To tentando criar um joguinho de tetris pra jogar na net… Soh q naum sei como faço pra mover os objetos na tela…
Alguem pode me ajudar? Talves um exmplo?
Grato
Theze
email: theze86@yahoo.com.br
To tentando criar um joguinho de tetris pra jogar na net… Soh q naum sei como faço pra mover os objetos na tela…
Alguem pode me ajudar? Talves um exmplo?
Grato
Theze
email: theze86@yahoo.com.br
Humm…dificil de responder tua pergunta. Não sei o que tu está utilizando :?: :!: :?:
Mas se tu quer movimentar as coisas pela teclado tu vai precisar utilizar keyListener();
Se você quiser fazer joguinhos simples em Java, procure no Google que você vai encontrar milhares de tutoriais prontos, explicando passo a passo.
Agora, respondendo à sua pergunta, movimentar objetos na tela funciona segundo o mesmo princípio dos desenhos animados: desenhe várias telas, com pequenas diferenças, e exiba uma atrás da outra sequencialmente. Se você desenhou as telas corretamente, e passar as imagens rápido o bastante, vai parecer que os objetos na tela estão se movendo.
Em Java, isso quer dizer o seguinte: você deve saber a localização de cada objeto na tela, e sua velocidade. Você os desenhará na tela, e depois calculará a nova posição de cada objeto. Após um certo tempo, você limpará a tela, e a redesenhará com os objetos nas novas posições, calculando suas posições seguintes. E assim vai, num loop contínuo interrompido só quando o jogo acabar. Quanto tempo entre uma tela e outra e você que vai determinar, mas desenhos animados costumam usar 24 telas por segundo, e acredito que até 12 telas por segundo ainda se obtém uma movimentação razoavelmente fluida. Se bem que Tetris pode permitir que essa velocidade de atualização mude conforme o jogo vai ficando mais difícil.
O algoritmo fica assim:
Entrada: nada
Saída: nada
Algoritmo: atualizarTela
Enquanto o jogo não acabar
desenhar objetos na tela;
processar input do usuário;
calcular as novas posições dos objetos;
Fim Enquanto;
Procure tutoriais na Internet que eles lhe explicarão os detalhes direitinho.
Até mais,
Valeu feras…
Theze