Aos que trabalham com Java [RESOLVIDO]

Boa tarde pessoal,

Em primeiro lugar gostaria de me desculpar caso está minha dúvida não tenha nada ver com o forúm.
Bom minha dúvida é o seguinte: Programo em Java a pouco tempo, na escola onde faço meu curso técnico nós construi-mos GUI com a IDE Netbeans, só que eu (opião própria me corrijam caso esteja falando besteira) acho que construir um JFrame de cadastro de usuários usando o Netbeans é facíl, porém quando temos que desenvolver telas complexas eu acho díficil gerenciar o layout com a IDE e faço a GUI na linha de código (que aprendir vendo os exemplos de vocês aqui do forúm). Minha dúvida é, vocês que tabalham com Java constroem GUI com uma IDE ou linha de código, perguntei isto para vários professores do meu curso técnico, entretando, recebir respostas variadas, tais como: “faça tudo no código…”, “faça tudo no visual, a IDE é pra isto…”, “Depende do que você for fazer…”, “Faça no visual e set o layout no código…” Nesta última resposta eu fiquei pensando se é para settar o layout no código, então vou usar a IDE só para instanciar os objetos (isto não seria perda de tempo)…

Se está minha pergunta não for ignorante e alguém puder me ajudar, eu agradeço.

realmente vai depender do que você quer…a IDE ajuda sim a desenvolver a sua GUI…porém gerando um código “cabuloso” que vai dificultar sua vida quando tiver que mudar/melhorar/adicionar/remover algo…

[quote=InicianteJavaHenrique]Boa tarde pessoal,

Em primeiro lugar gostaria de me desculpar caso está minha dúvida não tenha nada ver com o forúm.
Bom minha dúvida é o seguinte: Programo em Java a pouco tempo, na escola onde faço meu curso técnico nós construi-mos GUI com a IDE Netbeans, só que eu (opião própria me corrijam caso esteja falando besteira) acho que construir um JFrame de cadastro de usuários usando o Netbeans é facíl, porém quando temos que desenvolver telas complexas eu acho díficil gerenciar o layout com a IDE e faço a GUI na linha de código (que aprendir vendo os exemplos de vocês aqui do forúm). Minha dúvida é, vocês que tabalham com Java constroem GUI com uma IDE ou linha de código, perguntei isto para vários professores do meu curso técnico, entretando, recebir respostas variadas, tais como: “faça tudo no código…”, “faça tudo no visual, a IDE é pra isto…”, “Depende do que você for fazer…”, “Faça no visual e set o layout no código…” Nesta última resposta eu fiquei pensando se é para settar o layout no código, então vou usar a IDE só para instanciar os objetos (isto não seria perda de tempo)…

Se está minha pergunta não for ignorante e alguém puder me ajudar, eu agradeço.[/quote]

Bom eu trabalho com Java para Web é onde Java realmente é utilizado, mas se você perguntar pra lina que trabalha com Java para Desktop ela até pode responder melhor do que eu.

Gerar código com a IDE é bom, é fácil para criar coisas simples, mas o código gerado é uma porcaria, no caso de Java Web até tem muitos plugins que facilitam criar a tela, mas particularmente eu raramente os uso.

O Netbeans é legal no começo, mas uma vez que você acostuma com o Eclipse na minha opinião eu não consigo mais usar outra IDE.

Quanto se é melhor usar o visual dos IDEs ou não há quem defenda e há quem não defenda, fazendo um código limpo e “entendível”, fácil para dar manutanção e etc, não importa como você fez, só não deixe nomes bizarros como componentButton1,2,3, etc…

O mercado de java Desktop é bem restrito, diria até, mínimo, se comparado à .NET (VB.NET e C#) e à tecnologias não tão novas, como Delphi.
Java tem sido mais utilizado em ambiente web, por isto, acredito que tanto faz onde e como você cria, se, quando for trabalhar com isto, terá mesmo que aprender jsp, jsf e demais frameworks.
O conhecimento do código ajuda a resolver problemas criados pelo drag and drop do netbeans, a corrigir detalhes da tela e, ainda, melhorar a aparência e estabilidade do aplicativo.

Eu crio o layout na unha… na verdade eu tenho uma estrutura de layout… onde quando vou criar uma nova tela… eu gero uma classe que herda da classe padrão que tem toda a estrutura… então assim não presciso me preocupar em modelar tudo de novo cada telinha criada… so me preocupo de criar os campos para inserção dos dados… o resto, como botões de salvar, excluir, tabela para listar registros… está tudo na estrutura pai.

Concordo com que alguns citaram acima… é fácil fazer pelo visual da IDE… o problema é o código gerado… vira uma sopa… depois haja paciência para fazer alguma manutenção na tela ou alteração via código…

Mas tudo depende…se for construir algo não muito grande…que não envolva muitas classes…até valeria a pena…

[quote=Eduardo Bregaida]
Bom eu trabalho com Java para Web é onde Java realmente é utilizado, mas se você perguntar pra lina que trabalha com Java para Desktop ela até pode responder melhor do que eu.

Gerar código com a IDE é bom, é fácil para criar coisas simples, mas o código gerado é uma porcaria, no caso de Java Web até tem muitos plugins que facilitam criar a tela, mas particularmente eu raramente os uso.

O Netbeans é legal no começo, mas uma vez que você acostuma com o Eclipse na minha opinião eu não consigo mais usar outra IDE.

Quanto se é melhor usar o visual dos IDEs ou não há quem defenda e há quem não defenda, fazendo um código limpo e “entendível”, fácil para dar manutanção e etc, não importa como você fez, só não deixe nomes bizarros como componentButton1,2,3, etc…
8) [/quote]

Oi,

Dando nome aos bois:

Podemos definir Eclipse e Netbeans como IDE. O Eclipse lhe dá a possibilidade de instalar um plugin chamado VE (Visual Editor), no qual é responsável por controlar a sua parte gráfica. Por sua vez o Netbeans já contem um plugin acoplado em sua instalação. Logo, pode-se desfrutar deste plugin sem instalar absolutamente nada.

Ambas as IDE utilizam linhas de código, e mesmo usando plugins adequados para Visual, possibilitam a alteração de seu código.

Aconselho de inicio, usar uma IDE sem a utilização de um Plugin Visual. Porque? Para que você aprenda exatamente o que cada comando faz e para que o mesmo irá lhe servir.

Após muito “treino” e após já saber muito, utilizar um Plugin Visual não é má ideia. Muito pelo contrário, isso ajudará em questão de agilidade na hora de montar suas telas. Claro, o código gerado não é lá essas coisas, porém nada lhe impedira de modifica-lo.

Tchauzin!

[quote=drsmachado]O mercado de java Desktop é bem restrito, diria até, mínimo, se comparado à .NET (VB.NET e C#) e à tecnologias não tão novas, como Delphi.
Java tem sido mais utilizado em ambiente web, por isto, acredito que tanto faz onde e como você cria, se, quando for trabalhar com isto, terá mesmo que aprender jsp, jsf e demais frameworks.
O conhecimento do código ajuda a resolver problemas criados pelo drag and drop do netbeans, a corrigir detalhes da tela e, ainda, melhorar a aparência e estabilidade do aplicativo.[/quote]

Muito obrigado a todos pelo esclarecimento, vou utilizar linha de código e VE sempre visando viabilidade…
Só mais uma dúvida quanto ao trecho citado. Pq? o Java não é muito melhor de se trabalhar porque é gratutito, multiplataforma e (até pelas questões de O.O) do que o VB.NET (utilizo ele com orientação a eventos, não sei como se faz nesta linguagem O.O, dizem que é diferente e mais difícil do que no Java O.O no VB.NET), C# e Delfi não sei mas o VB.NET não é só fácil de fazer visual, mas não funcional? :?: :?: :?: