Aplicação Desktop no NetBeans 6 ou Visual Basic?

Eu preciso desenvolver uma aplicação profissionalmente para Desktop que é: cadastro/recuperação de clientes em banco de dados, entre outras coisas.
Aqui eu tenho duas opções:
Desenvolver em Visual Basic 6
Desenvolver em Java

Hoje instalei o NetBeans 6 e achei ele com uma interface como o Visual Basic 6, mas será que o código é ineficiente e difícil de manter?

Então qual vocês me recomendam: Desenvolver em VB, Java com IDE gráfica, Java de forma manualmente (escrever o código na unha)?

Se a melhor solução for desenvolver o código manualmente, qual a melhor opção a seguir: Para tipo, crição de um menu legal, conexão com banco de dados, etc

Olá

Para fazer o que você descreveu, eu usaria o Rails.

Conheci muito bem basic e até dei aula sobre ele no início da década de 70. Também fui fera no basic dos tempos do início do PC lá pelos idos de 1984. Mas sempre achei VB muito difícil. Apesar de achar que o VB ficou um pouco melhorzinho a partir do VB6, não consigo entender porque alguém ainda usaria VB em 2008 para qualquer coisa.

[]s
Luca

Não conheço VB, mas uma pedida é a dupla NetBeans & Firebird , creio que em VB seja mais fácil fazer este tipo de aplicação mas o java tem suas vantagens como a portabilidade…seria interessante também usar o hibernates pra persistência de objetos ou o próprio JavaDB integrado no NetBeans 6, aí é você que escolhe mas de qualquer forma acho que o Java oferece muito mais vantagens…até mais…

hugleo,

se você estiver iniciando em java e conhece bem VB, então escreva em VB…
se você estiver iniciando em programação, mas conhece um pouco de banco de dados, use o access… (ave mãe)
se não for os casos acima, procure um programa de mercado, esses que custão entre 30,00 e 90,00 e “empreste” para quem está precisando.
Dificilmente, se começa a programar em Java e se produza algo descente usando swing com menos de três meses…

se não for nenhuma das alternativas, siga a sugestão do Luca.

fw

Se a opção escolhida for java, então use tecnologia java para o banco de dados, tais como:

hsqldb: http://hsqldb.org/
h2 http://www.h2database.com/
javadb ou derby: http://db.apache.org/derby/

O firebird, apesar de ter suas qualidades, é um sgbd da era Delphi e win32, não seria recomedável iniciar novos projetos com essa tecnologia.

Se quiser banco livre, sem problemas de continuidade, então use:
postgresql ou mysql

fw

Cara, já desenvolvi aplicações desktop em java e utilizei o NetBeans. O editor para interface gráfica é facil de usar, permite criar interfaces bonitas e eficientes e você pode tranquilamente personalizar a aplicação. Acho que o NetBeans é uma ótima opção para este tipo de desenvolvimento.
Entretanto vou fazer eco ao que disse o Dieval: “se você estiver iniciando em java e conhece bem VB, então escreva em VB…”, só porque você disse que está fazendo uma aplicação profissional e talvez o tempo para você se adaptar a linguagem e ao IDE atrapalhe a entregar o sistema no prazo. Mas se você pode fazer isto com calma, recomendo esquecer VB e cair dentro no Java seguindo as orientações de tecnologia do Dieval.

Abraço! Bons códigos!

Há algum motivo por não usar Rails?
Concordo com o Luca, isso dá pra fazer em Rails e com a velocidade da luz.
A menos que esteja acessando algumas coisas que Ruby não faz, ai justifica utilizar uma interface gráfica “for desktop”.

Abraços

Você realmente espera uma resposta isenta perguntando num forum de Java?!?!?

Você está falando mesmo de VB6 ou pensa na possibilidade de .Net?

Se estiver falando em VB6, esqueça. Faça em Java. O VB6 tem sérios problemas estruturais, a começar pelo “On error resume next” e pelo fato de funções serem públicas por default. Fora que, honestamente, é uma tecnologia bastante antiga, não acha?

Agora, falando em .net, além do que o Dieval falou, eu ainda acrescentaria o seguinte:

  1. Seu cliente precisa de portabilidade (vai rodar em mais SOs do que o Windows)?
    Se sim, ponto para o Java. Se não, ponto para o VB.

  2. Você vai integrar sua aplicação desktop com o Windows (como por exemplo, acessar o Active Directory)?
    Se sim, ponto para o VB. Se não, ponto para o Java.

  3. Você está disposto a não pagar por seu ambiente de desenvolvimento (como um todo, não só a linguagem)?
    Se sim, ponto para o Java. Se não, ponto para o VB.

  4. Você precisa de integração com o MS Office ou outros controles Active X?
    Se sim, ponto para o VB. Se não, ponto para o Java.

  5. Você tem medo ou se sente imaturo para decidir entre diversas frameworks? E seu cliente valoriza a figura de alguém “grande” dizendo que dá suporte a tudo (mesmo que não seja integralmente verdade?)
    Se sim, ponto para o VB. Se não, ponto para o Java.

Pese bem antes de escolher e veja a proposta de cada linguagem. Hoje em dia, tudo é suficientemente poderoso, rápido e você poderá fazer praticamente qualquer coisa. Fuja de guerras ideológicas e tente tomar a decisão baseada nos requisitos do seu projeto, e no que a linguagem se propõe.

Luca, o VB foi praticamente reescrito na versão .net. Acrescentaram OO, integraram com .net. Ficou um trabalho realmente muito bom.
E eu sou um dos grandes anti-vb6zistas do forum.

Luca, o VB foi praticamente reescrito na versão .net. Acrescentaram OO, integraram com .net. Ficou um trabalho realmente muito bom.
E eu sou um dos grandes anti-vb6zistas do forum.[/quote]

Nessa competição eu estou no páreo: “E eu sou um dos grandes anti-vb6zistas do forum”.

Mesmo que a MS reforme toda a sua história, as dores de cabeça do passado são díficies de serem esquecidas…

Programe com qualidade, use qualquer alternativa aos produtos MS e você será mais feliz. Só estudei um pouco de .NET, por pura necessidade. Das linguagens da MS, só gostei do Microsoft C 5 (as versões 6 e 7 foram um lixo e depois transformarem ele no visual c). Linguagem que utilizei durante muito tempo…

fw