Aplicação com altas demandas de acesso ao banco de dados ( java + ruby on rails )

Pessoal ,

Estou participando de um projeto que requer muito processamento de dados . Hoje arquitetura do sistema é totalmente em Ruby on Rails ( ou seja WEB ) e o acesso é direto ao banco de dados .
Mas entendo eu que essa arquitetura não vai aguentar quando a demanda aumentar e futuramente pretendo extender esses dados a um mobile , iphone , etc… ( Ou seja tenho que servir webservices tambem ) .

Seria coerente implementar um servidor de aplicação ( glassfish , jboss ) + EJB 3.0 para fazer a distruição do serviços ?
Remodelar toda arquitetura para que a aplicaçao Rails só converse com o servidor de aplicação , e o servidor fica encarregado apenas com a regra de negócio e persistencia ?
Seria implementado WS em REST.

Abraços

Como assim alta demanda?

Eu entendi que vc terá muitos usuários acessando o banco através da aplicação ao mesmo tempo, é isto?

Se for, comece a se preocupar com o banco de dados; veja como configura-lo para receber várias conexões, pool de conexões, rotinas utilizadas bem codificadas, estrutura de dados com chaves e indices adequados, queries espertas e etc… depois que o sr. ver tudo isso e ainda assim não ficar bom ai sim pode-se pensar em “mexer” na arquitetura.

flws

Realmente seria diversos usuarios e o sistema requere muitas queries , muitas regras de negócio .

Mas você chegou a fazer algum teste de stress ou algo do tipo para saber realmente se sua aplicação não suporta determinado volume de acesso?

EJB em 2010 ?

Mas você chegou a fazer algum teste de stress ou algo do tipo para saber realmente se sua aplicação não suporta determinado volume de acesso?[/quote]

Olá . Realmente aplicação nao irá suportar quando a demanda aumentar , ja foram feitos algum testes sim .
Outra duvida também , seria uma vantegem implementar um servidor de aplicação assim eu nao dependeria exclusivamente da linguagem , tipo Ruby on Rails . este pensamento esta certo?

[quote=Daniel Aoki]Olá . Realmente aplicação nao irá suportar quando a demanda aumentar , ja foram feitos algum testes sim .
Outra duvida também , seria uma vantegem implementar um servidor de aplicação assim eu nao dependeria exclusivamente da linguagem , tipo Ruby on Rails . este pensamento esta certo?[/quote]

Olá Daniel…sinceramente pela suas perguntas fica claro que você ainda não tem conhecimento suficiente para entender os diversos pontos de arquitetura de software.

Minha opnião é que vc deixe isso a cargo de alguém com mais tempo de experiência em desenvolvimento, nada do que disserem aqui vai resolver seu problema pq ninguém esta vendo qual é a REAL situação da tua aplicação.

E isto envolve arquitetura da rede, protocolo de rede, servidor de aplicação, frameworks, testes de strees, linguagem, administração de banco de dados, performance de execução, distribuição de software em camadas, distribuição de servidores em camadas…e por aí vai mais um monte de detalhes…

[]'s

Vamos lá …

[list]O que seria essa alta demanda? Você tem números pra nos mostrar?[/list]
[list]Como ficou o load testing de vocês? Req/s, response avg, etc?[/list]
[list]Quais são as configurações do seu servidor para esses testes?[/list]

Sem essas informações acho que poderemos ajudar pouco.

[]s