Trabalho como gestor de ti em uma empresa de automação industrial, e estamos iniciando estudos a logo prazo para o desenvolvimento de sistemas que trabalharão em conjunto com diversos sensores industriais e “robos” em linhas de produção e segurança.
Em ambiente como esses ja vi aplicações feitas em C / C++, algumas em delphi e outras em VB(arrr) que fazem a leitura de dados e demonstram em monitores informações e gráficos em tempo real. Nossa duvida é qual linguagem poderia ser adotada por nós. Estamos tendenciosos a trabalhar com java, mas fico imginando uma aplicação que estaria monitorando um autoforno(exemplo literal), onde os sensores demonstrariam dados como volume, umidade e temperatura do minerio que esta entrando no forno, e medindoa temperatura do memso forno, controlando tudo em tempo real, a “lentidão” do java neste tipo de ambiente poderia interferir nos resultados, somos leigos e posso até falar estando falando bobagens, mas quero que os srs coloquem seus comentarios
Trabalho como gestor de ti em uma empresa de automação industrial, e estamos iniciando estudos a logo prazo para o desenvolvimento de sistemas que trabalharão em conjunto com diversos sensores industriais e “robos” em linhas de produção e segurança.
Em ambiente como esses ja vi aplicações feitas em C / C++, algumas em delphi e outras em VB(arrr) que fazem a leitura de dados e demonstram em monitores informações e gráficos em tempo real. Nossa duvida é qual linguagem poderia ser adotada por nós. Estamos tendenciosos a trabalhar com java, mas fico imginando uma aplicação que estaria monitorando um autoforno(exemplo literal), onde os sensores demonstrariam dados como volume, umidade e temperatura do minerio que esta entrando no forno, e medindoa temperatura do memso forno, controlando tudo em tempo real, a “lentidão” do java neste tipo de ambiente poderia interferir nos resultados, somos leigos e posso até falar estando falando bobagens, mas quero que os srs coloquem seus comentarios
Lentidão em Java sempre foi uma seara, muito controversa. Confundir a lentidão do Swing (biblioteca gráfica) mal utilizado, com lentidão da linguagem em geral fez com que esse adjetivo fosse fortemente ligado a imagem do Java.
Hoje em dia Java é mais rápido que C++ em vários pontos, alguns benchmarks mostram isso.
Além disso Java possui APIs especificas para real time :
Em ambiente como esses ja vi aplicações feitas em C / C++, algumas em delphi e outras em VB(arrr) que fazem a leitura de dados e demonstram em monitores informações e gráficos em tempo real. Nossa duvida é qual linguagem poderia ser adotada por nós. Estamos tendenciosos a trabalhar com java, mas fico imginando uma aplicação que estaria monitorando um alto-forno(exemplo literal), onde os sensores demonstrariam dados como volume, umidade e temperatura do minerio que esta entrando no forno, e medindoa temperatura do memso forno, controlando tudo em tempo real, a “lentidão” do java neste tipo de ambiente poderia interferir nos resultados, somos leigos e posso até falar estando falando bobagens, mas quero que os srs coloquem seus comentarios
Eduardo[/quote]
Você tem dois problemas a serem enfrentados:
A monitoração provavelmente é feita usando-se alguma API especial. É necessário ver se existe uma versão dessa API para Java (consulte o(s) seu(s) fornecedor), ou se é fácil usá-la a partir do Java.
Você precisa plotar os gráficos em tempo real. Neste caso, use uma API especifica para esse tipo de gráficos - por exemplo, o pessoal da Quinn-Curtis fornece há muitos anos APIs gráficas para Java, .NET, VB, Delphi etc.
Veja um exemplo em http://www.quinn-curtis.com/QCRTGraphJavaProdPage.htm
Eu sei que os gráficos são mais feios que os do JFreeChart (http://jfree.org), mas você quer algo rápido, não bonito.
(Hum, no meu tempo o pessoal construía alto-fornos, não autofornos, mas os tempos podem ter mudado)