Pessoal,
Estou estudando java, e confesso que não entendi a aplicação dos métodos abstract. Quero dizer, se os “corpos” dos métodos não são definidos, e precisarei defini-los dentro da classe onde será a utilizada, qual a vantagem? :?:
Pessoal,
Estou estudando java, e confesso que não entendi a aplicação dos métodos abstract. Quero dizer, se os “corpos” dos métodos não são definidos, e precisarei defini-los dentro da classe onde será a utilizada, qual a vantagem? :?:
Boa tarde!
Veja bem, você entendeu errado. Um método abstract precisa obrigatoriamente estar contido em uma classe abstrata, mas o inverso não é verdadeiro!
Ou seja, uma classe abstrata pode não ter nenhum método abstrato! Mas como assim?
Vamos supor que você queira uma classe que contenha em seu corpo apenas métodos estáticos mas que a classe não possa ser instanciada!
Bom, basta criar uma classe abstrata! Ela aceita tranquilamente método estáticos.
Pode ser utilizada para adiquirir instancias via reflection, cujas implementações você não sabe ao certo qual classe provê, sabe apenas que ela existe!
Como pode ser em casos em que queira buscar uma conexão ao banco de dados entre outros.
Um outro exemplo é que ela pode ser utilizada igual uma interface, declarar todos os métodos dela como abstratc e obrigar que um filho implemente esses métodos (caso não seja abstrato). Porém, diferentemente de uma interface, ela ainda pode prover métodos estaticos, para alguma peculiaridade.
Há outras vantagens e dependem diretamente da sua necessidade!
Abraços.
Fala nel,