Apache and NetBeans 9.0 (Oracle abandonou a IDE)

O que vocês acham dessa transição da IDE da Oracle para a Apache ?

Fonte: https://blogs.oracle.com/geertjan/netbeans-and-apache-part-2
Netbeans 9.0 Apache: http://netbeans.apache.org/download/index.html

1 curtida

Faz 10 anos que não uso NB, logo, não me importa.
Nunca vi nenhuma empresa usando NB no mercado, logo, não me importa.

3 curtidas

Conheço algumas empresas que utilizam, porém não é regra, o desenvolvedor tem livre arbítrio para escolher qual IDE ele quer utilizar, NetBeans, Eclipse, Intellij o único apontamento de regra é que o objetivo final do projeto seja alcançado!

1 curtida

Eu não uso e não me importo.

1 curtida

Também nunca vi essa zona, pelo menos em grandes empresas, deve rolar mais em empresinhas descoladas.

Só não venha a pessoa querer pedir ajuda de como fazer tal coisa no Netbeans, vai ter que se virar com a escolha.

Acho boa a decisao da Oracle, já que poucas grandes empresas usam, não recebe bons investidores. E por outro lado não deixa essa sua escolha morrer.

3 curtidas

Tudo bem cara, já entendi seu posicionamento!
Se não se importa é só ignorar!

Sim, concorco com você!
Inclusive as empresas que conheço que trabalham desta forma são startups!

A Oracle está investindo pesado na própria IDE, o JDeveloper (particularmente, acho ruim, principalmente a versão 12c, muito complicada, mesmo em coisas para as quais foi desenvolvida, como o uso para desenvolver SOA/OSB).

Não conheço. Se esse JDeveloper foi feito em Swing, fora o que falou, deve ser tão ruim e pouco fluído como o Netbeans. Mas se Oracle ganha dinheiro com isso em algum pacote ou outra forma, acaba tendo que investir mais mesmo.

Até a versão 11g, existia o OEPE, um eclipse tunado para interagir com o weblogic e eu usava para desenvolvimento OSB. Agora migraram tudo pro JDeveloper, que antes só tinha o SOA propriamente dito.

Pô acabei de ver. Achei interessante e estou baixando agora. Sempre usei Netbeans e Eclipse para desenvolver em Java, Python, PHP, Html, entre outros. O Netbeans sempre teve uns bugs na sua inicialização, pois as vezes demorava muito para iniciar. Quando foi lançado o PHP 7 eles logo lançaram uma versão que vinha com suporte nativo antes do Eclipse. Também prefiro o utilizá-lo com Maven do que o Eclipse porque é muito mais simples de configurá-lo.

Há anos atrás a Adobe tinha um IDE muito interessante chamada de Flex para desenvolver sistemas, tinha tudo para ser o top dos devs multiplataforma na época de 2005/2006, mas acredito que o que a matou foi que ela utilizava utilizava a Flash Player para ser executada e aí já viu né, já nasceu respirando sob aparelhos. Depois de uns anos vi que a Adobe doou o Flex para a Apache e se não engano chegaram a lançar uma ferramenta chama Apache Flex, que eu acho que deveria ser um Flex sem as amarras do Flash, mas eu nem sei se isso realmente foi pra frente.

E agora vendo a Apache tomando conta do Netbeans só posso esperar que pelo menos mantenham o que ele já faz de bom.

Pra mim é só Eclipse e VS Code

Pra mim, IntelliJ.

JS é bom nele também? Pq no Eclipse é horrível (talvez tenha que baixar um plugin certo)

Te recomendo o WebStorm pra JS. Dá pra usar no IntelliJ, através de Plugins. Mas pra JS eu fico no VSCode mesmo, mas o autocomplete da JetBrains salva vidas em.

Eu estou estudando Angular e PrimeNG (PrimeFaces para Angular) no VS Code, o problema é que não tem autocomplete para os atributos/propriedades dos componentes do PrimeNG, ai tenho que realmente desenvolver com a doc aberta para saber o que usar.

Acho que isso tem mais a ver com o pessoal do PrimeNG desenvolver um plugin para o VS Code completar o código, não?

É bem complicado trabalhar sem autocomplete nos dias de hoje. Procure por IDEs mais potentes (como a WebStorm) que você terá menos dor de cabeça, IMO.

2 curtidas

Vou dar uma olhada nela, valeu!

1 curtida

Por nada :]