Lucas, beleza, consegui entender o esquema do arquivo guardando as senhas no servidor, vai da segurança da rede. OK.
Realmente, Clipper eu parei de usar assim que conheci o Delphi, em 1992.
E desde essa época se desenvolvia produtos client/server em Delphi, com 2 ou 3 camadas por exemplo, e sim, eram acessados dentro da rede da empresa ou de fora dela.
Então, se alguém usa/usou Delphi, eu gostaria de um exemplo nesse sentido, vamos imaginar o desenvolvimento de um ERP no Delphi 7 (utilizando os componentes DBExpress), eu teria algo assim no desenvolvimento n-tier:
Camada Client:
Meus componentes de exibição dos dados nas telas (TDBEdit, TDBCombobox, etc…)
Meus componentes de acesso aos dados (TSqlConnection, TClientDataSet, TDataSetProvider, TSQLDataSet, TDataSouce)
Camada Database:
Meu banco de dados qualquer
Nas versões anteriores do Delphi, se utilizava uma camada middleware (Server) para fazer a conexão do banco com as telas dos clientes, mas isso ficou desnecessário com a incorporação dos componentes DBExpress.
Então tenho 2 perguntas:
-
Principalmente para alguém que está utilizando Netbeans 6 e usa o bean binding, se esse acesso ao banco de dados que ele faz é semelhante ao que o Delphi faz utilizando os componentes DBExpress?
-
Como seria um exemplo do desenvolvimento do um aplicativo desktop n-tier em Java, caso a resposta a primeira pergunta seja NÃO.
ATENÇÃO: Não estou aqui tentando criar polêmica alguma na forma de desenvolvimento, nem de linguagens, nem estou tentando provar que uma ou outra forma é correta, quero apenas com a ajuda de quem tem experiência tentar deixar mais claro o que se deve/pode fazer ou não, assim todos vamos ganhar em conhecimento.
Felizmente, ou infelizmente, tenho muito mais experiência em Delphi do que em Java e por isso utilizei o exemplo em Delphi para me basear.
Segue um link pra alguém que não viu esse Bean Binding dos Netbeans em ação ainda: http://blogs.sun.com/alexismp/resource/app-framework.html
[]´s