Aplicação Client Server, Desktop Multiusuário e sem EJB!

Olá GUJ’s!

Estou com uma dúvida cruel, ainda não consegui separar tempo para me aprofundar em Spring, mas estou curioso e preciso fazer esta pergunta para vocês!

É possível desenvolver um sistema cliente/servidor utilizando Swing mas sem utilizar EJB???

Em aplicações J2EE usando Servlets e JSP é perfeitamente válido não usar EJB, já que o próprio container web lhe fornece recursos ou mesmo os sessions para se criar uma aplicação multiusuário.

No entanto, eu quero saber como faria isso em Swing, mas sem EJB.
Por acaso com o Spring ou PicoCotntainer é possível criar uma aplicação multiusuário???

Se vocês puderem tirar esta minha dúvida agradeço!

Abraços!
Thiago

Olá

A gente que tem mais tempo de estrada evita o termo client/server que geralmente é associado a aplicações antigas com clientes gordos que precisam de licença de banco de dados no cliente.

Fazer uma aplicação com várias camadas e UI com swing é perfeitamente possível usando ou não EJBs, usando ou não frameworks. Quanto a sua preocupação com sessões concordo que é muito válida porque a maioria dos desenvolvedores web desnecessariamente guarda coisas demais nas sessões. Basta um tantinho de nada para manter a sessão de cada cliente e com swing é muito mais facil guardar este tantinho de informação do que no browser.

[]s
Luca

hummm … blz…

Ufa!!!
Então é possível!!! :lol: :lol:

Bom… E tem alguma API ou Framework que ajuda neste desenvolvimento de aplicações multiusuário sem EJB???

Abraços!

Olá

Sim, Hibernate (ou iBatis) por exemplo. E você pode usar cache, IoC, AOP, muito do jakarta-commons e outras coisas que não lembro agora. Não se esqueça que com swing é fundamental usar o foxtrot para evitar as telas cinza enquanto tarefas grandes são executadas.

[]s
Luca

[quote=Thiago Senna]Bom… E tem alguma API ou Framework que ajuda neste desenvolvimento de aplicações multiusuário sem EJB???

Abraços!
[/quote]

Já pensou num cliente magro que faz chamadas http? Vc pode usar WW num modelo assim.

Olá

Bem lembrado! Eu nem falei nisto porque como já disse aqui no GUJ, na minha cabeça todos os clientes se comunicam via http pela porta 80 para passar direto por firewalls.

O controlador dos servlets pode ser qualquer um.

[]s
Luca

Viche…
blz…

Agora já deu para clariar bastante!!!
Eu estava imaginando que eu era obrigado a usar EJB para poder criar uma aplicação multiusuário!!

hehe… vou dar uma pesquisada nas soluções que vocês passaram!
Vou aproveitar e colocar este post nos favoritos!

Valeu!
Abraços!