Eu vejo o contrário, não se pode obrigar todos a mudarem seus hábitos, o sistema tem que se adaptar e convientizar os usuário que exitem diferenças.
Até há muito pouco tempo, o investimento das equipes que desenvolvem os desktop linux em facilidades, ergonomia, praticidade, eram bem pequenos, poruqe sempre foram desenvolvidos por nerds idiotas quem usavam fluxbox e achando que tudo fora isso era coisa de viado.
Com o aumento do investimentos de grandes empresas isso mudou bastante, e ainda tem muito, muito mesmo para mudar. O ubuntu não é hoje o que foi o windows 98, uso linux desde 98 e posso falar com conhecimento que o desktop linux ainda é muito ruim. Pra, e pra vcs, todos nerds que adoram perder a vida ne frente dessas máquinas aqui, nos viramos muito bem e achamos tudo fácil… agora pega sua tia, sua avó, sua empregado, seu carteiro, e coloca ele na frente de um desktop linux, é frustante.
Mas tbm acredito que isso vai melhorar ainda mais… mas acredito muito que a Apple não vai ficar de fora dessa briga não, e muita coisa pode mudar em relação a isso tbm, pois uma popularização das máquinas intel based novas da Apple seria um desastre pro linux tbm, não só pro Windows.
Hoje se uma máquina Apple fosse pelo menos uns 30% mais baratas aqui no Brasil, eu copraria uma e tenho certeza que por muitos anos não iria mais querer saber de linux, de windows, nada dessas porcarias “ultrapassadas”.
É por ai o caminho…!