Tudo bem pessoal ?!
Gostaria que vocês me tirassem uma dúvida.
Sou iniciante na linguagem Java, tenho uma boa noção de orientação a objetos e agora estou querendo praticar um pouco do conhecimento que adquiri lendo livros, tutoriais e etc.
Quando tentei desenvolver um pequeno projeto (apenas para praticar) cai em um problema que até agora não vejo solução, colocarei um exemplo para ilustar:
Considere um aplicativo no qual a primeira janela é um JFrame pedindo um login e senha, quando o usuário digita o login e senha corretamente, o sistema redireciona ele para uma outra tela, na qual existem vários botões, cada um levando para uma janela diferente.
O negócio é: Como eu posso estruturar essas janelas ?
Dei uma pesquisada e a principio eu achei que o que eu queria/precisava fazer era um MDI com um JFrame principal, que tem dentro dele um JDesktopPane e dentro do JDesktopPane eu poderia ficar jogando um JInternalFrame que tivesse a tela que precisasse ser exibida, removendo-a quando necessário.
Com isso em mente eu comecei a desenvolver, só que percebi que a estética não estava indo muito bem, os internalframes criam uma barra de ferramenta padrão com as opções de maximizar, fechar, minimizar e etc. Ele basicamente cria uma janela dentro da janela principal, e o que eu quero fazer é manter uma janela principal com os componentes dentro dela sendo “atualizados”, só que eu não sei uma boa forma de fazer isso, ou se quer se isso é aconselhável.
A “melhor” forma que eu encontrei até agora foi a de manter uma tela (JFrame) principal e toda vez que eu chamasse outra tela eu usasse códigos como esse para fazer o serviço:
setContentPane(new TelaPrincipal().getContentPane());
javax.swing.SwingUtilities.updateComponentTreeUI(getContentPane());
Ela faz o que eu quero, mas até um iniciante como eu consegue perceber que não é a maneira correta de se fazer isso.
Alguém pode me dar uma luz ?
Basta apenas dizer como eu posso estruturar essas janelas de acordo com o que eu expliquei, caso eu não tenha sido claro em alguma parte me digam que eu tentarei explicar de uma forma diferente.
No aguardo, abraços!
EDIT -> Já vi que comecei mal, criando um tópico na aba errada, hehe. Algum moderador faça o favor de mudá-lo para a aba que fala a respeito de interfaces gráficas.