Anunciadas as novidades do IntelliJ IDEA 6.0 e o TeamCity

A JetBrais está anunciando as novas funcionalidades da sua IDE Java, o IntelliJ IDEA e do servidor para facilitação de trabalhos em grupo TeamCity. Entre as novidades da IDE estão:

:arrow: Suporte completo para desenvolvimento web usando o Java EE 5, com EJB 3.0 e Google Web Toolkit
:arrow: Melhoras no editor de aplicações desktop baseadas em Swing
:arrow: Melhoras nos trabalhos em grupo com a adição do TeamCity, uma ferramenta que facilita a integração contínua, controle de versão e até mesmo a comunicação entre os times.

Para uma lista completa das novas funcionalidades, visite -> What’s New in IntelliJ IDEA 6.0

Olá

Vejam principalmente o vídeo no 2o link de:
http://www.guj.com.br/posts/list/37148.java#197144

[]s
Luca

O IntelliJ IDEA é uma IDE dos sonhos de qualquer pessoa… pena que é ridiculamente cara para nós do brasil…

Porem acredito que valha a pena… mas com certeza nao investiria 500 dolares do meu bolso…

Alguem ae trabalha em alguma empresa que usa essa IDE ?

O TeamCity é bem interessante, você pode conversar com a equipe, de forma fácil pode ver o código que o colega está com dúvida entre outras coisas.

[quote=chun]O IntelliJ IDEA é uma IDE dos sonhos de qualquer pessoa… pena que é ridiculamente cara para nós do brasil…

Porem acredito que valha a pena… mas com certeza nao investiria 500 dolares do meu bolso… [/quote]
Personal License
New User Price $249
Upgrade Price $149

Personal license allows for
:arrow: Unlimited access to technical support via e-mail.
:arrow: Bug fix updates and minor releases at no additional cost.
:arrow: 40% off the full license price when upgrading to future major releases.

Em quantas horas vc paga isso hein? :smiley: :smiley: :smiley:

Olá

A licença do IntelliJ IDEA 5.1 que deveria ser adquirida é a Commercial

New User Price $499
Upgrade Price $299

A verdade é que depois que se sai do mundinho Microsoft em que poucos pagam e a maioria pirateia, duas coisas nos deixam com vergonha: piratear software e pagar por software. :lol:

PS: Eu adorei o vídeo. Não entendi porque não gostaram.

[]s
Luca

A pergunta é:

Alguem aqui usa no dia a dia ?

[quote=chun]O IntelliJ IDEA é uma IDE dos sonhos de qualquer pessoa… pena que é ridiculamente cara para nós do brasil…

Porem acredito que valha a pena… mas com certeza nao investiria 500 dolares do meu bolso…

Alguem ae trabalha em alguma empresa que usa essa IDE ?
[/quote]

• A empresa onde trabalho utiliza-o e nenhum dos programadores imagina em trocá-lo por uma outra IDE.

• Realmente o que pesa contra ele é seu alto custo, porém é um ótimo investimento.

Cara acho que essa é pra empresas, pra um desenvolvedor que queira adquirir o IDEA e usar como ferramenta padrão, ele compra a Personal, e vc pode ter multiplas instalações, desde que não estejam sendo usadas ao mesmo tempo. Ex. pode ter instalado no trabalho e em casa (notebook, pc).

Olá

Para uso apenas pessoal, isto é, para desenvolver aplicações para uso próprio que não pode vender para outros.

[]s
Lucal

Mas o que que esse IDEA tem de tão extraordinário? Só ouço falar que é produtivo, produtivo, produtivo, mas como assim produtivo? É melhor que Eclipse?

Cara me corrija se estiver enganado, mas creio que vc esta errado, a diferença básica entre as licensas é:

Commercial
:arrow: Per concurrent user licensing: Product is licensed per user. You can install IntelliJ IDEA on multiple machines, provided that a number of concurrent users never exceeds the number of purchased licenses.

Personal
http://www.jetbrains.com/idea/buy/personal_license.html

:arrow: Single User License: IntelliJ IDEA Personal License is only for individuals purchasing the license with their own funds and for their personal use. This license permits use of a fully-functional version of IntelliJ IDEA by a single person for commercial purposes.

1. GRANT OF LICENSE
    (a) Licensee may:

(i) install and use the version of the Software specified in the License Certificate on multiple computers and operating systems, provided that Licensee is the only user of the Software and that the Software is not used on more than one machine and (or) operating system at a time.

(b) Licensee may not:

(iii) use the License Key on different computers or operating systems at a time.

É o que eu disse, uma vc compra para vários usuários e outra apenas para seu próprio uso, não encotrei em nenhum lugar falando que não se pode desenvolver aplicação comerciais com a Personal, a diferente é de usuários mesmo, vc pode ter uma licensa Commercial pra 5 usuários por exemplo, enqaunto a Personal só pode ser usada em uma instancia por vez, nunca simultaneamente.

Digamos que o sono do Eclipse é ser um Idea :stuck_out_tongue:

Eu ainda nao uso, mas pretendo. Foi mais barato comprar o MyEclipse :?

]['s

Digamos que o sono do Eclipse é ser um Idea :stuck_out_tongue:

Eu ainda nao uso, mas pretendo. Foi mais barato comprar o MyEclipse :?

]['s [/quote]

Então Fábio (?), é isso que eu sempre ouço. IDEA é bom porque é bom, e isto acontece por sua vez, por que ele é bom, o que se explica pelo fato de ele ser bom.

Eu já bizoiei ele uma vez e sei lá, de cara o eclipse é mais assustador. De cara o IDEA me pareceu um primo do Netbeans…

[quote=renato3110]Então Fábio (?), é isso que eu sempre ouço. IDEA é bom porque é bom, e isto acontece por sua vez, por que ele é bom, o que se explica pelo fato de ele ser bom.

Eu já bizoiei ele uma vez e sei lá, de cara o eclipse é mais assustador. De cara o IDEA me pareceu um primo do Netbeans…[/quote]

Mas ja usou po algum tempo? Tem que usar pra entender nao da pra descrever hehe.
Agora uma coisa tu deve imaginar neh se todo mundo que usa diz que é bom algo de bom deve ter mesmo neh.

]['s

Então só posso concluir que o IDEA é simplesmente… mágico :smiley:

É verdade que o IDEA é muito bom, eu pessoalmente gosto muito.

Mas é verdade também que tem muita hype também. É cool, legal, ágil, diferente, moderno… usar o IDEA, e tem muita gente que usa ele por causa disso. A grande diferença entre o eclipse e o IDEA (atual) é a parte WEB (WTP ninguém merece) e os keystrokes.

O editor de código, eu diria que o do eclipse é até melhor, pelo menos eu gosto mais.

O IDEA têm mais refactories, mas os que não têm no Eclipse não são tão populares assim… Mas o fato de você renomear um classe ou metodo ou attributo no Java e ele mudar no JSP e XMLs é beeeem legal.

Bem, essa é minha opnião.

Mas esse lance de renomear é do IDEA ou do Eclipse?

Eu sempre achei aquela lista de refactorings do Eclipse muito pequena, e não sei se é asneira mas sempre achei que é aquele tipo de coisa customizável, comum, mais ou menos como se faz com os templates de códigos. Eu sempre achei que tu tinha que poder ir lá e mandar um “new refactoring…” e criar seu próprio ou importar…

Eu acho que o Eclipse tem isso agora não tem? Parece que dá pra criar um refactoring usando scripts…

Bom eu dei uma olhada, parece que não dá pra criar refactoring, só se trabalha com os existentes… :frowning:

Eu uso o eclipse por 1 único motivo: O eclipse tem uma coisa única, nenhum outro editor de nenhuma outra línguagem tem, o ponto e vírgua inteligente. Eu até sugeri pros caras do Intellij colocarem tb. Pequenas coisas como essa que dão prazer ao digitar código é que me satisfazem.

O IntelliJ tem isso. Se nao me engano, Ctrl-Shift-Space e Ctrl-Alt-Shift-Space completam a linha inteira.

Alias, alguem pediu por um exemplo de empresa onde todo mundo usa IntelliJ: