Aplicações para Palm, Pocket e Windows Mobile: qual meio adotar?

Olá, pessoal do GUJ!

Estou necessitando de uma orientação sobre qual a melhor alternativa quanto ao desenvolvimento de pequenas aplicações de dados persistentes em computadores de bolso/portáteis.

Trabalho numa pequena empresa de desenvolvimento de software Desktop. O público-alvo atualmente é a indústria e comércio em geral. Desenvolvemos softwares de gestão empresarial e similares.

Para futuros projetos estamos planejando a implantação de suporte Web e também versões Web dos aplicativos, de forma a tornar mais flexível ao usuário final.

Ainda neste mesmo pensamento, estamos a estudar a projeção de bridges do PalmTop/Pocket/WMobile com o PC. Nossa intenção é implementar pequenos softwares/aplicações para o dispositivo mobile e possibilitar a sincronização deste com o sistema principal (no PC), o que é uma prática e técnica amplamente procurada por empresas que possuem representantes, comerciantes externos e ademais.

Acredito que uma ótima alternativa seria a J2ME. Entretanto, tenho de citar que a criação de GUI’s (que tecnicamente é obrigatória no desenvolvimento JME) não é algo que ma atrai e que, conclusivamente e definitivamente, acarretaria num período um tanto longo de aprendizado.

Pensei então em criar aplicações em HTML (que é um projeto adicional pessoal meu), de modo a tornar isso facilmente viável. Entretanto cheguei à conclusão que isso seria inaceitável uma vez que o XML não é muito bem aceito no HTML client-side e que o Access só estaria disponível em Windows Mobile (cito estes fatos pois a persistência dos dados no dispositivo mobile é fundamental, claro).

O objetivo-geral é criar uma pequena aplicação com formulários e permitir que esses dados sejam armazenados no dispositivo para futura sincronização. A aplicação pode ser um software feito para o próprio dispositivo (linguagem nativa), em Java ou HTML. Será bem simples.

Também lancei a idéia de que essas aplicações pudessem ser distribuídas em WML na Web, de modo que a transição da Web (browser no Desktop) para o dispositivo móvel fosse muito mais rápida. Entretanto, essa possibilidade foi barrada devido ao pressuposto comercial da empresa de que “o usuário-final não deve ser obrigado a acessar a internet no dispositivo móvel”.

A minha dúvida é quanto a qual meio adotar: não tenho muita noção sobre quais dispositivos e plataformas o runtime da JME pode ser instalado. Eu peço que vocês me dêem algumas idéias sobre alternativas a esse desenvolvimento.

Desde já reiteradamente agradecido por qualquer ajuda cedida.

Olá Yky Mattshawn,

Então kara, todos os meios citados pussem total base para o funcionamento do JME, a melhor opção é o palmTop, pois possui alta qualidade de gráficos, tem um bom design (principalmente quando estamos tratando de profissionais que terão de utilizar o sistema na frente do clientes), não possui custo elevado (em comparação com por exemplo o pocket que boa parte do valor se dá ao fato da licença do windows) e como já dito ofereçe total suporte ao JME.

Quanto a idéia de páginas XHTML e vizualização da mesma por brownsers do mobile, não creio ser uma boa idéia pois há um alto custo da utilização do sistema, além do mais pelo fato de haver várias transmissões de dados de modo assíncrono, faz com que o sistema não fique com um alto desempenho.
Mas não deixa de ser uma idéia que reduz gastos de várias coisas, como horas de programação.

Em relação ao armazenamento de dados internos do mobile, é possível, (veja sobre RMS) porém já deve se ter em mente de que o tamanho é bem reduzido (exemplo de “quantidade máxima”: uma lista de 500 nomes e telefones, claro que issu varia muitooo de fabricante para fabricante, mas tenha já essa média em mente).

Espero ter ajudado, mas qualquer coisa cite um exemplo de sistema a ser desenvolvido para eu saber exatamente o que você procura.

Cara, no desenvolvimento para palms e pockets é tranquilo. Pode-se utilizar até bancos de dados relacionais, do tipo derby, ou hsqldb. Jah persistência em dispositios cldc jah é mais limitada, restrita ao hardware do aparelho. java é uma excelente escolha. Dica, o sistema operacional Palm OS não está claramente em expansão, muito pelo contrário, hj há alternativas baseadas em linux. Não é aconselhável optar por uma ferramenta do tipo LUA ou Sattelite forms. JMe é a melhor mesmo ao meu ver.

Ae galera, valew pelas opiniões.

victor.godinho, andei dando uma lida pela internet e descobri, então, o RMS que parecia ser a solução. Entretanto, como você falou, este tipo de persistência armazenaria apenas 500 registros, o que, talvez, pode prejudicar drasticamente o projeto.

Após isso, também estudei a CDC que proporciona o suporte a banco de dados (aqui já entrando na idéia proposta por Tecnoage) percebendo que realmente um Palm com configuração CDC seria a solução.

Mas, e agora concluindo o que foi estipulado, meu patrão optou por não utilizar Java (motivos que não posso citar aqui). Acabou–se por optar pela programação direta para os Plam’s por meio de softwares adversos que geram PRC’s e têm linguagem própria.

Mais uma vez obrigado, agradeço a ajuda!

Bem, apesar de não optarem por Java, fico feliz por terem encontrado as informações que queriam… =\

Abraços!

Yky, aproveito para indicar o PDAExpert, site sobre desenvolvimento de softwares para PDAs (Palm OS, Windows Mobile, Symbian OS, etc…)

http://www.pdaexpert.net

Veja também uma série de outros sites nesse mesmo nicho (a maioria em inglês, já que em Português existem poucos):

http://www.pdaexpert.net/sites-recomendados

[quote=victor.godinho]Bem, apesar de não optarem por Java, fico feliz por terem encontrado as informações que queriam… =\

Abraços![/quote]

Cara, fora reanalisado o caso e consegui mostrar o adequamento que a empresa terá desenvolvendo em Java. A aplicação para Palm será efetivamente desenvolvida em Java.