo e leva pau ainda :shock:

bioinformatica? Nao faz isso nao fio.

Trabalhei mais ou menos uns 6 anos com isso, os primeiro 4 anos foram legais aprendi pra caramba de unix,perl, C mas depois de um tempo eu so tava fazendo script perl idiota pra fazer parsing the arquivo texto de sequencia de DNA e RNA, ou entao rodando scripts pra fazer parsing the output de busca nos bancos de genoma publicos.

Fora que o salario nao eh legal, ambiente de pesquisa nao paga bem, alem de nao ser nem um pouco profissional, fora que vc vai trabalhar com um monte de biologo/fisico/matematico que PENSA que sabe muito de informatica e so fala e faz merda.

Faz sua graduacao de ciencia de computacao, faz uns cursos, tira certificacoes e procura um estagio (numa empresa) quando vc sentir que da pra encarar.

//Daniel

sério que é tão broxante assim ? Em toda revista q eu vejo diz que paga bem… acabei nem vendo o real mercado disso. Bom, a questão é que como a nossa profissão não é regulamentada, quis explorar outra área: aplicar informática onde a maioria dos profissionais tem medo de mexer, pesquisa.

Mas se não é uma boa é melhor eu repensar.

Obrigado pelas dicas ^^

E realmente era isso mesmo, Thingol…

Eu é que entendi errado, imaginei que fosse numa faculdade.
Eu mesmo cheguei a entrar num curso Tecnólogo em PD numa universidade estadual aqui no Paraná,
o curso era de apenas 3 anos, mas era um curso superior.

sim, porque precisava de ensino médio completo. Eu entrei no técnico com 15 anos, precisava de fundamental. Na prática, é um cambalaxo pra vc sair formado com 18, só que sem nivel superior. Em informática é vantagem… direto eu vejo a molecadada minha idade ganhando(18 anos) 1500 ou mais. Pode não ser lá grande coisa mas pense: com 18 anos em outra área de outra forma vc recebe isso?

(a não ser tráfico de drogas oO)

[quote=shamanpyro]sério que é tão broxante assim ? Em toda revista q eu vejo diz que paga bem… acabei nem vendo o real mercado disso. Bom, a questão é que como a nossa profissão não é regulamentada, quis explorar outra área: aplicar informática onde a maioria dos profissionais tem medo de mexer, pesquisa.

Mas se não é uma boa é melhor eu repensar.

Obrigado pelas dicas ^^[/quote]

Claro que tem coisas legais pra se fazer em bioinformatica, coisas bem desafiadoras e tudo o mais. Mas eu acho que na maioria dos casos nao eh essa a realidade, nao me arrependo de ter trabalhado tanto tempo com isso, mas eu nunca voltaria a trabalhar com bioinformatica novamente.
A area de bioinformatica alem de nao pagar bem, nao tem perspectiva nenhuma de crescimento, geralmente se trabalha em grupos de poucas pessoas e um chefe de laboratorio que nao entende nada de computacao. Todo esse tempo trabalhando com bioinformatica so participei de um projeto grande os outros anos eu me senti um verdadeiro pasteleiro.
Acho que pra quem esta comecando talvez seja interessante mas depois de um tempo nao tem tanto desafio e como profissional de informatica eu quero crescer na minha area.

Aqui tem uns papers que eu participei como co-autor que foram publicados nos USA, so pra vc ter uma ideia do trabalho que eu fazia.

Você está mais pra área médica do que pra computação.
Eu to em assim também :)… abrangendo câncer de próstata, genético-fuzzy e (ano que vem espero) rna, svm, data minning e uma base de 16 mb de arquivos de texto (fica lento em qualquer pc :().

[quote=Andre Brito]Você está mais pra área médica do que pra computação.
Eu to em assim também :)… abrangendo câncer de próstata, genético-fuzzy e (ano que vem espero) rna, svm, data minning e uma base de 16 mb de arquivos de texto (fica lento em qualquer pc :().[/quote]

Sim, na verdade eu estava trabalhando num instuto de pesquisa sobre cancer num projeto em conjunto com USP, UNICAMP, etc etc depois fui pra EPM e depois pra area de pesquisa de um hospital voltado ao tratamento de cancer. Nisso la se foram 6 anos na area de pesquisa.

16mb nao eh tao grande hehehe, baixa os bancos de dados (texto) do NCBI pra vc ver hehehe

//Daniel

eu acho excelente :wink: , a tecnologia deve servir à sociedade em todos os aspectos possíveis. Vale lembrar que a informática não foi criada exclusivamente para fins comerciais ( aliás, posso estar enganado mas ela levou um tempo para ter esse objetivo). Portanto, na sua condição de ferramenta, é válido aplicá-la nas mais diversas áreas do conhecimento. Na área médica temos a informática biomédica e bioinformática, com geografia temos o geoprocessamento, GIS… se juntar com adm e negócios temos a análise de sistemas, se juntar com engenharia dá Controle e Automação, e por aí vai…

bem legais seus trabalhos, isso pode te abrir portas no futuro, mesmo em empresas voltadas a sistemas comerciais :wink: