Aplicações para celulares

Olá pessoal.

Tenho algumas boas idéias para aplicativos para celulares, com as quais pretendo ganhar alguns milhões de dólares, e pagar algumas contas vencidas (as outras eu negocio com os credores… hehehe…).

Como sou newbie no assunto, gostaria da opinião de vcs sobre a melhor plataforma para começar.

Pelo que já vi por aí, as que me chamaram a atenção foram:

• Symbian, pela grande base instalada e por poder desenvolver em C++;

• iPhone, pelo potencial no mercado norte-americano e de novo pelo C++ (Object-C, neste caso).

O que acham?

Qualquer opinião ou sugestão é muito bem vinda.

Abraços!

Off-off-toppic: Como faço no meu perfil pra colocar aquele texto que aparece nas mensagens abaixo do nome, como JavaBaby, Virtual Machine Man, etc? Thanks…

Bom, eu sou fã do Iphone, então desenvolveria para ele.

Sobre o “Off-Topic”

É conforme a tua participação (numero de mensagens) no fórum.
[]'s

Também existe a plataforma do google, o Android:

se eu fosse estudar eu optaria pelo Android tmb.

Ai… da uma olhada no site do Netbeans… la tem uns exemplos bem loko…
8)

Se você não se importa de ficar preso à Apple, fica com o IPhone, que está fazendo o maior sucesso.

Symbian também tem uma boa representação no mercado.

Mas se quiser arriscar um pouco, aposta no Google Android. Padrões abertos, Várias empresas fazendo parte do consórcio. Baseado em Java.

Tem tudo pra dar certo. E quem sair na frente, vai se dar bem!

Fazer programas para celular é algo bem complicado.

Veja só: já colocaram aí 3 plataformas completamente distintas.

E delas, podemos reparar no seguinte:

• iPhone: programas para aparelhos de uma única empresa (e que te obriga a ter um equipamento dessa empresa, já que até onde me consta, o SDK roda apenas em Mac). Hoje, os aplicativos rodariam nos iPhone e nos iPod Touch (neste se não necessitarem de uma rede de telefonia). Mas você ficará limitado aos aparelhos da Apple…

• Symbian: plataforma dominante no mundo dos celulares, com milhares de aplicativos (portanto meio difícil aparecer algo revolucionário, a menos que seja para algum aparelho novo, o que limita bastante o escopo).

• Android: uma plataforma que “promete”, e nada mais, visto que não existe nenhum aparelho à venda, hoje em dia, com ele.

Eu particularmente acredito que desenvolver para o iPhone pode dar algum retorno.

Desenvolver para o Android, é apostar numa promessa. E no mundo dos celulares, sinceramente, o que mais importa são as características do aparelho, e não do software que ele roda. Portanto, o Android só dará certo se forem lançados BONS aparelhos com ele (e não aparelhos “comuns”).

Com o Symbian você também pode ter um retorno. Tudo depende do que você pretende fazer. Mas o fato de ser o sistema dominante não significa por outro lado que tenha os programas mais utilizados. Tem gente que possui um smartphone com Symbian e jamais instalou um único aplicativo…

Se eu tivesse que escolher entre um destes 3, ficaria com o Symbian. E em segundo lugar, com o iPhone. E o motivo para isso é que ambos podem usar o C como base (o que, teoricamente, facilitaria programar para uma plataforma ou para outra, pois a base da linguagem já seria conhecida).

Ao contrário do Android que usa um “dialeto” do Java (o que pode te ajudar se você já conhece o Java, mas como disse antes, por enquanto, ele é uma promessa apenas).

Você pode desenvolver em Python para a maioria desses celulares também (com exceção do iPhone).

Obrigado pelas opiniões, todas bastante sensatas.

Vou começar pelo Syimbian, pois não preciso fazer nenhum investimento em hardware e software. Aliás, já estou com o SDK rodando.

Enquanto isso, vou preparando o terreno para desenvolver para o iPhone. Num pesquisa rápida, encontrei um modelo simples de Macbook, suficiente para trabalhar com desenvolvimento, por R$ 3.200,00, já com o Leopard, o que é um preço bem razoável.

Tenho visto opiniões de alguns de vcs em outros tópicos a favor ou contra de uma ou outra destas plataformas, e gostaria de esclarecer que a minha escolha não foi feita por preferência pessoal, mas motivos comerciais. E, comercialmente, são apenas segmentos de mercado, e ambos muito interessantes.

Mais uma vez, obrigado pelas dicas!