Andrew Morton um dos principais mantenedores do kernel 2.6 do linux foi contratado e agora faz parte da equipe do Google. Sua participação no no desenvolvimento kernel vai continuar a mesma, sem diminuir sua participação.
O q eu ouvi dizer sobre o Google x SO é q tem um movimento para fazer com q a web se torne um escritório para o usuário. Seria como se através de um “browser” vc tivesse um escritório portável… vc conseguirá acessar sua “mesa” com suas ferramentas seja onde vc estiver.
Imagine o ambiente:
Vc acessa seu SO, como sempre faz. Em seguida, acessa a internet e clica no ícone GoogleSO q direciona vc num SO somente seu, totalmente personalizável no google.
Vc passa a usar o GoogleSO como seu ambiente operacional. Tudo o q vc faz hoje na sua casa vc passa a fazer com o GoogleSO.
Quando eu tinha uns 12 anos eu ouvia falar nessa historia (ainda antes do google). De que a bbs seria tao rapida que vc nao precisaria de hd. o Seu hd ficaria la. Ai depois de um tempo veio o filme Johny Mnemonic, se lembram? Fiquem encantado com aquilo misturando com essa historia… o problema da privacidade dos dados que estao nesses servidores absurdos…
Fico imaginando um país como o Brasil, onde os escritórios (fora das capitais) se conectam apenas para baixar email e pagar contas, as escolas públicas que não tem internet, e por ai vai, vão fazer o que na era 100% conectado? já tem gente querendo acabar com o office até hehehe
Creio que não vai ir tão longe assim, mas creio que terá algo parecido com a extenção para o FireFox que mantem os teus bookmarks, histórico, entre outras coisas “sincronizadas”, basta ir em qualquer FireFox com esta extensão instalada e boa já tens o teu FireFox igualzinho em todo lado… agora de um browser a us OS é outra história…
Acho que em termos de “preferências”, configurações, aspectos, atalhos, estas coisas sim… agora um HD… hui… quero ver quando eu quiser jogar um jogo de 4gb como q vai ser
Por outro lado eu particularmente, até instalei esta extensão do firefox para ver como era, e quando vi que o google armazenava tudo, desinstalei logo e perdi o interesse, não tou afim de que “alguem” fique com o meu histórico e bookmarks, ai sim até sinto a sensão de que alguém esta constantemente vendo o que estou fazendo na net…
Por isso acho que eles não podem ir tão longe, que caras esquisitos como eu tem aos montes… e lógico que este tipo de informação é preciso para eles que sabem usar isto e fazer dinheiro com isto.
Mas o que eu espero mesmo é um grande avanço no Linux, um super melhoria do Ubuntu, a ponto de virar o OS padrão do mundo, isto é que seria bom, onde as grandes empresas como Adobe, Macromedia, Corel, e até a MS:twisted: , fizessem programas para Linux… ai ninguem segura o pinguim :lol:
Seria muito melhor se eles investissem em fazer um OS tão popular quanto o XP para desktop, e de preferencia mais rápido e amigável.
O que não permite que o Linux deslanche, na minha opinião, são os usuários de desktop que não estão abituados a usar o Linux.
A instalação do linux esta muito melhor, mas poderia melhorar um pouco mais, para ganhar os mesmos usuários de XP.
O negócio tem que chegar aos leigos, senão a coisa não anda.
É claro que existem alguns aplicativos que ainda fazem falta no Linux tais como:
Editor de Filmes (Pinnacle Studio)
Autocad
(se alguém souber da existência de alguns desses me avisa, to precisando )
Acho que o Google tem tudo para dar esse toque final que o Linux precisa, ainda mais com a galera que eles tem usando Orkut, Gmail, GoogleWorld, etc - é só fazer o marketing e pronto.
Eu vejo o contrário, não se pode obrigar todos a mudarem seus hábitos, o sistema tem que se adaptar e convientizar os usuário que exitem diferenças.
Até há muito pouco tempo, o investimento das equipes que desenvolvem os desktop linux em facilidades, ergonomia, praticidade, eram bem pequenos, poruqe sempre foram desenvolvidos por nerds idiotas quem usavam fluxbox e achando que tudo fora isso era coisa de viado.
Com o aumento do investimentos de grandes empresas isso mudou bastante, e ainda tem muito, muito mesmo para mudar. O ubuntu não é hoje o que foi o windows 98, uso linux desde 98 e posso falar com conhecimento que o desktop linux ainda é muito ruim. Pra, e pra vcs, todos nerds que adoram perder a vida ne frente dessas máquinas aqui, nos viramos muito bem e achamos tudo fácil… agora pega sua tia, sua avó, sua empregado, seu carteiro, e coloca ele na frente de um desktop linux, é frustante.
Mas tbm acredito que isso vai melhorar ainda mais… mas acredito muito que a Apple não vai ficar de fora dessa briga não, e muita coisa pode mudar em relação a isso tbm, pois uma popularização das máquinas intel based novas da Apple seria um desastre pro linux tbm, não só pro Windows.
Hoje se uma máquina Apple fosse pelo menos uns 30% mais baratas aqui no Brasil, eu copraria uma e tenho certeza que por muitos anos não iria mais querer saber de linux, de windows, nada dessas porcarias “ultrapassadas”.
[quote] É claro que existem alguns aplicativos que ainda fazem falta no Linux tais como:
Autocad
(se alguém souber da existência de alguns desses me avisa, to precisando )[/quote]
Bom, existe o QCad, que eu já usei tem bastante tempo no meu 1o ano de engenharia e que eu sinceramente não lembro se possui formato compatível com o AutoCad: http://www.ribbonsoft.com/qcad.html
Espero que seja útil pra você, Sandro. Pelas informações que eu tinha de tempos atrás, ele é bem parecido com o AutoCad mesmo.
Quem ganha com isso, com certeza, é o Java! Pode vir, Linux, Windows, GoogleOS, etc… a gente ganha mais plataformas de suporte e assim, mais opções aos usuários finais.
Eu trabalho na área móvel, e a gente tem muita vontagem com o PalmOS, que apesar de se horrível, é bem mais barato que o Pocket PC ou Windows Mobile ( ambos da MS ). Infelizmente a PalmOne vai para de fazê-lo.
[quote=Sandro.Santos]É claro que existem alguns aplicativos que ainda fazem falta no Linux tais como:
Autocad
[/quote]
Aplicativos específicos como esses ao meu ver não são os responsáveis por uma não popularização do Linux, até porque são pouquíssimos usados por usuários domésticos ou que não trabalhem diretamente em áreas que usem essas ferramentas. Eu mesmo nunca precisei desse tipo de aplicativo, então acredito que muito menos gente que eu vá precisar.
Cuidado porque há coisas que a gente não precisa mas que são absolutamente fundamentais.
Some o número de engenheiros de projeto com o de arquitetos mais desenhistas projetistas você chegará a um número tão grande que justifica porque tantas empresas lançam softwares nesta área. O AutoCad é um dos softwares mais antigos e mais importantes em uso no ambiente dos micros.
Será baseado em linux agora, o que eu acho até melhor pra nós que desenvolvemos em Java.[/quote]
Luiz, sim, vai vir o Linux móvel, porém a Palm já anunciou alianças com a Microsoft… logo teremos Palms com Windows Mobile. E o Linux ainda vai ter que ganhar a confiança nessa área que é dominada por Palms e Pocket PCs. A briga tb vai ser boa nos móveis.
Pois é. Quem usa o MacOS adora ( ouço falar muito bem dele ). Mas parece que ele tem fama na produção gráfica.
Infelizmente a Apple não se interessa muito nos desktops da arquitetura pc… seria interessante o MacOS entrando na briga com Win e Linux p/ “causar” um pouco, hehehe.
Para quem se interessa também tem o Solaris da Sun, mas parece que é direcionado para máquinas da Sun mesmo.
[quote=celsocrivelaro]Pois é. Quem usa o MacOS adora ( ouço falar muito bem dele ). Mas parece que ele tem fama na produção gráfica.
Infelizmente a Apple não se interessa muito nos desktops da arquitetura pc… seria interessante o MacOS entrando na briga com Win e Linux p/ “causar” um pouco, hehehe.
Para quem se interessa também tem o Solaris da Sun, mas parece que é direcionado para máquinas da Sun mesmo.
[ ]s
Celso[/quote]
Com o OS X agora rodando em arquitetura Intel, creio que isso vai mudar um pouco, to calculando de lá pro começo do ano que vem, já ter preços melhores pra essas máquinas novas da Apple com processadores Intel.
Isso da privacidade é um problema, mas não tão grave assim para muitas empresas.Dados confidenciais são restritos até mesmo nas empresas de onde são provenientes, mas a web abre um caminho para 90% deles…
Um SO WEB parrudo é questão de tempo, ainda mais com a popularização de discos SSD (Solid State Disk) , compostos de memória flash NAND (velocidade de escrita e de leitura rápida), o que permitirá um aumento na capacidade dos servidores e baixa de consumo. Acreditem, boa parte do parque de hosts nos EUA não cresce devido ao consumo de energia.Um disco SSD consome entre 0,2e 0,5 Wh(Watt-Hora), e um equivalente HD normal, 10Wh.O preço ainda é proibitivo(800 dólares o de 32GB e 1500 o de 64GB), mas deve cair muito mais com a entrada de um parque de produção da Samsung.