Aplicação Desktop (em Java ou Delphi?)

Olá Javanautas, gostaria da ajuda de vocês, para decidir qual a melhor linguagem, para desenvolver uma aplicação desktop (Sistema para uma Auto Elétrica), Seria o java? Seria Delphi? Ó dúvida cruel, Java ou Delphi eis a questão… :roll:

Desde já agradeço a atenção de todos.

Na minha opiniao isso depende de mtos fatores…
seu conhecimento em java x seu conhecimento em pascal oo
seu conhecimento em ides para java x seu conhecimento em delphi
como sua aplicação funciona
que computador vai executar esse aplicativo
etc…
ambas são utilizadas e mto pela industria, entao…
basta escolher!
[]'s

O mais importante é saber qual das linguagens você sabe utilizar melhor. Agora se você está partindo do zero ou se seus conhecimentos de delphi e java são iguais va de delphi pois o desenvolvimento de aplicações desktop é mais rapido e você tera uma aplicação com boa performance.
Se fosse web certamente iria te responder JSP e Servlets .

Na minha opinião você pode fazer uma opinião em:

O que o cliente quer:
Na minha opinião Java bate o Delphi de 9 a 6 por inúmeros fatores já apontados nesse fórum, porém tem que ver se realmente o seu cliente precisa de tudo que o java tem a oferecer e o marketing que você vai utilizar na linguagem pra ganhar mais um $$.

O que você quer:
Se você quer aprender novos conceitos com esse seu trabalho e se aprofundar mais na linguagem de programação escolha a linguagem na qual você acha que você tem futuro, porem se quiser apenas o $$ utiliza o delphi que na minha opinião é muito mais rápido.

Obs: Uma aplicação que “roda” em um browser pode ser uma aplicação desktop e não web.

Abraços…

Vocês como sempre uns amores :slight_smile:
Pois é, eu to querendo ampliar meus conhecimentos em java, não vou dizer que sei tudo de delphi, mas saberia fazer o sistema na linguagem tranquilamente, mas desde que tive contato com java fiquei apaixonada, é tantas possibilidades que fiquei deslumbrada :mrgreen:, vou conversar com o Cliente se ele tiver pressa, vou fazer em Delphi mesmo, mas se ele me der um tempinho, vou fazer em Java (claro que vou pedir a ajuda de vcs qdo pintar aquela dúvida :D) :thumbup:

[quote=tecgirl]Olá Javanautas, gostaria da ajuda de vocês, para decidir qual a melhor linguagem, para desenvolver uma aplicação desktop (Sistema para uma Auto Elétrica), Seria o java? Seria Delphi? Ó dúvida cruel, Java ou Delphi eis a questão… :roll:

Desde já agradeço a atenção de todos.[/quote]

assim tudo depende do seu conhecimento qual seu conhecimento em java e qual seu conhecimento em delphi? qual é o tamanho do problema que vc vai solucionar? isso só vc mesmo responde com seus conhecimento que vc tem com cada linguaguem… mais se formos optar aki no GUJ, você tem dúvida de qual linguaguem iremos adotar? hehehe… reveja isso… ai vc define sua plataforma…eu mesmo nem quero contato com delphi… hehe

Se a máquina do cliente for muito fraca (Pentium III 600 Mhz com 32 MB de memória por exemplo) o Java vai ficar uma carroça. Nesse caso escolha o Delphi.

[quote=Paulo Roberto Schiavon]Na minha opinião você pode fazer uma opinião em:

“Na minha opinião Java bate o Delphi de 9 a 6 por inúmeros fatores já apontados nesse fórum”

" utiliza o delphi que na minha opinião é muito mais rápido."

[/quote]

mas como fala besteira esse cara!!! Delphi perde de 9 a 6 para Java mas Delphi é mais rápido para desenvolver? vc não tá bem cara!!!
isso é muito contraditório!!! um insensato como vc Paulo se contradiz quando vai defender uma linguagem como o Java que pra mim perde de 9 a 2 pro Delphi, portanto pára de falar besteiras e vá aprender alguma coisa cara!!!

caralho meu esse Paulo so pode ser estudante de segundo ano de faculdade só pode meu kkkk…

ja de cara aviso a todos que não sou programador Java, por isso não vo desfazer a linguagem, sei que ela é muito forte para web bate de frente com as melhors… mas o seu lado desktop tenho algumas perguntas aos programadores java…

1- ela é 100% compilada? certeza disso? ou precisa de interpretadores runtime pra rolar… Pois o Delphi é!!!

2- uma situação de eu ter que acessar um hardware diretamente, uma balança um leitor, algo do genero, não quero depender de Drivers é claro pois não vou deixar meu projeto amarrado a alguns modelos de drivers, com java tenho acesso direto ao hardware? Do lado DELPHI eu digito ASM e na linha seguinte to programando Assembler dentro do proprio DELPHI e tenho poder sobre de fogo na maquina… e ae Java pra desktop faz isso? ou a maquina virtual não permite rsrs…

3- banco dedados ele acessa nativo a maioria? não preciso carregar bibliotecas e drivers de terceiros ne?

sou programador Delphi a algum tempo, e vejo muita gente falando mal do Velho DELPHI e sem conhecer… muitos acham que Delphi é arastar e soltar… estão por fora do poder de fogo dele…se você souber fazer na munheca os fontes tem poder total, o limite vai ser o hardware e a sua imaginação… então para pensa muito bem antes de falar mal do Delphi…

Caro maiko, discordo em partes dos seus argumentos.

1 - Com certeza java é compilada! Aliás, todas as linguagens estão vinculadas a um nível de compilação. :stuck_out_tongue: Mas agora sério, esse argumento fazia algum sentido em 2001. Hoje em dia a JVM está bem otimizada e a diferença de velocidade para o código nativo não é mais tão significativa.

2 - Bom, em java você poderia acessar, via JNA por exemplo, uma DLL criada em DELPHI, VB, C++ para acesso à porta serial. Não é algo tão importante assim. Com a vantagem de criar um nível de abstração adicional em java para o acesso a uma DLL nativa, que poderia mudar a qualquer momento sem afetar o seu aplicativo.

3 - Cara, pelo menos na época que eu programava em Delphi, o acesso nativo aos databases não era essas coisas não. Tive problemas com praticamente todos os acessos a banco de dados que não fossem o Interbase. Não considero isso uma vantagem do Delphi. Acredito que mesmo o VB6 tinha menos problemas nesse aspecto.

Bom, mesmo não concordando com seus argumentos, também acho que, como a aplicação desenvolvida pela nossa colega tecgirl é standalone, o Delphi poderia ser uma boa opção. É uma ótima ferramenta, e insuperável na velocidade de desenvolvimento. Aplicando as técnicas corretas de prototipação, é possível entregar software de boa qualidade em pouco tempo. Se tivesse que escolher iria de Delphi.

Abraços

Marcio

Maiko, precisava mesmo parar para responder essa dúvida de 2006? Evite ressuscitar tópicos muito antigos. Faça isso só se fizer muito sentido.

Em 2001, a Borland começou a perder o rumo do Delphi, quando tentou se aventurar em multiplataforma com o Kylix. O produto teve péssima repercussão, principalmente por ser cheio de bugs.
A MS, principal concorrente, também “socorreu” a empresa, e iniciou um joint venture marcado pela estagnação do produto e pelo abandono da comunidade (foi nessa época que abandonei ele também).

O Delphi foi abandonado de vez pela Borland em 2003, culminando com a separação para a CodeGear em 2006. Em 2006, quando a tecgirl escreveu esse post, até talvez fizesse sequer sentido perguntar entre Java e Delphi.
Você não encontra práticas de desenvolvimento modernas, tais como ORMs ou frameworks, para Delphi atualmente. Mesmo os fóruns já estão bastante desaquecidos, muitos projetos estão parados.
Hoje em dia, o Delphi é restrito para aplicações de legado. Mesmo que na sua região existam sistemas legados para serem mantidos, é bom conhecer outra linguagem para não assinar seu suicídio profissional.

Quanto aos argumentos do Maiko, concordo com ele apenas no item 2. Mesmo usando JNA ou JNI, como o Macoy citou, é uma dor de cabeça enorme acessar recursos externos pelo Java. Sem falar que você poderá dar adeus ao multiplataforma.
Quanto ao fato de ser compilada, o Maiko deveria se informar sobre compilação just in time. O único problema do java nesse sentido não é performance, mas sim o fato de ser fácil (pra não dizer facilimo) descompilar o código fonte.

Quanto aos bancos de dados. Acho que houve uma confusão aí. O java não usa drivers “de terceiros”. Usa drivers dos próprios fabricantes do banco, e não tem ninguém melhor do que o próprio fabricante para escrever o driver.
Se o Delphi acessa “nativo”, é porque ou esses mesmos fabricantes empacotaram seus drivers junto com o CD do Delphi, ou no pior caso, pq a CodeGear escreveu esses drivers.
Nesse caso, os “terceiros” seriam a própria CodeGear, pois ela não é fabricante do banco. E não sei se fabricantes, ou a própria codegear, ainda produzem drivers para os bancos mais novos.

Agora, hoje em dia, se fosse escolher entre Java e Delphi para desktop, eu pensaria mesmo numa terceira alternativa, como o C# ou QT.
Nenhuma das linguagens tem se mostrado a mais adequada.

se bem que na questão de multiplataformas o Delphi Xe2 ta apavorando ehm ^^ compila exe para vários SO e inclusive ja compila os 2 exe, versão x86 e x64… e ta apavorando ehm, na facilidade e na qualidade todos que estão usando tão gavando a compatibilidade das aplicações…