AOP vs Annotations

Olá pessoal, estou pesquisando (novamente) sobre AOP, e depois de rodar pelo GUJ e pela net percebi que a maioria dos tópicos é da época que eu andei pesquisando da primeira vez (2004) e acabei não usando na prática.
Estava procurando pelo fórum e encontrei essa resposta do cv nesse tópico http://www.guj.com.br/posts/list/3327.java

[quote=cv]Acho que o mais importante, Richardson, é conhecer os conceitos do AOP, e entender como aplicá-los para resolver a maior quantidade possível de problemas - o que não é nada fácil depois que vc passa do básico (logging, caching, etc).
[/quote]

A minha dúvida é exatamente com relação a isso, sobre onde usar AOP fora logging e controle de acesso. E outra, muitas das “tarefinhas” que antes eu poderia usar aspecto para através da assinatura, ou de um registro no banco/xml eu interceptar um método, agora posso usar anotações… e ver, se estiver anotado, faz isso ou aquilo. E esse meu interceptador fica num lugar só, e não espalhado por toda parte do meu código, o que aparentemente igualaria a vantagem do aspecto :?

Eu queria saber de quem usa aspecto, ou de quem sabe mais do que eu (leia-se qualquer um :mrgreen: ), no que ele está sendo usado, fora os exemplos básicos de logging e controle de acesso.

É isso aí pessoal, obrigado.

Exemplos novos: injeções de dependência, remotabilidade transparente, transacionalidade e injeção de interfaces/classes de apoio dos frameworks em POJOs/JavaBeans.

Sua afirmação é meio destorcida. As anotações servem pra identificar os pointcuts. Os aspectos continuam sendo necessários para implementar a funcionalidade que você quer ou interceptar um método.

[quote=mister__m]
Sua afirmação é meio destorcida. As anotações servem pra identificar os pointcuts. Os aspectos continuam sendo necessários para implementar a funcionalidade que você quer ou interceptar um método.[/quote]

Sim, concordo, acabei sendo simplista demais ao tentar expressar o que eu queria, mas o importante é que mesmo assim você entendeu :smiley:
realmente eu estava me referindo aos pointcuts, mas para casos mais gerais, aquilo que era feito em aspecto pode ser feito em “Java puro” de uma forma muito mais simples hoje em dia.

Mas agora sobre as dicas que voce passou a injeção de dependencia, transação e injeção de interfaces eu já conhecia, agora a romatabilidade transparente realmente eu não lembrava, apesar de já ter lido algo a respeito há algum tempo, me fugiu da memória esse exemplo, e talvez seja o que mais vai ser útil para mim…

Valeu mister__m!