Aplicativo WEB + Swing com EJB

Boa tarde…

Estou desenvolvendo um sistema (WEB) que inicialmente deve rodar em um único servidor, mas posteriormente vamos ter que distribuir os objetos de negocio (vai ter uma pequena parte que será em Swing utilizando os mesmos objetos).

Andei fazendo alguns testes com o JSF 2 e com EJB 3.0 e gostei bastante. Pensei em fazer tudo inicialmente utilizando só a interface Local dos EJB?s. E depois quando eu for distribuir os objetos eu só troco as interfaces.

Ficaria mais ou menos assim.
JSF -> Managed Bean -> EJB (Interface Local) -> JPA -> BD

Eu injeto os EJB’s nos Managed Beans com o @EJB, com essa arquitetura eu já posso utilizar o controle de transação do EJB para gerenciar minhas transações desde o inicio do projeto (Quando vai rodar em um único servidor) e não preciso alterar nada nos meus objetos de negocio para quando eu migrar para outro servidor. Basta só eu trocar a interface Local para Remote dos Managed Beans (que vão ser no máximo 10).

Por favor me digam se essa abordagem é boa ou não, eu não tenho muita experiência com arquiteturas. Utilizar os EJB Locais no inicio interfere muito na performance?

Obrigado pela ajuda.