Tenho algumas boas idéias para aplicativos para celulares, com as quais pretendo ganhar alguns milhões de dólares, e pagar algumas contas vencidas (as outras eu negocio com os credores… hehehe…).
Como sou newbie no assunto, gostaria da opinião de vcs sobre a melhor plataforma para começar.
Pelo que já vi por aí, as que me chamaram a atenção foram:
Symbian, pela grande base instalada e por poder desenvolver em C++;
iPhone, pelo potencial no mercado norte-americano e de novo pelo C++ (Object-C, neste caso).
O que acham?
Qualquer opinião ou sugestão é muito bem vinda.
Abraços!
Off-off-toppic: Como faço no meu perfil pra colocar aquele texto que aparece nas mensagens abaixo do nome, como JavaBaby, Virtual Machine Man, etc? Thanks…
Fazer programas para celular é algo bem complicado.
Veja só: já colocaram aí 3 plataformas completamente distintas.
E delas, podemos reparar no seguinte:
iPhone: programas para aparelhos de uma única empresa (e que te obriga a ter um equipamento dessa empresa, já que até onde me consta, o SDK roda apenas em Mac). Hoje, os aplicativos rodariam nos iPhone e nos iPod Touch (neste se não necessitarem de uma rede de telefonia). Mas você ficará limitado aos aparelhos da Apple…
Symbian: plataforma dominante no mundo dos celulares, com milhares de aplicativos (portanto meio difícil aparecer algo revolucionário, a menos que seja para algum aparelho novo, o que limita bastante o escopo).
Android: uma plataforma que “promete”, e nada mais, visto que não existe nenhum aparelho à venda, hoje em dia, com ele.
Eu particularmente acredito que desenvolver para o iPhone pode dar algum retorno.
Desenvolver para o Android, é apostar numa promessa. E no mundo dos celulares, sinceramente, o que mais importa são as características do aparelho, e não do software que ele roda. Portanto, o Android só dará certo se forem lançados BONS aparelhos com ele (e não aparelhos “comuns”).
Com o Symbian você também pode ter um retorno. Tudo depende do que você pretende fazer. Mas o fato de ser o sistema dominante não significa por outro lado que tenha os programas mais utilizados. Tem gente que possui um smartphone com Symbian e jamais instalou um único aplicativo…
Se eu tivesse que escolher entre um destes 3, ficaria com o Symbian. E em segundo lugar, com o iPhone. E o motivo para isso é que ambos podem usar o C como base (o que, teoricamente, facilitaria programar para uma plataforma ou para outra, pois a base da linguagem já seria conhecida).
Ao contrário do Android que usa um “dialeto” do Java (o que pode te ajudar se você já conhece o Java, mas como disse antes, por enquanto, ele é uma promessa apenas).
Vou começar pelo Syimbian, pois não preciso fazer nenhum investimento em hardware e software. Aliás, já estou com o SDK rodando.
Enquanto isso, vou preparando o terreno para desenvolver para o iPhone. Num pesquisa rápida, encontrei um modelo simples de Macbook, suficiente para trabalhar com desenvolvimento, por R$ 3.200,00, já com o Leopard, o que é um preço bem razoável.
Tenho visto opiniões de alguns de vcs em outros tópicos a favor ou contra de uma ou outra destas plataformas, e gostaria de esclarecer que a minha escolha não foi feita por preferência pessoal, mas motivos comerciais. E, comercialmente, são apenas segmentos de mercado, e ambos muito interessantes.