O primeiro branch estável do Apache Tomcat 7!
Abraço
ótima notícia.
Em termo de velocidade eu acredito que ele vença, já estou baixndo ele aqui.
opa! vamos la, usava a versao beta e n vi tantos bugs. achei ate mais rapido.
O tomcat 7 tinha vários bugs. Se vocês fuçarem no buzilla, verão que fui um dos que mais contribuí, principalmente no que diz respeito a integração do tomcat 7 com CDI.
Eu já estava utilizando a versão 7.0.5, mas com um patch que Mark disponibilizou para resolver um problema no bean manager (também indicado por mim).
Mark Thomas é um cara de mente aberta, sempre disposto a reconsiderar suas interpretações sobre especificações, principalmente a da Servlet 3.0.
Bom, entre várias coisas, finalmente teremos suporte à EL 2.2 no tomcat!
Só para vocês ficarem cientes: antes de dar como estável esta versão, Mark substituiu o tomcat 6.0.29 do Bugzilla com a nova versão. Um ótimo teste, não é mesmo? Também confirmo o suporte perfeito desta versão com o Eclipse 3.6.1.
Abraço
Havia um problema na implementação da especificação Servlet 3.0 (na 2.5 também) no qual os request listeners não eram disparados quando o tomcat direcionava para a página de login ou qualquer outra página definida no web.xml (de erro, de rolel inválido, etc). Era o famoso erro NO ACTIVE CONTEXT FOR REQUEST. Esse problema só atrapalhava quem usava CDI, impossibilitando seu uso. Agora, ele não existe mais (a partir da versão 7.0.5), mas confesso que foi uma luta, pois Mark acreditava que isso era responsabilidade da implementação CDI, mas quem implementou no tomcat dizia que era um problema na forma com que a especificação que versa sobre Servlet foi implementada pela equipe do Tomcat.
Quando estava tudo perfeito, houve um problema no BeanManager, que foi corrigido nesta versão.
Então, mais uma vez: esta versão está redonda.
Finalmente!! Ótima notícia!
excelente noticia. vamos ver como ele se comporta frente ao jetty 8
legal… vamos aos testes
Testei com uma aplicação que usa JSF 2 e não funcionou. A aplicação não subiu. Tive que trocar a lib de EL exatamente como eu fiz no Tomcat 6. E aí sim a aplicação rodou.
Flavio Almeida, uma pena que não foi incluído nessa stable o bug 49711, que na verdade é um bug da spec do Servlets 3, onde nela não fica claro se Filters poderiam receber um Multipart. Havia uma discução com o Mark para deixar o Tomcat suportar Filters com Multiparts. Atualmente somente do GF3 suporta.
Isso seria uma mão na roda para frameworks como o Vraptor e Struts, que usam filters ao invés de servlets.
garcia-jj, sendo um “bug na especificação” como você disse e não na implementação da especificação, acho difícil que Mark Thomas faça a alteração. Bom, vamos ver no que vai dar.
Aqui funciona normalmente. Qualquer coisa, abre um post com o problema que eu vejo com você o que está acontecendo. Tenho interesse nisso, porque estamos com nossa migração agendada.
O problema da EL eu só tive no Tomcat 7.0.0 (a primeira versão).
[quote=Flavio Almeida]Havia um problema na implementação da especificação Servlet 3.0 (na 2.5 também) no qual os request listeners não eram disparados quando o tomcat direcionava para a página de login ou qualquer outra página definida no web.xml (de erro, de rolel inválido, etc). Era o famoso erro NO ACTIVE CONTEXT FOR REQUEST. Esse problema só atrapalhava quem usava CDI, impossibilitando seu uso. Agora, ele não existe mais (a partir da versão 7.0.5), mas confesso que foi uma luta, pois Mark acreditava que isso era responsabilidade da implementação CDI, mas quem implementou no tomcat dizia que era um problema na forma com que a especificação que versa sobre Servlet foi implementada pela equipe do Tomcat.
Quando estava tudo perfeito, houve um problema no BeanManager, que foi corrigido nesta versão.
Então, mais uma vez: esta versão está redonda.
[/quote]
Ótima notícia!!!
Quanto ao uso de CDI, gostaria de saber como ficou o seu ambiente? Eu testei nas versões anteriores e recebi esse mesmo problema, daí não tentei novamente… Vou montar o ambiente novamente para poder testar e queria saber como ficou… dá pra seguir a documentação do weld?
Grato
Éberson
Sim, pode seguir a documentação que não tem erro.
Se tiver alguma dúvida, crie um post com o problema e avise-me via mensagem privada que eu te ajudo.
Você pode escolher a implementação da JBoss, Resin ou do Apache, mas depois de muito testar, eu acabei optando pela opção da JBoss.
Se você optar pela versão da JBoss (Weld), use a versão beta mais atual: ela é muito mais rápida e estável do que as versões anteriores deste provider.
ATENÇÃO: a versão beta tornou-se final em 17/01/2011
Uso o JBoss Tools, que tem suporte as anotações CDI.
Abraço