Olá, pessoal do GUJ!
Estou necessitando de uma orientação sobre qual a melhor alternativa quanto ao desenvolvimento de pequenas aplicações de dados persistentes em computadores de bolso/portáteis.
Trabalho numa pequena empresa de desenvolvimento de software Desktop. O público-alvo atualmente é a indústria e comércio em geral. Desenvolvemos softwares de gestão empresarial e similares.
Para futuros projetos estamos planejando a implantação de suporte Web e também versões Web dos aplicativos, de forma a tornar mais flexível ao usuário final.
Ainda neste mesmo pensamento, estamos a estudar a projeção de bridges do PalmTop/Pocket/WMobile com o PC. Nossa intenção é implementar pequenos softwares/aplicações para o dispositivo mobile e possibilitar a sincronização deste com o sistema principal (no PC), o que é uma prática e técnica amplamente procurada por empresas que possuem representantes, comerciantes externos e ademais.
Acredito que uma ótima alternativa seria a J2ME. Entretanto, tenho de citar que a criação de GUI’s (que tecnicamente é obrigatória no desenvolvimento JME) não é algo que ma atrai e que, conclusivamente e definitivamente, acarretaria num período um tanto longo de aprendizado.
Pensei então em criar aplicações em HTML (que é um projeto adicional pessoal meu), de modo a tornar isso facilmente viável. Entretanto cheguei à conclusão que isso seria inaceitável uma vez que o XML não é muito bem aceito no HTML client-side e que o Access só estaria disponível em Windows Mobile (cito estes fatos pois a persistência dos dados no dispositivo mobile é fundamental, claro).
O objetivo-geral é criar uma pequena aplicação com formulários e permitir que esses dados sejam armazenados no dispositivo para futura sincronização. A aplicação pode ser um software feito para o próprio dispositivo (linguagem nativa), em Java ou HTML. Será bem simples.
Também lancei a idéia de que essas aplicações pudessem ser distribuídas em WML na Web, de modo que a transição da Web (browser no Desktop) para o dispositivo móvel fosse muito mais rápida. Entretanto, essa possibilidade foi barrada devido ao pressuposto comercial da empresa de que “o usuário-final não deve ser obrigado a acessar a internet no dispositivo móvel”.
A minha dúvida é quanto a qual meio adotar: não tenho muita noção sobre quais dispositivos e plataformas o runtime da JME pode ser instalado. Eu peço que vocês me dêem algumas idéias sobre alternativas a esse desenvolvimento.
Desde já reiteradamente agradecido por qualquer ajuda cedida.