Sou novato em Java, já trabalhei c/ Cliper e Delphi, mas agora estou c/ um projeto muito grande nas mãos, preciso desenvolver um sistema de gestão hospitalar contemplando todas as áreas, desde Financeiro até o estacionamento do hospital…
Já deu p/ perceber o tamanho da encrenca, não é???
Bom, a primeira ferramenta que passou pela cabeça é o Delphi, mas sei que o delphi peca em muitas coisas, pensando nisso pesquisei sobre outras ferramentas e cheguei aqui, a princípio gostei muito do java…
Mas então por favor, preciso clarear meu conceito sobre Java…
Pelo que andei lendo, é possível desenv. janelas tipo aplicação client/server, mas até aonde isso é vantagem em relação ao Delphi?
Afinal, compença desenv. já p/ web?.. sinto que o ambiente web ainda precisa crescer muito, ou não?
A aplicação é cliente/servidor tradicional? Então faça em FoxPro, Delphi, Cobol ou VB. Com Java não há sentido em arquitetura cliente/servidor.
Com Java fazemos aplicações distribuídas com cliente que SÓ mostra dados que solicita e recebe (view). Toda a camada de negócios (model) fica em um ou mais servidores por trás da camada intermediária de controle (controller).
Ser web ou não tanto faz, é só uma questão de configurar corretamente o endereço IP do servidor.
Na arquitetura cliente/servidor tradicional, o lado cliente acessa a camada de negócios e a base de dados. Aqui no GUJ em dezenas de mensagens já reiterei que para mim isto está fora de moda.
É claro que ainda tem gente cometendo este desatino e dando tiros no pé. Há um outro tópico de hoje onde o cara está desesperado para fazer suas telas acessarem a base de dados.