AOP e AspectJ Realmente tem Futuro?

Estou começando a entrar no mundo da Orientação a Aspectos com AspectJ.

Porém gostaria de ver a opinião de vocês se vale investir nele, e contrur um sistema inteiro com AspectJ?
Realmente a coisa é poderosa, mas o meu medo é que de uma hora pra outra a tecnologia entre em desuso, e eu ficar sem suporte.

AspectJ para NetBeans não funca com a Versão 5.5, e AspectJ não é compativel com Java 6.0 (Vai ser Algum dia???) apenas com abaixo de 5.0.

Então? Mergulho ou não?

Olá

AOP tem muita utilidade. Aconselho ler o manual de referência do spring para ver como AOP pode ser útil.

O Spring usa AspectJ e o cara que desenvolveu o AspectJ trabalha no Spring.

[]s
Luca

AOP é bem interessante. Posso te garantir que já está sendo muito usado no mercado. O spring tem muitos serviços implementados em aspectos.

Agora a respeito do aspectj, acho que é apenas uma ferramenta. AOP não está relacionado com aspectj. Existe vários frameworks para trabalhar com AOP.

Resumindo: Vale muito a pena estudar AOP.

O que me deixou decepcionado é o seguinte:

1 - AspectJ só rola até o Java 5
2 - Não há suporte a AspectJ no NetBeans a partrir da versão 5.0

Sei que há outras alternativas, mas AspectJ tornou-se um padrão praticamente.

O que eu tenho medo é de ter que ficar preso a uma IDE e a uma versão do Java (5 neste caso)

Olá

Esqueça AspectJ, use o Spring

[]s
Luca

[quote=EderBaum]O que me deixou decepcionado é o seguinte:

1 - AspectJ só rola até o Java 5
2 - Não há suporte a AspectJ no NetBeans a partrir da versão 5.0

Sei que há outras alternativas, mas AspectJ tornou-se um padrão praticamente.

O que eu tenho medo é de ter que ficar preso a uma IDE e a uma versão do Java (5 neste caso)[/quote]
AspectJ se baixar uma versão de desenvolvimento ja tem suporte a Java 6, o que quer dizer que em algum momento no futuro vai sair um release oficial :smiley:

quanto ao netbeans …
larga dele e usa ou o eclipse ou o IDEA :smiley: