Mas esse não é o recurso que falo, o ponto e vírgula inteligente(que não vem ativado por padrão) é assim: vc pode estar digitando em qualquer parte da linha e se não tiver ponto e vírgula no fim da linha é só vc digitar ; que é automaticamente colocado no fim da linha.
Po!! Eu pensei que tu dava ENTER e ele colocava o ;
EDIT: testei isso aqui, até que é legalzinho, mas não vejo muita utilidade
É verdade que o IDEA é muito bom, eu pessoalmente gosto muito.
Mas é verdade também que tem muita hype também. É cool, legal, ágil, diferente, moderno… usar o IDEA, e tem muita gente que usa ele por causa disso. A grande diferença entre o eclipse e o IDEA (atual) é a parte WEB (WTP ninguém merece) e os keystrokes.
O editor de código, eu diria que o do eclipse é até melhor, pelo menos eu gosto mais.
O IDEA têm mais refactories, mas os que não têm no Eclipse não são tão populares assim… Mas o fato de você renomear um classe ou metodo ou attributo no Java e ele mudar no JSP e XMLs é beeeem legal.
Bem, essa é minha opnião.[/quote]
Aproveitando a deixa do “mágico Intellij”
Exemplo:
No teste de uma determinada classe crio um mock (EasyMock) do método “abc()”
Method[] metodo = new Method[]{ClasseA.class.getMethod("abc")};
ClasseA objetoA = createMock(ClasseA.class, metodo);
observem que o método é identificado por uma String.
No caso de um refactoring do metodo “abc()” para “def()” Intellij identifica que este método foi renomeado e muda também a String.
Isso sem contar o preenchimento automático que ele pode realizar com "Ctrl+Shift"
Exemplo:
A “ClasseA” já existe no projeto.
Caso eu deseje instanciá-la digito:
Cl “Ctrl+Barra” (oferece o nome da classe ou interface)
ClasseA c “Ctrl+Barra” (oferece o nome do objeto)
ClasseA classeA = new “Ctrl+Shift+Barra”(oferece qual será instanciada e coloca o ; )
ClasseA classeA = new ClasseA(); (se houver parâmetros para o construtor ele possiona o cursor dentro dos parênteses)
isso é muito bom!!!
O editor do IDEA não vi igual. É muito intuitivo! Acho ele mais rápido que o Eclipse, só que ele come mais memória. Ele te da a possibilidade de guardar/visualizar as diferenças do arquivo antigo diretamente pela IDE. Tipo:
Arquivo original:
A a = new A();
Arquivo modificado:
A a = new A(“blabla”);
No canto esquerdo do editor vai ficar uma marca nessa linha, se tu posicionar o mouse sobre a marca, aparecerá “A a = new A();” e a opcao de voltar ao que era.
Mais:
- javascript;
- varios plugins;
- xml(autocomplete e guarda nomes de tags para poder dar Ctrl+Space);
- editor html;
- Le arquivos DTDs e ja valida xmls e htmls;
- Bastante opcoes de refactory;
- Muitas outras facilidades que nao me lembro aqui agora.