Aplicação com varias bases de dados

6 respostas
renato_ramos

Oi gente,

minha aplicação vai ter varias bases de dados diferentes, porem elas terão as mesmas tabelas, chaves etc.

eu posso usar as mesmas clases de persistencia para todos e só mudar o arquivo .xml?

estou usando hibernate + spring.

valeeu!

6 Respostas

Pedrosa

Como já esta usando Spring com Hibernate basta configurar os datasources de cada base de dados no applicationContext do Spring, e injetar no dao de cada base.

Voce consegue injetar nos daos via xml ou via anotação apartir da versão 2,5.

renato_ramos

Oie Pedrosa

mas tipo eu não vou mecher simultaneamente com as bases…

por exemplo… no inicio da sessão o usuario escolhe qual base usar…

para isso faço do jeito que vc falou?

obrigado!

Pedrosa

É agora o ceu é o limite, se escolher O Oracle clienteDaoOracle caso excolha SQL clienteDaoSQL etc, todas devem implementar a sua interface clienteDao comum a todo sistema independente da base de dados.

renato_ramos

entendi

mas todas as bases estarão no mesmo servidor…

só vai mudar a url na configuração do applicationContext…

eu posso criar uma tela de escolha de qual vai ser utilizada e escolher a url??

se puder qual melhor maneira de fazer

valeeu ^^’

T

Renato, estou precisando de algo parecido e achei o Shards… ainda estou testando, mas parece interessante

http://docs.jboss.org/hibernate/stable/shards/reference/en/html/

C

Bom tarde

Então respondi agora pouco em outro topico:

É possivel assim:

No hibernate temos o arquivo de conexão, nele temos o usuario, senha, dialect e outras configurações, geralmente este arquivo é chamado: hibernate.cfg.xml.

Quando iniciamos o contexto do hibernate carregamos este arquivo para poder criar as sessions do hibernate, partir da sessionfactory, então oque aconteceria no seu caso é que você teria varios arquivo de conexão por exemplo:

cliente1.cfg.xml
cliente2.cfg.xml

Ai neste menu que você quer criar quando o usuario selecionar o cliente1 por exemplo, você irá carregar o cliente1.cfg.xml e criar a sua sessionfactory a partir desse arquivo de conexão.

Falou.

Criado 30 de novembro de 2009
Ultima resposta 1 de dez. de 2009
Respostas 6
Participantes 4