API de USB para J2ME

Eu preciso desenvolver uma sistema que comunique um celular a um placa microcontrolada via usb, usando J2ME.

O problema é que não achei nenhuma API de USB para J2ME. Achei APIs de USB para java normal (jse, jee), mas nap achei para J2ME!!!

Abro este post para a seguinte questao:

EXISTE API DE USB PARA J2ME? se sim, ALGUEM CONHECE ESTA API E PODE ME PASSA-LA?

vlw

Existe sim, é a JAVA USB API. o link dela é aki
http://jcp.org/en/jsr/detail?id=80

:smiley:

[quote=pintofree]Existe sim, é a JAVA USB API. o link dela é aki
http://jcp.org/en/jsr/detail?id=80

:smiley: [/quote]

mas eu posso usar esta API em J2ME?

opa pode sim, olha soh

olha so

[quote=pintofree]opa pode sim, olha soh

olha so

poisé :slight_smile: tinha acabado de ler esta parte no site. Nao sei bem se é exatamente o que preciso, mas vou testar…

só tem um problema, eu nao achei o lugar pra fazer o download desta API oO
vc sabe onde posso fazer o download dela?

vlw pintofree xD

[quote=petry]Eu preciso desenvolver uma sistema que comunique um celular a um placa microcontrolada via usb, usando J2ME.

O problema é que não achei nenhuma API de USB para J2ME. Achei APIs de USB para java normal (jse, jee), mas nap achei para J2ME!!!

Abro este post para a seguinte questao:

EXISTE API DE USB PARA J2ME? se sim, ALGUEM CONHECE ESTA API E PODE ME PASSA-LA?

vlw
[/quote]

O certo então é você checar a propriedade microedition.commports e ver se o teu celular dá suporte para comunicação serial através da USB. O meu dá e a porta se chama USB1. Não são todos que dá, então como eu disse, terá que checar isto para poder via GCF fazer um Connector.open.

[quote=boone]

O certo então é você checar a propriedade microedition.commports e ver se o teu celular dá suporte para comunicação serial através da USB. O meu dá e a porta se chama USB1. Não são todos que dá, então como eu disse, terá que checar isto para poder via GCF fazer um Connector.open.[/quote]

Na verdade eu preciso fazer um trabalho bem genérico, farei um projeto que funcione no maior numero de celulares possível. Se eu for fazer um projeto diferente para cada modelo de celular, meu projeto fica inviável.

Mas de qualquer maneira… se você poder me passar o modelo, fabricante, operadora, se já veio desbloqueado para aplicativos J2ME, e algumas outras descrições do seu celular, eu agradeço muito.

Agradeço a atenção.

[quote=petry][quote=boone]

O certo então é você checar a propriedade microedition.commports e ver se o teu celular dá suporte para comunicação serial através da USB. O meu dá e a porta se chama USB1. Não são todos que dá, então como eu disse, terá que checar isto para poder via GCF fazer um Connector.open.[/quote]

Na verdade eu preciso fazer um trabalho bem genérico, farei um projeto que funcione no maior numero de celulares possível. Se eu for fazer um projeto diferente para cada modelo de celular, meu projeto fica inviável.

Mas de qualquer maneira… se você poder me passar o modelo, fabricante, operadora, se já veio desbloqueado para aplicativos J2ME, e algumas outras descrições do seu celular, eu agradeço muito.

Agradeço a atenção.[/quote]

Você não terá que fazer uma implementação para cada modelo, pois se está usando o GCF não importa o modelo, vai funcionar desde que exista a serial.

O que varia em cada aparelho é o fato da porta serial estar disponível ou não para o java e isto sim você terá que descobrir quem são os que suportam.Boa sorte !

uhmmm… entendi.

Vou fazer alguns testes com a API JSR80, pra ver se realmente funciona no J2ME. Em breve postarei aqui meus resultados.

Se alguém mais tiver alguma ideia sobre o assunto, fique a vontade para postar.

Agradeço a atenção.

Petry

.

.

[quote=petry]uhmmm… entendi.

Vou fazer alguns testes com a API JSR80, pra ver se realmente funciona no J2ME. Em breve postarei aqui meus resultados.

Se alguém mais tiver alguma ideia sobre o assunto, fique a vontade para postar.

Agradeço a atenção.

Petry[/quote]

Na boa…eu acho que está perdendo o seu tempo com ela, pois o foco dela não é J2ME. Quer estudar e ir mais a fundo ? Ok, mas eu já te dei o caminho mais fácil e garantido.

[quote]

Na verdade, eu nao sei como checar esta propriedade (microedition.commports), e tambem nao sei o que é GCF nem como fazer um Connector.open.

Voce pode me explicar mais detalhadamente? por favor.

Obrigado

boone,

Sabe me dizer se tenho a possibilidade de pegar de forma genérica a porta USB ao qual o aparelho vai se comunicar com System.getProperty??

[quote=BieL!]boone,

Sabe me dizer se tenho a possibilidade de pegar de forma genérica a porta USB ao qual o aparelho vai se comunicar com System.getProperty??[/quote]

Não há. O que há é a possibilidade de vc listar todas as portas seriais que você pode usar para se comunicar.
Estas portas podem ser COM1, USB1, IrDA1,etc…etc…
E isto vc faz usando o que falei no post:
http://www.guj.com.br/posts/list/92246.java#494114

Deu certo aqui, valeu bonne. :smiley:

Estranho…No meu celular retorna somente 0,1 .
Olhem o código:

public StringItem getPorts() { String ports = System.getProperty("microedition.commports"); stringItem = new StringItem("Portas ", ports); return stringItem; }
No emulador ele retorna: "Portas COM1"
No celular ele retorna: “Portas 0,1”

To fazendo algo errado?

Bonne, e qual o seu celular?

Pergunta 1: Embora exista padrão para a resposta, ela pode variar

Pergunta 2: Tenho tantos…

Bonne,
Quando vc orientou para checar a propriedade microedition.commports e ver se o celular dá suporte para comunicação serial através da USB, vc disse que o seu celular dá e a porta se chama USB1. Qual modelo de celular é esse que da esse suporte?
Valeu